Qualquer que seja a sua idade, certamente existe um cantinho na memória onde ficam guardadas as recordações dos bons desenhos animados, qu...

18 Desenhos Animados Inesquecíveis



Qualquer que seja a sua idade, certamente existe um cantinho na memória onde ficam guardadas as recordações dos bons desenhos animados, que faziam você ficar grudado na tela da TV, sem ligar para os insistentes chamados de sua mãe, da avó, da madrinha ou da irmã mais velha, para tomar banho ou para o jantar.

Aqueles que viveram a infância e a adolescência nos anos 60, 70 e 80 são privilegiados, pois, naquelas épocas, alguns desenhos eram transmitidos em horário nobre e tinham grande importância na programação das emissoras.

E, por falar no assunto, deixo aqui a relação de 18 desenhos especiais, que alegraram a infância de muita gente. As sinopses são adaptadas da Wikipedia.

• Clique nas imagens para ver cenas de cada uma das séries, no Youtube
• Indique, no final da lista, quais os seus desenhos preferidos



18O Fantástico Mundo de Bob

Animação exibida originalmente de 1990 a 1998. Bobby Generic é um menino de quatro anos que tem imaginação fértil. O enredo da série se desenvolve em torno das percepções infantis e fantasiosas do garoto.




17Popeye

Desenho criado em 1933. Popeye é um marinheiro que está sempre tentando proteger sua namorada, Olívia Palito, das garras de seu eterno inimigo, Brutus. Quando come espinafre, ele ganha muita força e pode vencer qualquer desafio.

Curiosidades: traduzido para o português, Popeye significa “olho arrebentado” ou “olho saltado”, referindo-se à característica original do personagem, que era um marujo caolho.




16Zé Colmeia

Zé Colmeia aparece nas telas da TV desde 1958, juntamente com outros personsagens famosos da produtora Hanna-Barbera, como Dom Pixote, Plic e Ploc, Leão da Montanha e o Patinho Duque.

Sempre acompanhado do seu amigo Catatau, Zé vive arquitetando uma forma de roubar as cestas de piquenique dos visitantes distraídos do parque Jellystone. É alegre, usa chapéu e não pensa em outra coisa que não seja transgredir as regras do parque.




15He-man

He-Man, o ser mais poderoso do Universo, vive no planeta Eternia, um mundo aparentemente medieval, repleto de tecnologias avançadas e de seres mágicos, que é comandado pelo justo rei Randor.

O vilão Esqueleto tenta dominar o castelo de Grayskull, e assim ter o controle de tudo, mas sempre é impedido pelo herói, cuja identidade secreta é Adam, o príncipe filho de Randor.




14Os Smurfs

Os Smurfs são pequenas criaturas azuis, que vivem em casinhas em forma de cogumelo, numa aldeia escondida no meio de uma floresta. Eles são constantemente perseguidos pelo terrível feiticeiro e alquimista Gargamel e por seu malvado gato Cruel. Os personagens foram criados pelo ilustrador belga Peyo (Pierre Culliford).

Curiosidades: alguns comentaristas políticos dos Anos 80 apontaram os Smurfs como uma referência ao Comunismo, porque vivem em comunidade, dividindo tudo o que produzem, entre eles não há classes sociais, vestem o mesmo tipo de roupa (calças e toucas brancas), exceto o seu líder, cujas peças de vestuário são vermelhas.




13Snoopy

Snoopy é um cão da raça Beagle, personagem da história em quadrinhos "Peanuts", criada em 1950 por Charles Schulz.

À exceção do seu dono, Charlie Brown, o melhor amigo de Snoopy é o pequeno pássaro amarelo Woodstock. O seu arquinimigo é o invisivel "Gato estúpido da porta ao lado". Ele odeia doces de coco e bolachas, é bilingue, claustrofóbico e tem medo mortal dos pedaços de gelo que balançam em cima da sua casa.




12A Caverna do Dragão

A série possui 27 episódios, transmitidos originalmente de 1983 a 1986. Conta a história de seis jovens (Hank, Eric, Diana, Sheila, Presto e Bobby) que, durante um passeio em uma montanha russa, são transportados para outro mundo, chamado simplesmente de "Reino", onde recebem armas mágicas do baixinho Mestre dos Magos. A partir daí, o grupo vive diversas aventuras, durante as quais o Vingador, um mago maléfico, tenta tomar as Armas do Poder com a intenção de dominar o Reino.

