Sou filho de Lourdes, migrante nordestina, natural do sertão do Rio Grande Norte. Para os oriundos da adversidade, não tem cantilen...

De seus heróis sertanejos

poesia capixaba jorge elias neto
Sou filho de Lourdes, migrante nordestina, natural do sertão do Rio Grande Norte. Para os oriundos da adversidade, não tem cantilena e lamentação. Existem trabalho e o instinto de sobrevivência. Sou neto de Isabel, a quem devo tudo que sou como poeta. Sou irmão de Voltaire, nordestino que despertou meu sonho de poeta, cuja atitude de ao ver a avó ajoelhar-se e beijar-lhe os pés, apenas hoje entendo. Era uma santa. Dediquei a ela meu primeiro poema publicado:


Vó Bela
Para minha avó Isabel Teodomira Pereira
Ainda te vejo terminar os dias cozendo a colcha de retalho de tua genealogia. Sabias, sim, os segredos da vida, única explicação para a transparência de teu olhar... Entendias também os sortilégios da morte. Muitos dos teus já tinhas visto partir no nefasto trilho do fim absoluto. Confesso não ter conhecido quem melhor divagasse entre magos e dragões, conhecesse os cordéis do seu povo, que, vestida de santa, ensaiasse noites inteiras os martírios do ser divino. Usou o apoio imprevisto das estrelas e se fez poetisa. Recitando os versos de seus heróis sertanejos, embalaste o sono do pequeno ávido, e plantaste o sonho que agora luto para não se esvair.

Manual com questões para um autorretrato
Por que vc tentou se suicidar? Sou artista, trabalho com fragmentos. Por que vc se desculpa? Pelo vício de armar arapuca. Por que vc exagera tanto? Não quero morrer com quebranto. Por que vc chega tão cedo? Para ter um pouco de sossego. Por que vc gosta de álcool? Pela chatice de ser sensato. Por que vc recorre a Deus? Não se admire do que faz um ateu. Por que vc acumula livros? É uma desculpa, um tipo de abrigo. :Por que vc acumula livros?? Um jeito estúpido de buscar sentido. Por que vc admira as plantas? O sem-propósito me encanta. Por que vc quer agradar as pessoas? Sopra-se o barco pela popa. Por que vc se leva a sério? É a força do hábito de um ser patético. Por que vc é tão vaidoso? Pois é, meu irmão... É fundo o poço. Por que vc busca o sucesso? Foi o vício que trouxe do berço. Por que vc é pessimista? Não busco comodidade na vida. Por que vc é entusiasmado? É subterfúgio buscar feriado. Por que vc acredita no olhar? Vai ficar pasmo se te contar. Por que vc divaga tanto? Eis o mistério do que busca o espanto. Por que vc fala e fala da morte? Mas é este um grande mote. Por que vc observa as pessoas? Para reparar o que em mim magoa. Por que vc chora com música? Coisas de uma alma lúdica. Por que vc vive indignado? Não sei olhar enviesado. Por que vc toma banho quente? Todo ritual vem na semente. Por que vc toca pandeiro? Para brilhar a face no letreiro. Por que vc se machuca? Tropeço sempre na minha culpa. Por que vc não crê em Deus e no Diabo? Finjo ter corpo fechado. Por que vc disfarça e chuta? A rima é clara, você já escuta. Por que vc tem medo? A consciência é um desmantelo. Por que vc gosta de chuva? A terra não implora porque é muda. Por que vc também ama? Não consigo me afastar da chama. Por que vc escreve poemas? A obsessão da palavra condena. Por que vc diz que não fala e fala? A mudez é uma arte que me empala. Por que vc prenuncia o dilúvio? Cismei ser profeta do absurdo. Por que vc sempre dá seta? Sinalizar é ofício de poeta. Por que vc faz que vai e fica? A dúvida é o eterno que me habita. :Por que vc ameaça mas fica?? Cicatriz é o emplasto da ferida. Por que vc importuna os outros? O egoísta ignora o desconforto. Por que vc vive perguntando? Muita bagunça em todo o canto. Por que vc anda apressado? O tolo ignora que existe atalho. Por que vc é insignificante? Salvo engano, sou um passante. Por que vc se quer um ser responsável? Tenho o hábito de olhar para o lado. Por que vc reclama? “Quem não chora, não mama.” Por que vc é louco? Andar no limite é para poucos. Por que vc ama sua terra? Taramela é coisa que emperra. Por que vc oscila entre o silêncio e a multidão? São os dois polos de uma pulsão. Por que vc tem esperança? É o instinto de sobrevivência. Por que vc considera a existência um problema? Engano seu... É um dilema. Por que vc mente? Para o avesso ficar aparente. Por que vc não é o que pensa? Eis um crime que compensa.

Poema do livro Manual para Estilhaçar Vidraças ■ Jorge Elias Neto Editora Cousa, 2021
"Jorge Elias revela o obscuro e o colorido do ser humano, transportando o leitor para além de si mesmo. Para que isso aconteça, o autor opera com vários recursos: aliterações, rimas cruzadas, polifonia, cortes abruptos, interrupções e, principalmente, condensações". Disponível em cousa.minestore.com.br


COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE

leia também