Leio que o edifício do Ipase vai ser restaurado e adaptado para moradia popular. A ideia não é nova, já se ouviu falar nisso em promessas...

O que fazer do Ipase

literatura paraibana sede ipase joao pessoa centro historico preservacao arquitetura
Leio que o edifício do Ipase vai ser restaurado e adaptado para moradia popular. A ideia não é nova, já se ouviu falar nisso em promessas de intervenções anteriores. Felizmente ficou na promessa.

Que é imperiosa a intervenção (e já bem tardia) não há dúvida. Os que têm algum dever com o patrimônio cultural e paisagístico de João Pessoa remancham nessa dívida.

Não sendo daqui, filho de lugar de prendas mais modestas, não são poucas as vezes em que venho tocando o assunto. Desde que os funcionários do antigo instituto, mudando de sigla e se motorizando, se mandaram para sede com espaço para estacionamento. A civilização do automóvel, a conversão do homem ou da mulher em parte dele ou com ele acumpliciada, infelizmente é quem tem ditado a prioridade. Tudo que não tiver garagem é lixo. A rua das Trincheiras é lixo. A Cardoso Vieira, sem acostamento, fechou mais portas comerciais e residenciais do que a pandemia pavorosa destes nossos dias.

Os cuidados com o automóvel são muito mais sagrados do que com a vida, a respiração, o ar, o oxigênio vital dos comuns. Não há um só ano em que a prefeitura não imprima uma capa de asfalto sobre as vias mais transitadas. É um cuidado que rivaliza com o da saúde pública. Na Epitácio, o nível do asfalto chega a ser mais alto que o da calçada, para onde escorrem as águas das enxurradas. Na Júlia Freire, que passa em minhas ventas, desde a Torre até tocar no Miramar, não se abre uma barroca, pequena que seja, que não chegue rápido a borra tóxica do betume.

E assim foi abandonado um dos edifícios mais simbólicos da arquitetura do seu tempo, remanescente dos Corbusier, contrastando com a parede-meia e o casario de beira e bica que ainda cercavam o pátio mais visitado e frequentado da cidade.

Levar famílias, sobretudo crianças, para residir num local sem a ambientação própria, só porque não vão exigir garagem, pode ser funcionalmente factível, viabilizar melhor a tramitação do projeto, mas não é humano.

Humano, do ponto de vista social e cultural, seria revigorar o largo histórico, aproveitando a joia que Alcides Carneiro nos legou, na instalação dos museus de que a cidade carece, há séculos, e disto é digna, pela peculiaridade de sua história, de suas artes, de sua cultura, enfim. Não há local mais indicado, no centro da colina, entre o sagrado e o profano e político, expondo as grandezas que, pelo que se vê, parecem envergonhar os governantes em dívida com essa ideia.

Louvando a iniciativa da intervenção, não faz mal sugerir ao prefeito Cicero Lucena, antes de qualquer projeto, ouvir a opinião do Instituto Histórico, da Universidade, do Iphaep, da Academia Paraibana de Letras, dos artistas plásticos, fazendo opção pelo senso comum e até pela unanimidade em vez do contrassenso a que se expuseram os reformadores do velho Ponto de Cem Réis. Não houve um só, nem Damásio nem Ricardo, que somasse algum voto com as intervenções que praticaram.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE

leia também