Eu revi, no Canal Curta, retransmitido pela NET, “O Engenho de Zé Lins”, filme rodado em Pilar e em partes diversas do País onde Vladimir ...

O Engenho de Zé Lins

cinema literatura jose lins rego documentario pilar engenho
Eu revi, no Canal Curta, retransmitido pela NET, “O Engenho de Zé Lins”, filme rodado em Pilar e em partes diversas do País onde Vladimir Carvalho foi buscar depoimentos acerca da vida e da morte daquele que melhor expôs a saga do Nordeste açucareiro. Nele, os dramas atinentes ao advento das usinas e à consequente falência política e econômica dos antigos donos de banguês.

cinema literatura jose lins rego documentario pilar engenho
O mais completo dos documentaristas brasileiros nada esqueceu. Nem o abandono aos engenhos da Várzea do Paraíba (com enfoque, sobretudo, no Tapuá) nem as tragédias pessoais do romancista morto aos 57 anos de idade por uma cirrose hepática infame e degradante.

Impressionei-me, mais uma vez, com o relato de Thiago de Melo (de quem todos lamentamos a morte recente), o mais próximo e fiel dos amigos e aquele a quem um Zé Lins moribundo deveu, até o último fôlego, cuidados que iam da leitura diária dos jornais à limpeza da bunda.

Comovente a passagem na qual Thiago narra como tentava esconder do amigo o sangramento intestinal denunciado na vermelhidão das fezes. Zé Lins queria saber se havia sangue e Thiago mentia: “Está tudo normal”.

O mais ocultado dos episódios que marcaram, profundamente, a existência de Zé Lins – o tiro acidental com que ele tirou a vida de um amigo de infância – aparece no filme por inteiro. Elizabeth, uma das filhas, lastima que o assunto tenha ido a público em entrevista de um jornalista de São Paulo com a prima Maria Emília, esta última, já na ocasião, com 96 anos de idade.

cinema literatura jose lins rego documentario pilar engenho
Thiago de Melo
cinema literatura jose lins rego documentario pilar engenho
Elizabeth Lins
cinema literatura jose lins rego documentario pilar engenho
Vladimir CarvalhoCinememória
Ouvido no documentário de Vladimir Carvalho, o paraibano Ariano Suassuna – informado, somente ali, desse fato que a família procurava esconder de Deus e do mundo – via nisso razão suficiente para explicar os picos do humor de Zé Lins, alguém que, repentinamente, ia da alegria à depressão. Ainda neste filme, é de Ariano a voz mais incisiva contra o desprezo aos velhos engenhos de açúcar, quase todos, já então, em processo de ruína.

cinema literatura jose lins rego documentario pilar engenho
Ariano Suassuna
cinema literatura jose lins rego documentario pilar engenho
Imagens: Youtube Div

Comovi-me, também, com a aparição de Sávio Rolim, o ator que aos 12 anos encarnou o “Menino de Engenho”, no filme homônimo dirigido por Walter Lima Jr. com elenco de proa. Envelhecido e debilitado, física e mentalmente, Sávio é levado por Vladimir até o Engenho Tapuá, onde o filme foi rodado em meados dos anos de 1960.

Tornei-me próximo de Sávio Rolim durante o Governo de Ivan Bichara. Por essa época, José Souto presidia “A União” e me pedia para experimentar o amigo na equipe de reportagem do jornal por mim então chefiada. Sávio, porém, logo abandonaria o emprego, sem qualquer explicação.

cinema literatura jose lins rego documentario pilar engenho
Sávio Rolim
Imagens: Youtube Div

Em 2005, fui procurado por um Vladimir Carvalho interessado em informações sobre o Engenho Corredor, berço de Zé Lins. O encontro, intermediado por Gonzaga Rodrigues, deu-se no restaurante do Hotel Royal Palace, em Tambaú. Falei do que sabia e sugeri providências e caminhos que o levariam – e à sua equipe – ao interior da Casa Grande, na época, entregue às baratas, mas, hoje, felizmente, restaurada a capricho porquanto entregue ao zelo dos atuais proprietários.

O documentário de Vladimir termina, exatamente, com a visão do Corredor, naquele momento, semidestruído: janelas despencando, paredes perdendo reboco, telhado apodrecendo e tomado por morcegos.

cinema literatura jose lins rego documentario pilar engenho
José Lins do Rego e Gilberto Freyre em açude da Usina São João ▪ Paraíba
Como já observado, Vladimir nada esqueceu. A paixão de Zé Lins pelo Flamengo, o discurso de posse na Academia Brasileira de Letras (no qual desancou o antecessor Ataulfo de Paiva) e a amizade com Gilberto Freyre compõem bons momentos do documentário. Um deles é, também, o registro fotográfico do banho do romancista nascido em Pilar com o mesmo Gilberto, com Odilon Ribeiro Coutinho e outros amigos, todos nus em pelo, num açude da usina São João.


COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. Era lendo seu texto e me lembrando da fúria de Jofre Soares ao saber que haviam cortado uma canafístula do engenho Corredor, que era o Marzagão nas filmagens de Soledade ( baseado nA Bagaceira), em que fiz o papel de um delegado, o corte "para possibilitar um enquadramento".

    ResponderExcluir
  2. Esse talvez tenha sido um dos melhores trabalhos de Vladimir Carvalho. E o artigo faz jus ao documentário.

    ResponderExcluir
  3. É maravilhoso ver que está história é um patrimônio cultural para nossa paraiba e para o mundo 🌎

    ResponderExcluir
  4. O "velho" Woroschenko, como o chamava o nosso Vanildo Brito, nos tempos áureos da Geração 59, é um dos muitos gênios incompreendidos e pouco valorizados de nosso mundo cultural de hoje, que se diz atual.
    Com ele, vale lembrar também, a presença marcante de nosso "Conde de Aruanda", título que foi dado ao precursor Linduarte Noronha pelo condestável da Ordem, Vanildo Brito, que arrebanhou, liderou e manteve acessa durante muito tempo a chama do que ele dizia ser a versão tabajara do Movimento de Modernista de 22.

    ResponderExcluir

leia também