Pintei muitos quadros com a figura de Cristo, assim como escrevi, sobre ele, os romances A VERDADEIRA ESTÓRIA DE JESUS - que adaptei p...

Cada quadro tem uma longa história

pintura arte paraibana retrato cristo
Pintei muitos quadros com a figura de Cristo, assim como escrevi, sobre ele, os romances A VERDADEIRA ESTÓRIA DE JESUS - que adaptei para o teatro e montei -, e RELATO DE PRÓCULA, além do "tratado poético-filosófico" ESSE É O HOMEM, com algo muito forte, também, no novo "tratado" que vem por aí, 1/6 DE LAJANAS MECÃNICAS, BANANAS DE DINAMITE.

- E ainda diz que não é religioso.

- Bem, tenho um romanceamento do HAMLET, quadros sobre ele, e - em ZÉ AMÉRICO FOI PRINCESO NO TRONO DA MONARQUIA e em outro romance, SHAKE-UP - mostro que A Bagaceira tem tanto dele quanto o Ulisses de Joyce tem da Odisseia de Homero. E Hamlet não existiu. Trata-se, como diria Harold Bloom, da "invenção do humano". Daí a enorme importância dos dois.


WJ Solha
Célia e Dr. Aldrovando Grisi - ela, prima de minha mulher, Ione - iam se casar e nos chamaram para padrinhos. Tive de confessar que não poderíamos, porque eu estava falido pela produção d’O Salário da Morte, sem condições , portanto, de nos vestir adequadamente nem de lhes dar um presente à altura, ao que Celia disse que eu iria lhe dar seu melhor presente.

- Qual?

- Um retrato de Cristo.

- ... OK.

Nos dias seguintes o problema não me saiu da cabeça. Vasculhei, na memória toda a pintura universal envolvendo Jesus, nenhuma das representações me convenceu, nem a dos filmes. Max von Sidow n’A Maior História de Todos os Tempos, do George Stevens? Nem pensar. O nazareno do Evangelho Segundo Mateus, de Pasolini? Também não. Me detive em Jeffrey Hunter, em o Rei dos Reis. Pareceu-me ter o tipo físico, faltando-lhe carisma, pois eu me perguntava como seria o cara que, passando lá no Banco do Brasil me dissesse: "Deixe tudo e me siga!" - e isso me levasse a largar meu birô e a agência na hora.

Levei esse tormento para o último capítulo de meu primeiro romance, Israel Rêmora., de 75. Fiz o avô do protagonista pedindo-lhe que fizesse o tal quadro, e Israel se lembrando d’O Profeta, de Gibran, no qual se afirma que cada povo vê seu deus à sua imagem e semelhança, o que me levou a Xenófanes dizendo que os etíopes representavam seus deuses ... negros, os habitantes da Trácia, com olhos azuis. "Se se desse mãos aos bois e leões, estes os representariam como bois e leões," o que me lembrou o grande ídolo em forma de gorila, adorado no filme O Planeta dos Macacos. Quando Israel terminou a tela, sua mulher perguntou: "Um autorretrato?"

Fosse o que fosse, o fato é que eu saíra colecionando fotos de homens marcantes, tomando os olhos de um, a boca de outro, o nariz de um terceiro e fiz o quadro.

WJ Solha
Célia e o Doutor Aldrovando, anos depois, me disseram que seus meninos passavam pela sala do retrato cismados com aquele deus que os seguia com os olhos. Isso tem a ver com o Salmo que diz:

- "Senhor, vós me perscrutais e me conheceis,

Sabeis tudo de mim, quando me sento ou me levanto. De longe penetrais meus pensamentos.

Quando ando e quando repouso, vós me vedes, observais todos os meus passos."

Como se vê nas cartas de van Gogh ao irmão Théo, cada quadro tem uma longa história.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE

leia também