Nas minhas aulas de literatura, costumo repetir, à maneira de um mantra, duas frases, que me parecem essenciais para quem quer lidar com...

Ficção é transfiguração

releitura critica literaria ficcao interpretacao
Nas minhas aulas de literatura, costumo repetir, à maneira de um mantra, duas frases, que me parecem essenciais para quem quer lidar com o fenômeno literário na condição de leitor crítico ou de professor de literatura:

“Por melhor que seja a análise feita de uma obra literária, ela não substitui a sua leitura.” “Não cedam à razão da autoridade, mas à autoridade da razão."

A primeira frase é para aqueles que esquecem que a leitura cuidadosa do texto literário é incontornável. E como texto ficcional, por definição transfigurador da realidade, deve ser lido várias vezes, se queremos ter um certo domínio sobre o que ele diz e o que ele esconde. Digo certo domínio, porque uma das características da ficção é o seu afastamento da realidade, por mais que possa, aparentemente, parecer com ela; outra característica é a sua recusa a ser totalmente apreendido. O texto que se faz apreender na sua totalidade está morto.

Ivan Shishkin
Ora, a recusa à realidade, que a ficção proporciona, não significa uma alienação, mas uma outra maneira de ver a realidade. Trata-se de um outro olhar que, muitas vezes, nos ajuda a ver melhor o que já estávamos cansados de ver. Valho-me de José Américo de Almeida, no seu precioso e imprescindível prefácio “Antes que me falem”, escrito para A bagaceira, a nosso ver, um sintético manual de teoria literária:

“O naturalismo foi uma bisbilhotice de trapeiros. Ver bem não é ver tudo: é ver o que os outros não veem.”

O olhar do professor, do crítico, do analista ou do leitor fruidor é sempre menor do que o olhar do ficcionista. E quando o ficcionista se decide a fazer uma obra de denúncia explícita, se a sua poíesis (ποίησις) – o ato criador, em essência – não for maior do que o seu engajamento, o seu olhar se apequena. É o que acontece com Aluísio Azevedo, que se amesquinha sob as imposições doutrinárias do Naturalismo, em O homem, mas se agiganta, quando vai além, em O Cortiço. Não só ele antecipa, nas transformações da antiga estalagem em avenida, as reformas de Pereira Passos, no início do século XX, no Rio de Janeiro, mas também ele dá o salto, criando, na figura do antigo vendeiro João Romão, o Visconde, que ascende pela exploração da mão-de-obra e do acúmulo de capital, realizando um romance moderno avant la lettre, ainda que a obtusidade de alguns o queira naturalista.

Ivan Shishkin
Eis a grande lição crítica que parte de um ficcionista e não de um crítico literário. José Américo, ao escrever e publicar A bagaceira, mudou o rumo de uma literatura enfronhada nas franjas do mundo urbano, como se não existisse Brasil além do Rio de Janeiro ou São Paulo, apesar do enorme esforço e da grandeza do projeto literário de José de Alencar. Ou pior, como se o Brasil, para além do litoral – ninguém leu a maravilha que é “A Terra”, primeira parte de Os sertões? –, não só fosse inexistente, mas, sobretudo, não desse assunto para uma criação literária de alta qualidade.

Melhor do que ninguém, Euclides da Cunha sabia o que estava fazendo. Por isto mesmo, não se contentou em uma descrição morta e insossa para nos dizer o que era o sertão nordestino e, mais especificamente, o da Bahia. Aviventou-o, tornou-o dinâmico, fê-lo ressoar, na descrição brilhante da
Ivan Shishkin
enxurrada que começa com um pingo de chuva, que sequer chega ao chão, ou no voo das maritacas. Fez-nos sorver e sentir o acidulado das folhas do umbuzeiro com o gado; fez-nos sentir o calor abrasador dos ares urentes e do terreno adusto, “no martírio secular da terra”, e, por fim, colocou-nos como observador privilegiado da luminosidade de um sol sertanejo, crestador, mas que proporciona a vida, porque a vida não se entrega. É assim que o líquen ataca a pedra, a rocha, aparentemente, estéril. Um sertão inapropriado e inatural à vida, mostra-se, paradoxalmente, um viveiro que não se curva. Este maravilhoso paradoxo, as antíteses vivas – “A natureza compraz-se em um jogo de antíteses” –, os oxímoros à flor da pele agiram sobre o escritor, entusiasmado com o jogo de antíteses, levando-o a transfigurar a realidade, para que pudéssemos vê-la melhor. É este olhar crítico sobre o sertão, que abre o primeiro espaço para o regionalismo social do modernismo.

