Complementos Essenciais para o Firefox

Não tem jeito. Fiz algumas experiências com o Google Chrome, mas sempre acabei voltando para o Firefox, principalmente pelo seu acervo de extensões, que são imbatíveis.

Ok. O Firefox é lento pra caramba na hora de inicializar e o Chrome, nesse quesito, dá uma surra na raposinha laranja. Reconheço.

Mesmo assim, as vantagens que o FF apresenta compensam esse seu "pequeno defeito". A sua customização é muito mais atraente. E a gente pode até fazer com que sua aparência fique igualzinha à do Chrome (veja como).

Entre os complementos que tornam o Firefox tão especial, relacionei abaixo os que considero essenciais. Experimentem!

Captura de Vídeo e Áudio
O Video Download Helper permite baixar vídeos do Youtube e de muitos outros sites. Ele também converte automaticamente os arquivos de FLV para MP4 ou MOV, formatos compatíveis com o iPad, o iPod e o iPhone.

Busca e Captura de Imagens
O Open With Photoshop é uma magnífica novidade entre as mais recentes extensões. Clique com o botão direito em qualquer foto no navegador para abri-la diretamente no Photoshop.

O Fireshot faz a captura da janela do browser e permite a edição das imagens. Caso queira apenas uma parte do que aparece na tela, utilize a opção CROP do editor, após a captura.

O Cooliris proporciona uma forma espetacular de navegar nos sites que contêm fotos, como o Google Imagens.

Ferramentas Extremamente Úteis
Alguns sites não funcionam normalmente no Firefox. Esse problema pode ser facilmente resolvido com o IE Tab. Com ele, é possível chavear o navegador para que ele passe a adotar as funcionalidades do Internet Explorer.

Os cliques rotineiros que fazemos no teclado (por exemplo: fechar uma aba ou abrir a caixa de pesquisa) podem ser substituídos facilmente por simples gestos do mouse com o Fire Gestures. Imperdível!

O Google Shortcuts instala os ícones dos serviços do Google em um menu (horizontal ou vertical suspenso) que pode ser posicionado na barra de favoritos ou na barra de endereços.

O Add to Search Bar permite inserir, na caixa de pesquisas, qualquer site que contenha um campo de busca.

O Auto Pager faz com que os sites que contêm múltiplas subpáginas numeradas possam ser visualizados continuamente, tipo rolagem infinita, sem a necessidade de clicar em "próxima página". Essencial, por exemplo, para as pesquisas feitas no Google.

Com o Open Bookmarks in New Tab os favoritos são abertos sempre em uma nova aba quando clicados, evitando a impertinente sobreposição de sites durante a navegação.

O ícone de inserção de feeds da barra de endereços foi eliminado no Firefox 5.0. O RSS Icon in Awesomebar resgata o elemento, que, para muitos, é de extrema utilidade.

O AddonFox instala, automaticamente, os melhores complementos do Firefox. Você pode utilizá-lo, também, apenas para conhecer quais as extensões mais interessantes para um determinado segmento (baixar vídeos, criação de sites, downloads etc).

É bem irritante quando, depois de preenchermos um extenso formulário (por exemplo: um comentário em um blog) e de clicarmos ENTER ou SEND, acabamos perdendo todo o texto digitado. O Lazarus salva automaticamente o texto e permite recuperá-lo quando voltamos ao formulário.

Gerenciamento de Downloads
Com o Download Statusbar os arquivos baixados pelo Firefox são visualizados em uma barra discreta na parte inferior do browser, evitando a irritante janela pop-up que vem como padrão no Firefox. Este é um dos complementos mais populares do Firefox.

Com o FlashGot é possível fazer o download de todos os links e vídeos em flash mostrados em um site, com um simples clique.

DownThemAll permite pausar e retomar os downloads a qualquer tempo, mesmo que o navegador seja fechado.

Gerenciamento e Acesso aos Favoritos
O Fast Dial permite criar páginas de navegação para rápido acesso aos favoritos. Ele tem um concorrente de peso, que é o popular Speed Dial.

Sincronização de Favoritos e de Extensões
Para muitos, o XMarks é o melhor e mais indispensável complemento do Firefox. Ele permite sincronizar os favoritos, abas e senhas em vários computadores e até acessá-los no iPad, iPhone e iPod.

Complemento indispensável para quem usa mais de um computador. O Siphon permite sincronizar as extensões de uma maneira bem mais interessante do que o sincronizador que vem embutido no Firefox.

