G ostei de me reencontrar com o meu amigo Wilson Farias, procurador, globe-trotter dos melhores, que já pisou muito chão estrangeiro pelo mu...

A maior lição do mestre

Gostei de me reencontrar com o meu amigo Wilson Farias, procurador, globe-trotter dos melhores, que já pisou muito chão estrangeiro pelo mundo afora, e de onde sempre me mandou belos cartões postais, hoje residindo em Copacabana. Mas, vez por outra, Wilson está aterrissando na terrinha para visitar os familiares e amigos, a começar pelo seu irmão desembargador Onildo Farias e a cunhada Terezinha, ambos formando o casal mais distinto e feliz do mundo.

Logo que recebi o seu telefonema, reservei o fim da tarde da última quinta-feira para lhe fazer uma visita. E foi uma grande alegria rever Wilson, agora ostentando, com muito orgulho, uma elegante cabeleira branca. Na ocasião, batemos um agradável papo, sob a carinhosa hospitalidade do casal anfitrião, a que não faltou um delicioso lanche.

Acontece que a alegria desse reencontro veio acompanhada de tristeza. Informou-me Wilson o recente falecimento do mestre Mauro Coelho, magistrado federal, ex-professor do velho Lyceu Paraibano, onde ensinava com muito humor, amor e cultura, a História do Brasil.

Mauro Coelho, se não estou equivocado, era tio do desembargador do trabalho, meu amigo e ex-colega Carlos Coelho, atual presidente da nossa Corte Trabalhista.

Voltando a Mauro, diante dele, tenho certeza que o filósofo grego Diógenes, que andava em plena luz do dia, de lanterna em punho, à procura de um homem honesto, apagaria e guardaria a sua lâmpada ao encontrá-lo. E diga-se de passagem que o nosso amigo Onildo, seu irmão, não fica atrás.

Feliz daquele que sai deste mundo levando consigo o céu da consciência tranquila, isenta de remorsos e ressentimentos. É o caso de Mauro Coelho, cuja vida foi um exemplo de dignidade e bom caráter, seja como magistrado, seja como chefe de família.

Lembro-me dele com muita fidelidade, um homem profundamente religioso. Seu espírito está em paz pela vida exemplar que levou, aqui no mundo. Uma vida que foi uma lição para todos nós.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE

leia também