Afinal, quem, dentre os meus, pegou e não devolveu o dvd com “American Graffiti”, o filme há muito exibido no circuito nacional de cinemas ...

Quero meu filme

American Graffiti loucuras de verao cinema george lucas ford coppola the platters frutuoso chaves ambiente de leitura carlos romero

Afinal, quem, dentre os meus, pegou e não devolveu o dvd com “American Graffiti”, o filme há muito exibido no circuito nacional de cinemas como “Loucuras de Verão”?

A propósito, por que as casas exibidoras teimam em buscar bilheterias com títulos idiotas? Duvidam da inteligência do distinto público? “Grafite Americano” falaria menos ao interesse e sentimento dos compradores de ingresso?

E pensar que a tradução literal remeteria a ambientes, situações e costumes perdidos em recantos da memória. Traria, além do mais, sopros da juventude a velhos corações. Losartana por emoção não seria uma boa troca?

O filme saboroso que George Lucas rodou em 1973, em apenas 29 dias, com orçamento pífio, fala disso: do fim da adolescência e das incertezas às vésperas da vida adulta, viva-se onde viver, fale-se inglês, ou não.

Conta das indecisões de quem busca uma carreira acadêmica, dos temores de quem se prepara para enfrentar o mundo, das primeiras namoradas e dos últimos bailes. E assim o faz sob a direção segura, competente, do moço recém-saído do cargo de assistente de Francis Ford Coppola.

American Graffiti loucuras de verao cinema george lucas ford coppola the platters frutuoso chaves ambiente de leitura carlos romero

A narrativa, situada em 1962, na californiana Modesto, é caudalosa, plena de histórias paralelas todas amarradas por um achado, um estalo, um eureka: a trilha sonora e a voz de Lobisomem (Wolfman Jack), o famoso locutor em seu próprio papel, ali, no rádio dos carros de todo mundo.

E tome Bill Haley, The Platters, Del Shannon, Chuk Berry, Fats Domino, Beach Boys, Flash Cadillac, Flamingos e que tais. E tome as baladas dos anos de 1950, início dos 60, que muitos de nós, disco na vitrola, solfejávamos na dancinha, cheek to cheek, com a menina do bairro.

Melodias fáceis, bobas, para as quais em público torcemos o nariz desde as passeatas contra a ditadura. Letras estúpidas, com a profundidade de ginasianos, com as quais a saudade teima, agora, em me envergonhar.

Falo da trilha sonora, não do filme, um sucesso de público e de crítica responsável pelo lançamento universal de expressões do cinema como Richard Dreyfuss, Harrison Ford, Paul Le Mat e Suzanne Somers.

American Graffiti loucuras de verao cinema george lucas ford coppola the platters frutuoso chaves ambiente de leitura carlos romero
Falo em ter nos braços a menina Laurie (Cindy Williams), ao som de “Smoke get is in your eyes”. Ela chorosa, raivosa e a me beliscar o pescoço no baile da escola, um dia antes do meu propósito de partir para uma universidade do Leste. É o que, neste momento, me imbeciliza.

Mas, septuagenário, quase no limite da inimputabilidade, eu me permito a confissão: Ando doido por tudo isso.

E quero o meu filme de volta.


Frutuoso Chaves é jornalista

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE

leia também