Ainda que transfiguração da realidade não seja, necessariamente, ficção, ficção é transfiguração da realidade. Seja Graciliano Ramos, com Vidas secas, seja João Guimarães Rosa, com Grande sertão: veredas. Em ambos os textos, há transfiguração da realidade regional. Ambos são críticos, criando ficção da melhor qualidade.
Ivan Shishkin
Não podemos, sequer, estabelecer uma hierarquia entre eles. A economia verbal, quase mudez de Fabiano, devido à situação degradante por que o personagem passa, não fica devendo nada, à loquacidade de Riobaldo Tatarana, cujo discurso só confunde quem leu Grande sertão: veredas, sem o cuidado que o texto merece, e vê-se enredado pela extensão do seu solilóquio. E que beleza essa transfiguração que ocorre nos dois escritores! De um lado, um ser humano se reduz a vivente, uma cachorrinha pensa, alçada à condição humana; do outro lado, um jagunço fala e demonstra um conhecimento do mundo admirável, encantando um doutor de diploma, vindo da cidade, que cala, e as poucas intervenções que faz, todas subentendidas, dão ainda mais munição – sem trocadilho – à fala desenvolta do jagunço.

Para quem desempenha a função de leitor crítico, seja professor de literatura ou não, a releitura de determinadas obras se faz necessária. Reler não é só melhor do que ler, quando o texto vive a nos chamar. Reler, reler, sempre reler é o único meio de que dispomos para nos libertar das amarras da razão que se funda na autoridade. A maior autoridade que existe é o texto literário e as interpretações que dele provêm e que, por esta razão, podem ser comprovadas pelo próprio texto.

A releitura nos transfigura para entrar, cada vez mais, no mundo da ficção.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. Belo texto, Prof. Milton Marques Junior, sobre um tema que nos fascina desde Aristóteles. "Transfiguração": é isso. Escapa-se do registro puro e simples dos fatos, para compreendê-los melhor. Nenhuma História que conte a invasão napoleônica na Rússia nos faz "ver" o que ela foi, como "Guerra e Paz" faz. Homero documenta a guerra de Tróia como um grande historiador, mas em 3-D. Tive a sorte de participar de adaptações cinematográficas de "Fogo Morto" e de "A Bagaceira". Embora não tenham sido satisfatórias, elas me permitiram viver em carne e osso o que vivera na leitura de Zé Américo e Zé Lins. Porque o leitor de uma obra de ficção "vive" o que vivem os personagens. Com "A Canga" de Marcus Vilar, em cima de trecho de meu livro do mesmo nome, tive a oportunidade de passar a ser uma das criaturas que imaginara. E vi que o escritor tem esse dom de passar a mesma sensação de verdade para o leitor. Magia pura. Um cinema em que os fotogramas são as palavras ou - indo mais longe - as l/e/t/r/a/s q/u/e a/s c/o/m/p/õ/e/m, realmente em fabulosa t/r/a/n/s/f/i/g/u/r/a/ç/ã/o.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Solha. A transfiguração é vivenciada pelo leitor e pelo ator. Você tem toda a razão. É um encantamento que a arte vem nos proporcionando desde os primórdios e que Aristóteles nos sistematizou.

      Excluir
  2. 👏👏👏👏👏👏👏👏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir

leia também