Curiosidades: nos Estados Unidos, o desenho causou certa polêmica. Em 1985, a Coalizão Nacional sobre Violência Televisiva exigiu que a emissora divulgasse um aviso a cada transmissão, afirmando que a série relacionava-se a mortes violentas.




11A Pantera Cor-de-Rosa

A Pantera Cor-de-Rosa apareceu originalmente em 1963, na abertura do filme de mesmo nome, estralado pelo ator Peter Sellers. O sucesso foi enorme e fez com que fosse produzida uma série de desenho animado. As aventuras do personagem são acompanhadas pela famosa música de Henry Mancini, o tema da Pantera Cor-de-Rosa.




10ThunderCats

A série conta as aventuras de um grupo de felinos sobreviventes do planeta Thundera. Entre os personagens principais estão o jovem lorde dos ThunderCats, Lion-O, e os ThunderCats Cheetara, Panthro, Tygra, WilyKit, WilyKat e Snarf1.

Juntos, os Thundercats e os nativos amigáveis do Terceiro Mundo constroem a "Toca dos Gatos", sua nova casa e sede, e passam a se proteger do feiticeiro demoníaco mumificado chamado Mumm-Ra, que procura se apoderar do Olho de Thundera para poder controlar o planeta.




9Pica-Pau

Desenho criado em 1940 pelo artista Walt Lantz. Originalmente, o Pica-Pau aparece como um pássaro louco. Porém, ao longo dos anos, há mudanças em seu visual, que ganha traços mais simpáticos, uma aparência mais refinada e um temperamento mais tranquilo.

Curiosidades: (1) o Pica-Pau foi o primeiro desenho animado a ser exibido na TV brasileira, em 19 de setembro de 1950 (TV Tupi); (2) é um dos poucos personagens de desenho animado que possui uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood.




8A Corrida Maluca

Desenho animado produzido pela Hanna-Barbera entre 1968 e 1970, em 34 episódios.

Os competidores, que buscam o título mundial de "Corredor Mais Louco do Mundo", têm os seguintes carros: (1) A Máquina do Mal, conduzida pelo trapaceiro Dick Vigarista e por seu cachorro Rabugento (Muttley); (2) Carro de Pedra, dos Irmãos Rocha, dois homens da caverna; (3) Cupê Mal-Assombrado, dos Irmãos Pavor; (4) Carro Cheio-de-Truques, do Professor Aéreo, cientista louco com grande senso de humor; (5) Lata Voadora, do Barão Vermelho; (6) Gatinha Manhosa, pilotada pela vaidosa Penélope Charmosa; (7) Carro Tanque, do Soldado Meekley, sob as ordens do Sargento Bombarda; (8) Carro-à-Prova-de-Balas, da Quadrilha da Morte, um grupo de simpáticos gangsters; (9) Carroça a Vapor, do agricultor Tio Tomás, acompanhado do covarde urso Chorão; (10) Carrão Aerodinâmico, do cavalheiro Peter Perfeito; (11) Carro-Tronco, pilotado por Rufus Lenhador e por seu escudeiro, o castor Dentes-de-Serra.




7Os Simpsons

Animação criada por Matt Groening em 1989, que se passa na cidade de Springfield e satiriza o estilo de vida da classe média dos Estados Unidos, simbolizada pela família composta por Homer Jay Simpson (o pai), Marjorie "Marge" (a mãe), Bartholomew (Bart), Elisabeth Marie (Lisa) e Margareth (Maggie). É o programa de animação que tem mais tempo no ar.

Curiosidades: vários episódios da série foram alvo de polêmica. A família Simpson visitou o Rio de Janeiro na 13ª temporada e mostrou uma lugar cheio de assassinos, sequestros, favelas, macacos infectados e ratos, o que causou desconforto às agências de turismo da cidade.




6Manda-Chuva

Série da produtora Hanna-Barbera, transmitida em horário nobre entre 1961 e 1962 e renascida nos anos 80. O personagem central, Manda-Chuva, é o líder de uma gangue de gatos de rua, formada por Bacana, Espeto, Batatinha, Gênio e Chu-Chu. A gangue geralmente é perseguida pelo Guarda Belo, que tenta expulsar os gatos do beco, sem fazer muito esforço.

Curiosidades: (1) no Brasil, o personagem Manda-Chuva foi dublado pelo ator Lima Duarte; (2) a cidade de Nova York foi substituída por Brasilia na versão brasileira.




