Ando pelas ruas da cidade de Monteiro depois do passeio pelas páginas do filósofo José Rafael de Menezes e pela poesia de Pinto do Monteiro, sendo alimentado pelo sopro da cultura do lugar para misturar com o lirismo de Serraria.
Nesta cidade se misturam as manifestações culturais, a religiosidade e a criatividade do homem alimentado pela energia da terra esturricada durante o dia, ao sopro do -vento suave das tardes e o frescor das noites.
Com andar lento pela larga rua central de Monteiro para melhor contemplar as eiras e beiras de suas casas erguidas no tempo
Igreja N. S. das Dores (Monteiro-PB)
Egberto Araújo
Egberto Araújo
Alguém me fala da necessidade de transformar aquela Igreja em uma Catedral, o que seria possível com a instalação de uma Diocese em Monteiro. Fiquei a imaginar isso, afinal, foi recorrente o Papa Francisco apontar a redução do território das comunidades religiosas para melhor contribuir no processo de evangelização.
Quando foi instalada a Diocese de Patos, nos anos de 1950, começou um movimento semelhante para que a cidade de Guarabira pudesse ter a sede episcopal. O que veria acontecer décadas depois, com boa acolhida por parte da população da cidade. Um passo importante foi a nomeação do bispo auxiliar Dom Marcelo Pinto Carvalheira, em 1975, que chegou com a finalidade de instalar a Diocese na cidade do Brejo paraibano, o que realmente aconteceu no ano de 1981.
No dia 8 de dezembro de 1956, o Jornal O Norte comentava em editorial essa proposta que ganhava terreno em Guarabira, evoluído o desejo da população da região brejeira em ter a sua Diocese.
Catedral da Luz (Guarabira-PB)
Gabriel Maciel Cândido
Gabriel Maciel Cândido
Agora lembro disso quando percorro as ruas de Monteiro, cidade que floresce com vigor e estande volumoso progresso de cidade com capital cultural a irradiar luzes por todo o Cariri. Com a expansão populacional e religiosa das cidades na sua redondeza, capitaneado por uma cidade com mais de 32 mil habitantes, se faz necessário que a Santa Sé observe com carinho que a transformação da Igreja local em sede de uma Diocese porque trará muitos benefícios, assaz oportunidade para o crescimento e o alimento da fé de milhares de fiéis, com repercussão, inclusive, no estado de Pernambuco.
A Diocese de Monteiro, caso um dia venha ser instalada, vai contribuir para o desenvolvimento social de 33 cidades da região, perfazendo uma população superior a 220 mil habitantes. Monteiro é uma das principais cidades da Paraíba, com uma expansão econômica baseada na caprinocultura impressionando.
Monteiro (Paraíba) Egberto Araújo
Penso na instalação de uma Diocese em Monteiro porque trazia a proximidade do corpo presbiteral ao conjunto dos fiéis leigos. Viver ativamente a realidade da Igreja na categoria teológica de povo de Deus, preconiza a Lumen Gentium.
Igreja Matriz de Monteiro Egberto Araújo
Tudo aqui exposto é apenas o pensamento de alguém apaixonado pela Igreja de Jesus, que gostaria de ver seu raio de amor espalhado por todos os recantos. Se um dia este sonho vier a se realizar, certamente a população católica daquela região ficará satisfeita porque passou a ser a capital religiosa do cariri paraibano. Reputamos das mais justas se acolhida por parte da igreja.