A tradição do grupo etnoreligioso cristão copta, também conhecidos por herdeiros dos faraós, transporta-nos não apenas ao tempo de Jes...

Tradição Copta: um legado milenar

igreja copta egito cruz piramide
A tradição do grupo etnoreligioso cristão copta, também conhecidos por herdeiros dos faraós, transporta-nos não apenas ao tempo de Jesus Cristo, mas muito mais além.

Os cristãos coptas descendem dos antigos egípcios, povos que viveram milénios antes da era cristã. Aliás, nas igrejas e mosteiros que ladeiam o Nilo permanece um dos redutos cristãos mais antigos do mundo: a Sé de Alexandria, fundada por São Marcos, o Evangelista, no século I.

igreja copta egito cruz piramide
igreja copta egito cruz piramide
igreja copta egito cruz piramide
Catedral de São Marcos, em Alexandria, Egito. ▪ Fonte: StMarkCopticOrthodoxCathedral

O próprio nome “copta” advém do grego antigo aigyptios, que significa “egípcio”. Hut-ka-ptah, Templo da Alma de Ptah (na mitologia egípcia, o demiurgo de Men-nefer, deus dos artesãos e arquitetos). No árabe, o termo deu origem a qubt ou qibt, pronunciado como gebt, referindo-se à antiga cidade de Gebtu (atual Qift), na província de Quena, a cerca de 43 km a norte de Luxor, na margem oriental do rio Nilo. Nesse sentido, falar em “copta do Egito” é quase uma redundância, uma vez que estes serão os egípcios originais.

igreja copta egito cruz piramide
Monges coptas em Jerusalém, Protetorado Britânico da Palestina ▪ Fonte: American Colony (Jerusalem), via Wikimedia
Terá sido no Egito que a Sagrada Família encontrou refúgio, fugindo da fúria de Herodes, solo onde o menino Jesus terá sido acolhido por um povo que já carregava séculos de história. Os coptas desempenharam papéis administrativos e comerciais importantes sob o domínio árabe. A adoção da língua e da cultura árabes tornar-se-ia num meio importante de expansão e de ascensão social. A assimilação e a inclusão dos coptas tornaram-se especialmente relevantes durante o domínio fatímida (dinastia política e religiosa que governou
igreja copta egito cruz piramide
Devoto copta em momento de celebração, com o Livro Religioso na Igreja Mikael Milhaizenghi, próxima de Sinkata, região de Tigré, Etiópia. ▪ Imagem: Wikimedia
o Norte de África e posteriormente o Médio Oriente, de 909 a 1171 d.C.).

A língua copta (Met Remenkemi), também designada por copto, é a herdeira direta do egípcio dos faraós, escrita com o alfabeto grego adaptado. Embora tenha deixado de ser falada no quotidiano com a expansão do árabe, ela sobrevive até hoje nas orações, cânticos, muitos dos hinos variáveis e especialmente na divina liturgia da Igreja Copta (no século XII, a Igreja copta adotou oficialmente o árabe para uso litúrgico, juntamente com a sua língua), ecoando uma das mais antigas tradições linguísticas da humanidade. Os livros de serviço, usando as liturgias atribuídas a São Marcos, São Cirilo de Alexandria e São Gregório de Nazianzo, são escritos em copto boárico de Alexandria, com o texto árabe grafado numa coluna paralela. Participar numa liturgia copta no Egito é como mergulhar num tempo antigo, onde a fé cristã floresceu entre as ruínas e a sabedoria dos faraós.

Cerimônia religiosa em igreja copta, no Egito.
Segundo alguns estudiosos linguistas, a língua copta está dividida em seis dialetos, quatro dos quais eram falados no Alto Egito (Ta Shemau; “terra dos juncos”) e dois no Baixo Egito (Ta-Mehu; “terra do papiro”), diferindo entre si principalmente na construção dos respetivos sistemas sonoros. O dialeto fayyumico do Alto Egito, falado ao longo do vale do rio Nilo, principalmente na margem oeste,
igreja copta egito cruz piramide
Escritura copta talhada em uma das colunas do Templo de Ísis, Assuã, Egito. ▪ Fonte: Wikimedia
sobreviveu até o século VIII. O asyutico, ou sub-akhmimico, falado na região de Asyut, floresceu no século IV. Nele estarão preservados um texto do Evangelho Segundo João e dos Atos dos Apóstolos (quinto livro do Novo Testamento), bem como vários documentos gnósticos. O akhmimic era falado na cidade de Akhmim, no Alto Egito, e arredores. O sahídico (do árabe as-Sa’id; Alto Egito) era originalmente o dialeto falado em Tebas. Após o século V, tornou-se o copto padrão de todo o Alto Egito, constituindo-se como um dos dialetos mais bem documentados e conhecidos.

Os dialetos do Baixo Egito eram o Bashmuric (sobre o qual pouco se sabe) e o Boárico (do árabe, al-Buhayrah ou “pequeno lago”), falado originalmente na parte ocidental, incluindo as cidades de Alexandria e Memphis e usado, desde o século XI, por todos os cristãos coptas para fins religiosos.

igreja copta egito cruz piramide
Curiosamente, foi justamente o conhecimento da língua copta que permitiu a decifração dos hieróglifos da Pedra de Roseta, um artefato egípcio, datado do século II a.C., com quase 760 quilos, de 114 x 72 cm, encontrado em 1799, perto da cidade de El-Rashid, a cerca de 56 km a nordeste de Alexandria, e que contém um decreto em hieróglifos egípcios, escrita demótica e grego antigo. Um feito que revelou ao mundo os segredos da civilização faraónica.

A arte copta é rica em cores e cenas idílicas, apresentando figuras bíblicas como a Sagrada Família e animais. Os cristãos coptas celebram feriados como a Páscoa, com missas, refeições comunitárias e troca de presentes, nomeadamente, ovos.

igreja copta egito cruz piramide
igreja copta egito cruz piramide
igreja copta egito cruz piramide
igreja copta egito cruz piramide
Arte copta. ▪ Fonte: Wikimedia + Google Arts + Metmuseum (NY).

Na República Árabe do Egito, os coptas representam sensivelmente 10% da população total de 116,5 milhões (2024) de pessoas, tornando-a na maior comunidade cristã no Médio Oriente. Ao assumir o governo do país, em 2014, o presidente egípcio Abdul Fatah Khalil Al-Sisi comprometeu-se a proteger esta comunidade, como parte da sua campanha contra o extremismo religioso.

Cristãos cantam hinos durante celebração religiosa na Igreja de São Simão Sapateiro (Igreja da Caverna), Cairo, Egito.
Assim como no catolicismo, a Igreja Copta também tem um Papa. Quem ocupa atualmente o cargo é Tawadros II, Patriarca de Alexandria, o 118º pontífice a assumir o posto mais alto da Igreja Ortodoxa Copta. A 10 de maio de 2023, numa celebração conjunta, assinalando o Dia da Amizade copto-católica, Tawadros II esteve ao lado do Papa Francisco, numa plataforma montada para o efeito, no centro da Praça de São Pedro (Piazza di San Pietro), em frente à Basílica de São Pedro, na Cidade do Vaticano, instituindo esta data celebrativa.

igreja copta egito cruz piramide
Encontro dos líderes cristãos Tawadros II (Igreja Ordotoxa Copta) e Francisco (Igrega Católica Romana) no Vaticano, em maio de 2023. ▪ Fonte: VaticanNews
Os coptas guardam uma memória viva de dois mundos: o das pirâmides e o da cruz. São um testemunho milenar de fé, cultura e resistência.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE

leia também