Consta que quando os primeiros exploradores ingleses chegaram à Austrália depararam-se com um animal bem grande que se deslocava dando...

Dislates

canguru yucatan segurar vela
Consta que quando os primeiros exploradores ingleses chegaram à Austrália depararam-se com um animal bem grande que se deslocava dando saltos de quase dois metros de altura. Como nunca haviam visto aquele tipo de bicho, perguntaram a um nativo através dos rudimentos da frágil comunicação como se chamava o animal, ao que o aborígene teria respondido: “— Gan-guruu”. Daí os ingleses chamarem o bicho de canguru, foi um salto. Só que muito tempo depois, quando finalmente foi sistematizada a tradução da língua nativa, descobriu-se que quando lá na origem os ingleses perguntaram ao aborígene o nome do animal, ele teria dito gan-guruu, que significa... “— Eu não sei”. PelamordeDeus não acreditem na versão do colega Millôr Fernandes sobre essa história.

canguru yucatan segurar vela
Enguerrand Photography
Muito parecida é a origem da designação de uma península localizada na costa do México, que também dá nome a um Estado mexicano. Quando os exploradores espanhóis chegaram ao México perguntaram a um nativo o nome daquela região, ao que ele respondeu “— Yucatán”. E assim ficou até hoje. Ganha uma passagem para a Ucrânia quem adivinhar o que o nativo havia respondido. Pois é, quando finalmente decodificou-se a língua falada ali, descobriu-se que, ao ser perguntado pelos espanhóis como era o nome daquele lugar, o nativo simplesmente dissera “— Não sou daqui”, ou “— Não entendo você”. Confiram no Google.

canguru yucatan segurar vela
Yucatán (México) Jorge Zapata
A expressão “segurando vela”, que era muito aplicada até pouco tempo atrás quando os namorados só podiam namorar se uma terceira pessoa estivesse próxima para evitar saliências, vem do francês “tenir la chandelle”. É que na idade média os criados eram obrigados a segurar velas para que seus senhores pudessem namorar com alguma iluminação. Só que, para dar privacidade os serviçais ficavam de costas para os namorados. Por aqui eu cansei de subornar as seguradoras de velas dos meus namoros para poder avançar um pouco nas saliências.

canguru yucatan segurar vela
Glamour
Por fim, a expressão O.K., bem americana, tem origem na guerra da Secessão. Ocorre que quando as tropas voltavam de uma batalha ao fim do dia, escreviam num quadro o número de mortos. Quando não havia mortos, o que era uma boa notícia, escreviam 0 Killed. Daí surgiu o K. e a expressão O.K. passou a ser usada significando que está tudo certo, tudo bem.

Sou o rei do dislate, hem? Mas se deu para lhe divertir, eu cumpri o meu papel.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE

leia também