As novidades do Google+, a nova Rede Social do Google



O Google lança mais uma rede social. Mas o que há de novo nisso? Todos sabem que pra figurar nesse cenário competitivo, no qual o Facebook impera soberano, o novo projeto tem que trazer uma grande novidade...

Como fã do Google, mais uma vez dei o crédito e fui experimentar o Google+. Dois minutinhos fuçando, fiz questão de procurar o que ali havia de diferente. O Stream não é novidade, é o que o Twitter chama de Timeline e o Facebook de Feed de Notícias.

De início, estranhei ver um painel tão limpo. Um aplicativo com ambições de concorrer com as super populares redes digitais não deveria ter uma infinidade de funcionalidades à vista? Não quando estamos falando de uma novidade Google. Tudo é muito simples, tudo é clean, tudo é muito intuitivo.

GooglePlus.png
Ok! Mas as qualidades apontadas acima são o mínimo que se poderia esperar de um lançamento com a grife Google. O que, então, seria capaz de fazer a diferença e chamar a atenção no Google+?
Como se faz procede sempre que se inscreve em uma rede social, cuidei logo de procurar os amigos. E foi nesse momento que me deparei com o conceito de círculos e fiquei ainda mais fã do Google.
Quem foi que disse que nosso universo social se resume a amigos e não-amigos? Foi assim que o Orkut e o Facebook nos ensinaram a pensar, mas isso nunca foi verdade. Pelo contrário, a maioria das pessoas que conheço não são meus amigos. Muitas vezes são meus colegas de trabalho, colegas da escola, familiares, networking, conhecidos daqui, dali, de lá...

O Google+ nos chega dando um grande up na abstração de rede de relacionamento. Os círculos são o estado da arte na modelagem de nosso universo social. É assim que todos nós organizamos nossas relações. Sempre temos, entre todas as pessoas que conhecemos, uma resposta para a pergunta "de onde?"
col-circles-4279d74b898c96d08853136cc311e3ce.png
Figurar em um determinado círculo é uma informação muito mais relevante do que ser ou não ser amigo. Descreve o nível de envolvimento, descreve a origem do relacionamento, agrupa pessoas no redor de algo comum, e ainda permite trabalhar com a ideia de tags, tão bem utilizada pelo Google, inserindo pessoas, quando é o caso, em mais de um círculo. 
Como ninguém tinha feito isso antes?! De novo o Google nos surpreendendo.

Os círculos são a ideia central do Google+. Lembram da não-tão-nova stream? Pois agora o conceito fica muito mais interessante. Você não tem apenas uma pilha. Você pode interagir separadamente com cada um dos círculos. Seus comentários podem ser direcionados para cada círculo e você também pode acompanhar o stream de cada um. O que os meus amigos da "faculdade" andam comentando? E os meus "amigos de infância"? Pois é, tendo esses círculos no Google+, você pode facilmente acompanhar cada uma desses streams.

Continuo não sendo fã de redes sociai, todavia, não deixo de exaltar e aplaudir as tecnologias de produtividade. Vou ter que continuar apreciando o Google+ porque ainda tem Hangouts e Sparks para eu descobrir o que é e como é.

E vocês? Já estão na rede?
COMPARTILHE:
VEJA TAMBÉM:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
COMENTE VIA FACEBOOK
comments powered by Disqus