Sugestão de leitura Título: A VIDA DEPOIS DOS 60 Autora Mariza Tavaresz Editora Bes...

''A vida depois dos 60''

mariza tavares vida depois 60 velhice saude
Sugestão de leitura

Título: A VIDA DEPOIS DOS 60
Autora Mariza Tavaresz
Editora Best Seller (2025)
Uma amiga geriatra, Cláudia Burlá, foi quem me convidou para assistir ao debate que ela faria com a jornalista Mariza Tavares sobre longevidade, na livraria Argumento.

Na ocasião, a jornalista lançou seu livro A vida depois dos 60, e mulheres e homens presentes debateram sobre saúde, vida ativa na velhice, sexualidade e preconceitos.

Apesar de persistir o preconceito contra a velhice, a autora constata que há também um certo empoderamento entre os idosos.

mariza tavares vida depois 60 velhice saude
Mariza Tavares Instagram
Estudiosa do assunto, ela descobriu uma população de idosos que vivem bem suas vidas, mesmo em idade avançada. E assim discorreu sobre “idosos que apreciam a vida com intensidade e querem ser protagonistas da própria história.”

O Brasil registra mais de 15% da população com mais de 60 anos. Então, diante de uma realidade tão numerosa, Mariza faz o seguinte apelo:

“Não abdiquem dos planos, não pensem que é velho demais para colocá-los em prática. O tempo que temos é tão mais extenso que o dos nossos pais, que somos os inventores de uma nova era.”

O que é preciso para se manter saudável e independente? Ela atribui isso a um tripé: alimentação saudável, sono de qualidade e exercícios físicos.

Três coisas que nem sempre se consegue implementar no cotidiano. Mas dá pra virar o jogo e evitar um estado de fragilidade. Segundo a autora, fragilidade seria um
mariza tavares vida depois 60 velhice saude
Unsp
acúmulo de déficits: tem um déficit visual? Faça a cirurgia de catarata. Déficit auditivo? Use aparelho e mantenha a conexão com o mundo, pois há relação entre surdez e demência. Deve-se fazer um check-up da audição como se faz uma colonoscopia ou um exame de visão. A perda da audição provoca dificuldade de compreensão e até da fala.

Bons hábitos podem manter a capacidade física e cognitiva em bom funcionamento. A autora diz para não encararmos o declínio cognitivo como algo inevitável:

“É verdade que o envelhecimento é um fator de risco. Mas o médico David Dodick, professor da Thomas Jefferson University, diz que o declínio cognitivo não é um caminho natural, nem deveria ser encarado como algo inevitável.”

Doze fatores de risco são responsáveis por quase metade dos casos de demência: hipertensão, diabetes, obesidade, perda de audição, poluição atmosférica, consumo excessivo de álcool, traumas na cabeça, isolamento social, fumo, falta de atividade física e baixa escolaridade.

mariza tavares vida depois 60 velhice saude
Oliver Cole
No Brasil, cerca de 1,7 milhão de pessoas com 60 anos ou mais têm algum tipo de déficit cognitivo, como na memória e na linguagem.

O mantra é se movimentar. O exercício físico ajuda a nos manter funcionais e até garante mais anos de vida — caminhar diariamente faz diferença. O que mais conta para a longevidade é o estilo de vida.

Ter uma rede social, amigos com quem compartilhar pequenos eventos e ter um hobby que desperte interesse e mantenha a mente ativa é de capital importância.

mariza tavares vida depois 60 velhice saude
Youversion-
Os alimentos são o melhor medicamento. A dieta mediterrânea é a que melhor funciona: frutas, vegetais, grãos integrais, legumes, nozes, azeite de oliva, peixes, aves, vinho tinto — nenhuma carne vermelha, nenhum alimento processado.

Cito alguns idosos conhecidos do público que se mantêm produtivos apesar da idade avançada: o escritor e crítico literário Silviano Santiago, que completou 89 anos e continua publicando e participando de encontros e debates; a atriz Fernanda Montenegro, aos 95 anos, ainda no palco; e Othon Bastos, aos 92 anos, levando grande público à sua peça Não me entrego, não.

mariza tavares vida depois 60 velhice saude
Othon Bastos atuando em Não me entrego, não fringe.com.br
A paulistana Gloria Kalil, de 81 anos, mostrou estar de bem com a vida profissional e pessoal. Em uma recente entrevista ao jornal O Globo, disse:

“Costumo falar que quem depende só da cinturinha, do peito e da bunda está frito. Enquanto a vida não me der uma paulada e eu tiver saúde, vou indo.”


A livraria Argumento foi criada pelo editor Fernando Gasparian, que presidiu a Editora Paz e Terra, fundou o jornal Opinião e a revista Argumento. Sua mulher, Dalva, teve um papel importante na administração da livraria, hoje um espaço de referência cultural no Rio de Janeiro.

*O livro A vida depois dos 60 está disponível na Amazon


COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE

leia também