Muitas expressões que utilizamos no dia-a-dia têm origem em textos religiosos, como a Bíblia e o Alcorão. Do Velho e do Novo Testamento, p...

10 Frases Populares que Têm Origem na Bíblia



Muitas expressões que utilizamos no dia-a-dia têm origem em textos religiosos, como a Bíblia e o Alcorão. Do Velho e do Novo Testamento, por exemplo, herdamos os seguintes termos:


1Melhor um pássaro na mão do que dois voando

É melhor ter uma vantagem menor, porém segura, do que ter apenas a expectativa de um benefício maior, incerto, que pode não acontecer.

A frase foi escrita no período medieval, sendo uma variação da passagem contida no livro de Eclesiastes IX: Um cachorro vivo é melhor do que um leão morto.

Veja um ótimo catálogo de aves brasileiras no WikiAves.



2Lobo em pele de cordeiro
Alguém que se faz de bonzinho, mas que na verdade é cheio de más intenções.

A frase remete à fábula clássica de Esopo, cujos contos são bem mais antigos do que os textos bíblicos. Em Mateus 7:15, a advertência é repetida: Cuidado com os falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.

Assista a um episódio de É o Lobo, desenho animado de 1969.



3A menina dos olhos

A 'menina' é a bolinha menor do nosso olho, contornada pela bola maior, a íris. No sentido figurado, é algo ou alguém que nós estimamos mais do que os outros.

O termo aparece em Deuteronômio 32:10: Achou-o numa terra deserta, e num ermo solitário cheio de uivos; cercou-o, instruiu-o, e guardou-o como a menina do seu olho.




4Tudo passa

Nada dura para sempre. Nada é eterno.

A frase tem origem em Mateus, 24:6-8: E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.

Ouça as faixas do disco All Things Must Pass, de George Harrison.



5Pérolas aos porcos

A expressão refere-se a itens de qualidade que são oferecidos àqueles que não têm cultura suficiente para apreciá-los.

Vem de Matheus 7:6: Não lance suas pérolas aos porcos. Seria um aviso dado por Cristo a seus seguidores, para que eles não oferecessem a doutrina àqueles que eram incapazes de valorizá-la.

Veja 10 Curiosidades sobre a China, onde os porcos são tatuados.



6Tudo tem um momento certo para acontecer

Existe um tempo apropriado para tudo no mundo.

A frase deriva de um dos poemas bíblicos mais conhecidos e até virou tema de uma famosa canção dos anos 60. Está em Eclesiastes III.

Ouça a música e veja a tradução de Turn, Turn, Turn, da banda The Byrds.



7Num piscar de olhos

Em um instante.

A expressão é usada em Coríntios 15:52: Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.

Você sabia que as mulheres piscam 2 vezes mais do que os homens?



8Atire a primeira pedra

Manifeste-se aquele que nunca tiver cometido algum erro.

Ao presenciar a perseguição de um grupo a uma mulher acusada de adultério, na tentativa de apedrejá-la, Cristo disse-lhes: Aquele que estiver sem pecados que atire a primeira pedra. Todos foram embora, envergonhados e com a consciência pesada (João, 8:7)

Veja o mistério das Pedras que Andam.



9O amor ao dinheiro é a causa de todo o mal

O significado é literal. O dinheiro é causador do mal, embora muitos entendam o contrário, ou seja, que ele é a razão de toda a felicidade.

Está em Timóteo 6:10: Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.

Viver ou juntar dinheiro? Qual a sua escolha?



10Cego guiando cego

Refere-se a pessoas desinformadas e incompetentes que lideram outras pessoas igualmente incapazes.

Está em Mateus 15:14: Deixai-os; são condutores cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova.

A frase não é original da Bíblia, pois aparece nas Upanhishads, textos sagrados dos hindus, que são bem anteriores aos textos cristãos: Os tolos moram na escuridão (da ignorância), embora considerem a si próprios como sábios e eruditos. Assim, iludidos, dando voltas por muitos caminhos tortuosos, os tolos se assemelham a um cego que guia outro cego.

Conheça Oskar, o gato que nasceu cego e sabe curtir a vida adoidado.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE

leia também