Você se sente muito importante neste mundo? Pensa que uma simples posição social o transforma em uma criatura superior? Imagina ser melhor ...

Nossa insignificância no universo

insignificante imensidao universo carlos romero

Você se sente muito importante neste mundo? Pensa que uma simples posição social o transforma em uma criatura superior? Imagina ser melhor do que os outros só porque tem um carro luxuoso na garagem?

Veja as ilustrações abaixo e reflita bem sobre esse sentimento de grandeza que domina o seu ser.

comparacao tamanho planetas sistema solar


Aqui, a Terra, o "grande" planeta em que vivemos, é comparada aos outros planetas de dimensões assemelhadas ou inferiores. Como ela é especial, não?

comparacao tamanho planetas sistema solar


Ooops... mas, quando fica perto dos gigantões Jupiter, Saturno, Urano e Netuno, a Terrinha fica parecendo uma bola de gude.

comparacao tamanho planetas sistema solar


E quando fica perto do Sol, então, a nossa Casa é um pontinho quase imperceptível. E o Astro-rei, a estrela que nos dá calor, apresenta-se como algo descomunal, de tão imenso que é.

comparacao sol e estrelas tamanho


Espere um pouco. Veja aquele mesmo sol ao lado de outras estrelas. Como ele fica pequenininho!

comparacao sol e estrelas tamanho


E aqui ele fica menor do que um pixel quando comparado à gigantesca estrela Antares.

insignificancia diante das galaxias carlos romero


Preste atenção nessa foto obtida pelo Telescópio Espacial Hubble, focado em uma determinada região do espaço. Quantas estrelinhas, não?

Estrelinhas? Tem certeza? Agora olhe a foto abaixo...

insignificancia diante das galaxias carlos romero


Na verdade, o que parece ser estrelas são galáxias, onde se concentram bilhões e bilhões de estrelas, com zilhões de outros sóis iguais ou maiores do que o nosso.

E, agora? Diante de toda essa imensidão, você ainda acha que aquele carro de luxo, aquele cargo público, aquela polpuda conta bancária fazem de você alguém realmente especial?

Olhemos para o alto e sejamos humildes, reconhecendo que somos importantes, sim, em nossa condição, mas sem perder o bom senso; sem achar que somos melhores do que os outros em absolutamente nada nesta vida.

Essa é grande lição de humildade que está sob o nosso nariz. Só não vê quem não quer ver.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE

leia também