Os meios de comunicação de fácil acesso têm desestimulado a prática da leitura de livros. E isso é muito ruim. Alguns culpam exclusivamente...

O hábito da leitura

ambiente de leitura carlos romero rui leitao habito de ler incentivo a leitura importancia de ler

Os meios de comunicação de fácil acesso têm desestimulado a prática da leitura de livros. E isso é muito ruim. Alguns culpam exclusivamente o avanço da tecnologia. Eu, particularmente, entendo que é resultante de um processo cultural que vem sendo adotado nas escolas e no exemplo familiar.

ambiente de leitura carlos romero rui leitao habito de ler incentivo a leitura importancia de ler
Já não existe mais o incentivo para que as salas de aula se transformem em ambientes de leitura, fazendo com que a escola deixe de exercer o papel importante de formação de leitores competentes. Do mesmo modo, percebe-se que o hábito de ler bons livros já não é mais uma transferência de gerações. Se em casa não se observa a leitura como um costume, os filhos não se sentem motivados para encontrar nos livros a fonte de conhecimento que contribuirá para o seu crescimento cultural.

O primeiro contato com a literatura deve acontecer nas escolas e incentivado pelos pais. É preciso que se tenha o cuidado de fazer com que os jovens não se limitem a ler mensagens do celular. A falta de leitura faz diminuir a capacidade de compreensão e de escrever. Não podemos permitir que prevaleça a cultura da oralidade em prejuízo da escrita, consequente da preferência pela audiência da TV ou do rádio, bem como por textos ofertados pela internet.

É através da leitura reflexiva que conseguimos ter uma melhor consciência crítica da realidade que vivenciamos
Na leitura trabalhamos o potencial de nossa imaginação, exercitamos a memória, enriquecemos nosso vocabulário. Quem lê com frequência tem mais facilidade para escrever e o faz mais corretamente. Assumamos, pois, cada um de nós que gosta de ler, a responsabilidade de exercer influência junto às crianças e adolescentes do nosso convívio social despertando neles o interesse pela leitura. Afinal, é através da leitura reflexiva que conseguimos ter uma melhor consciência crítica da realidade que vivenciamos.

O senso crítico e a comunicação são aprimorados através da leitura. Através dela se amplia o vocabulário e se exercita a imaginação e a criatividade.

ambiente de leitura carlos romero rui leitao habito de ler incentivo a leitura importancia de ler

As questões da vida humana são elucidadas através da leitura. Ideias, vivências e sonhos são resultados da leitura, desenvolvendo o mundo da imaginação. Abramos o livro com interesse e adquiramos o hábito da leitura. Não basta ler simplesmente por ler. É preciso compreender o que está lendo.. incorporarmos o hábito da leitura como parte da nossa identidade.


Rui Leitão é jornalista e escritor

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE

leia também