5Papa-Léguas

Criado em 1949 por Chuck Jones para os estúdios Warner Bros, o desenho é baseado em animais reais nativos dos desertos do sudoeste americano, o coiote e o galo-corredor.

O faminto Wile Coiote sempre tenta capturar o Papa-Léguas, encomendando produtos ACME, uma empresa que fabrica tudo o que se possa imaginar. O curioso é que ele tem dinheiro para adquirir as parafernálias mais caras e mirabolantes, mas nunca compra comida, porque tem eterna obsessão pelo Papa-léguas.

Curiosidades: conta-se que Chuck Jones escreveu 10 mandamentos para o desenho: (1) o Papa-Léguas não pode sacanear o Coiote, mas somente correr e fazer “beep-beep”; (2) o Coiote não pode ser afetado por nenhuma força externa; seu fracasso deve advir unicamente do uso de produtos Acme ou de sua própria estupidez; (3) o Coiote jamais desiste, pois está sempre certo de que sua próxima tentativa será bem sucedida; (4) é proibido qualquer diálogo, com exceção do “beep-beep!” e das placas do Coiote, comunicando-se com o público; (5) o Papa-Léguas nunca deve deixar a estrada (regra violada ocasionalmente); (6) toda a ação deve se passar no habitat dos dois personagens: o deserto; (7) todas as ferramentas, armas e outros artefatos devem ser de origem Acme; (8) a gravidade deve ser a pior inimiga do Coiote; (9) o Coiote deve sair mais humilhado do que ferido de suas armações; (10) o público, no final das contas, deve ser solidário ao Coiote.




4Os Flintstones

Série produzida por Hanna-Barbera de 1960 a 1966. Já foi assistida por mais de 300 milhões de espectadores em 80 países. No desenho, Fred e Wilma Flinstone vivem na cidade pré-histórica de Bedrock.

Fred trabalha em uma pedreira, dirige um carro com rodas de pedra, e o seu animal de estimação (Dino) é um dinossauro que late. Os seus melhores amigos, Barney e Betty Rubble, moram na casa ao lado. A filha dos Flintstones é Pedrita. Bam-Bam, garoto de grande força, é filho adotivo dos Rubble.




3Pernalonga

Pernalonga nasceu em 1940, das mãos de Tex Avery, no Brooklyn, Nova York. Na primeira aparição, ao lado de Hortelino, ele já dizia o seu mais famoso bordão: “O que é que há, velhinho?”

A Turma do Pernalonga inclui personagens famosos, como Patolino, o Demônio da Tasmânia, Coiote e Papa-léguas, Frajola e Piupiu, Pepe o Gambá e Eufrazino Puxa-Briga.




2Scooby-Doo

Desenho criado em 1969 por Iwao Takamoto e produzido por Hanna-Barbera. Scooby-Doo é um dogue alemão falante que viaja com um grupo de quatro adolescentes metidos a detetives (Fred, Velma, Daphne e Salsicha) em uma van chamada Máquina Mistério, sempre em busca de casos misteriosos para desvendar. Eles visitam casas mal-assombradas, parques abandonados, pântanos e ilhas, ameaçados por fantasmas, múmias, monstros e terríveis vilões e sempre acabam descobrindo o que está por trás dos mistérios.

Curiosidades: (1) é a segunda série com maior número de temporadas de todos os tempos, perdendo apenas para Os Simpsons; (2) o nome do cachorro falante foi inspirado na música Strangers in The Night, interpretada por Frank Sinatra, especialmente na parte em que ele canta “dooby dooby doo”.




1Tom & Jerry

Pergunte a uma criançona de 70 anos ou a uma criancinha ainda no berço e qualquer um dos dois saberá quem são Tom e Jerry, o clássico desenho animado em que um gato azarado, de cor cinza (às vezes azul) tenta, de todo modo, capturar um pequeno ratinho esperto, e sempre se dá mal. Muitas vezes eles ficam amigos e reunem forças para uma boa ação ou para combater um inimigo comum. A série foi produzida originalmente pela Hanna-Barbera, em 1940.

Curiosidades: alguns episódios foram proibidos na Inglaterra, porque o enredo foi interpretado como racistas.




Outros desenhos animados indicados na enquete:

Os Jetsons (3 votos), Dragon Ball Z (2), As Aventuras de Tin Tin (1), Os Jacksons (1), Gato Félix (1), South Park (1), O Pequeno Príncipe (1), Super Dínamo (1), X-Men (1)

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE

leia também