Redes Sociais
O Stumble Upon é ideal para descobrir novos sites, de forma aleatória, com temas de sua preferência. É viciante!!

Entre outras utilidades, o Echofon dá um alerta, durante a navegação, sempre que há uma nova mensagem postada pelos amigos no Twitter.

Barras de Status e de Favoritos
Para descontentamento de muitos usuários, o Firefox 5.0, imitando o Google Chrome, resolveu abolir a barra de status. Mas, para a nossa felicidade, o Status Bar 4Ever traz a utilidade de volta.

O Vertical Toolbar cria uma barra vertical complementar, que pode ficar oculta automaticamente.

O Hide Find Bar faz desaparecer a barra de pesquisa na parte inferior do browser após alguns segundos (ou minutos) en que é feita a busca.

O Extended Status Bar instala uma barra de status com informação sobre velocidade, percentual de carregamento, tempo e tamanho da página. É bastante similar à barra que existe no Opera.

Para quem tem a barra de favoritos repleta de favicons, e já não há mais espaço para acrescentar outros, o Multirow Bookmarks resolve o problema, criando barras adicionais.

Segurança e Privacidade
O Better Privacy impede que você seja espionado por sites que recolhem dados dos usuários.

O Vacuum Places Improved faz uma limpeza do histórico do Firefox, resultando em uma navegação mais rápida.

O NoScript alerta e bloqueia a navegação por sites não confiáveis, protegendo o computador contra ataques indesejados.

Aparência do Browser
O Roomy veio para substituir o saudoso Bookmarks Smart Bar. Ele aperfeiçoa a barra de favoritos, ocultando, por exemplo, os nomes associados aos sites, deixando apenas os favicons. Essencialíssimo. Muitos estão reclamando porque não encontram algo semelhante para o Google Chrome.

Alguns sites não estão associados a favicons e, uma vez inseridos na barra de favoritos, ficam com um aspecto desagradável. Com o Bookmark Favicon Changer, é possível associar qualquer imagem a esses sites, deixando a aparência do navegador mais interessante.

O Cute Buttons dá um visual dinâmico e bonito a todos os favicons que aparecem na janela do Firefox. Muito bom!

O Firefox 5.0 trouxe como novidade um pequeno e irritante icone alaranjado que fica no lado esquerdo da barra das abas. Com o Movable Firefox Button, é possível mover o inconezinho para um lugar mais adequado, ou mesmo escondê-lo para não ser mais visto.

O Toolbar buttons aumenta consideravelmente a quantidade de ícones que podem ser colocadas na barra de navegação do Firefox quando é aberta a janela "Personalizar"

Caixa de Pesquisa
O Quick Search Bar otimiza a caixa de pesquisa, mostrando os ícones dos motores de busca lado a lado. Além disso, os ícones da pesquisa são todos exibidos no menu de contexto (botão direito do mouse). Ideal para marcar uma determina palavra ou expressão e escolher em que motor deve ser efetuada a pesquisa. Complemento sensacional!

Ferramentas para Webmasters
O Firebug é indispensável para os desenvolvedores de websites e para blogueiros. Ele fornece uma série de recursos com os quais é possível editar e monitorar a programação CSS, HTML e javascript em qualquer página, para a correção de erros..

Mais um excelente complemento para webmasters. O Web Developer acrescenta várias ferramentas ao browser, facilitando a detecção e correção de erros.

O ColorZilla captura o código das cores em qualquer website. É ideal para fazer ajustes ou harmonizar os elementos do blog.

Email
O Gmail Manager avisa, em um pequeno ícone no rodapé do browser, a chegada de novas mensagens no Gmail. Ele opera com múltiplas contas.

Abas
O New Tab King dá uma boa utilidade às novas abas que são abertas no browser. Você pode customizar essas abas para que apresentem, por exemplo, os sites recentemente visitados, os sites sugeridos ou os seus favoritos.

Diversos
Este é para os amantes da leitura. Com o ePubReader, é possível ler livros em formato ePub no Firefox, sem a necessidade de instalação de softwares no computador.

O What's the Tide? cria um pequeno item azul na barra de status com a informação atualizada das marés. Ideal para quem vive no litoral e precisa dessa informação para fazer caminhadas ou para "navegar", no sentido real do termo.
COMPARTILHE:
VEJA TAMBÉM:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
COMENTE VIA FACEBOOK
comments powered by Disqus