O velho Riobaldo estava em sua fazenda dando uma entrevista a alguém não identificado e a quem ele chamava de doutor. Poderia ser um soció...

Amor de ouro, amor de prata

literatura paraibana joao guimaraes rosa grande sertao riobaldo diadorim
O velho Riobaldo estava em sua fazenda dando uma entrevista a alguém não identificado e a quem ele chamava de doutor. Poderia ser um sociólogo, um professor ou mesmo um jornalista.

Estava feliz e casado com Otacília, a quem ele se refere como sendo o seu amor de prata. Muitos e muitos anos antes, o adolescente Riobaldo foi convidado a alfabetizar o Seu Bebelo. Fazendeiro e Jagunço Seu Bebelo estava interessado em entrar para política.
Dir. ◼ Geraldo e Renato Santos Pereira
E foi em dia em que estava na casa de Seu Bebelo que Riobaldo presenciou a chegada dos jagunços em bando. Ficou impressionado e muito motivado a ser um daqueles homens do bando. Despertado o interesse não tardou que o menino pedisse para ingressar e seguir os jagunços indefinidamente. Encontrou aceitação por parte da mãe e do padrasto e assim começou a aventura de Riobaldo pelos sertões.

“...esbarrando aquele momento, era eu, sobre vez, por todos, eu enorme que era, o que mais alto se realçava. E conheci! Ofício de destino meu, real, era o de não ter medo. Ter medo nenhum não tive! Não tivesse, e tudo se desmanchava delicado para distante de mim, pelo meu vencer! Ilha em águas claras...”

Joca Ramiro que pertence ao maior bando de jagunços, é tido como uma pessoa de bem e muito respeitado, é assassinado por Hermógenes, jagunço do mal e extremamente cruel. Ele afirma sentir prazer em testemunhar a dor e o sofrimento das pesssoas.

Traços finos, beleza muito delicada, figura pequena contrastando com uma força e coragem sem igual, é assim o Jagunço Reinaldo. Com os seus belos e expressivos verdes olhos, chama a atenção de Riobaldo. A lembrança de um encontro anterior de muitos anos antes, época de infância, faz o jagunço reviver a mágica travessia do rio. Fica perturbado e atraído por Reinaldo. A convivência muito próxima, cotidiana, apenas contribui para que o sentimento de
Grande Sertão (1965)
amor aflore em seu coração. Mas como poderia ele sentir atração por um outro homem. E quanto mais lutra contra o amor escondido, mais ele se intensifica. E continuou o amor platônico.

Em duelo para vingar a morte do pai Joca Ramiro, Reinaldo consegue matar Hermógenes mas também perde a vida, para desespero de Riobaldo, que perde o seu inseparável amigo. A decisão em abandonar tudo e seguir outro destino se faz presente para ele.

“... resoluto saí de lá, em galope doidável. Mas, antes reparti o dinheiro que tinha, retirei o cinturão cartucheiras - aí ultimei o jagunço Riobaldo! Disse adeus para todos, sempremente... desapoderei... aonde ia, eu retinha bem...a um lugar só... as veredas-mortas... de volta, de volta...”

O livro Grande sertão: veredas foi escrito por João Guimarães Rosa (1908 – 1967), romancista, novelista, contista, médico e diplomata brasileiro. É considerado o maior escritor brasileiro de todos os tempos. Foi membro da Academia Brasileira de Letras.

literatura paraibana joao guimaraes rosa grande sertao riobaldo diadorim
Capa da primeira edição de "Grande Sertão: Veredas" ◼ José Olympio Editora, 1956

Livro surpreendente sob diversos aspectos. Leitura que desperta a curiosidade a todo momento, de linguagem totalmente permeada de neologismos e de difícil compreensão. A história é narrada de forma não linear, enquanto o protagonista faz referências e reflexões acerca de sua vida. Está longe de ser apenas uma história de jagunços. A primeira palavra do livro, “nonada", e a última, “travessia”, são metáforas utilizadas para explicar e se aprofundar no ambiente filosófico. As nossas batalhas interiores, nossos obstáculos e escolhas entre o bem e o mal.

Como leitura de apoio também escutei a opinião do Professor João Adolfo Hansen, historiador e crítico. Segundo ele, Grande sertão: veredas é um grande livro, é uma epopéia. Nele há evidências de conhecimento profundo do autor com
Plotino (205 – 270), Camões (1524 – 1580) e Homero (750 a.C. – 898ª.C.). Na época em que o livro iria ser traduzida para o idioma alemão, Guimarães Rosa pediu ao tradutor para considerar peso 1 para o cenário, peso 2 para o enredo, peso 3 para a poesia e peso 4 para a mensagem filosófica contida na obra.

A nomeação dos personagens segue o caráter inerente a cada um deles. Por exemplo: Joca Ramiro significa “o que mira o sol”, porque na história ele representa o lado do bem; O nome Riobaldo significa “rio que segue inutilmente” porque na história o protagonista segue escolhas errôneas e colhidas com grande desgosto, sofrimento e decepções.

É uma história triste porque em vários momentos percebemos um Riobaldo questionador e inseguro. Ele luta muito, se esforça, corre atrás do poder e não consegue perceber que o grande amor de sua vida estava o tempo inteiro ao lado dele, sem ser notado. A cada travessia do livro, cada obstáculo vencido, ele amadurece e tira suas próprias conclusões.

“... igual galopavam saíam os chefes todos – assim o desenrolar dos bandos, em caracol, aos gritos de voz e cor. Ao que reluzia o bem belo. Diadorin olhou, e fez o sinal-da-cruz, cordial – assim, ele me botou a benção...foi o que disse. Dá sempre tristezas algumas, um destravo de grande povo se desmanchar. Mas, nesse dia mesmo em nossos cavalos tão bons, dobramos nove léguas...”

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. Parabens, Veronica! De longe, seu melhor texto, sobre esta grande obra da literatura brasileira, de forma sensivel, leve, com muito rigor descritivo! Adorei seu texto!!!

    ResponderExcluir

leia também