Quando se trata de letras mudas na Língua Portuguesa, o H reina praticamente absoluto. Humano. Haver. Hábito. Homem. Bahia. Ah! Ihh! Uhhh...

Nunca pronuncie essas letras quando falar em inglês!

letras não pronunciadas em inglês


Quando se trata de letras mudas na Língua Portuguesa, o H reina praticamente absoluto. Humano. Haver. Hábito. Homem. Bahia. Ah! Ihh! Uhhh! Nessas expressões, ele entra mudo e sai calado.

O tímido H é ignorado na linguagem falada, exceto quando decide dar o ar de sua graça depois do C, do L ou do N, formando os charmosos dígrafos CH, NH e LH. Na linguagem escrita, porém, ele não dispensa seu lugar ao sol. Quem esquece de colocá-lo num simples bilhete passa vexame e atesta que deixou de fazer as lições de casa.

Em inglês, tudo é mais complicado, pois muitas letras, assim como o nosso H, não são pronunciadas. E para nós, do lado de cá da Linha do Equador, a razão de tal silêncio é um grande mistério.

O B, o C, o K, o T e principalmente o W aparecem soberanos em algumas palavras inglesas, mas... é como se eles simplesmente não estivessem lá.

Um bom exemplo dessa mudez é a palavra KNOW (saber, conhecer). As letras K e W são apenas elegantes ornamentos, pois a pronúncia do termo é exatamente a mesma de NO (não).

E eis que, em um belo dia de chuva, a gente descobre que aquele S, tão saliente, tão evidente, tão graúdo, é completamente mudo. Ficamos com cara de tacho ao perceber que a pronúncia da palavra é diferente daquela que pensávamos. Veja alguns desses exemplos (armadilhas) com letras silenciosas (em vermelho):

LOGICALLYló-gi-clilogicamente
CLIMBclá-immsubir, escalar
DEBTdétdébito
THUMBthâ-mmpolegar
TOMBtchu-mmtumba
MUSCLEmá-sôumúsculo
WEDNESDAYuênn-sdêiquarta-feira
HANDSOMErênn-sâmmbonito
SIGNsai-nnsinal, indicação, assinar
HEIRérrrherdeiro, herdeira
BUSINESSbiss-nessnegócio
KNOCKnócbater à porta, na madeira etc
KNOTnót
HALFraaffmetade
SALMONsá-mansalmão
COLUMNcó-lummcoluna
CORPScórrrscorporação (militar)
PNEUMONIAniu-mô-niapneumonia
RECEIPTrrrê-citrecibo
AISLEai-ôucorredor
ISLANDai-landilha
ILLINOISi-li-nóiIllinois
CASTLEqué-sôucastelo
LISTENli-sennouvir
OFTENó-fennfrequentemente
ANSWERênn-sêrrrresponder
SWORDsórrdespada
WHOLErôuinteiro
WRISTrrristpulso
WRITErrraitescrever
WRONGrrrongerrado


COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
leia também