No cenário do Brejo de Areia, repleto de serras e verde por todos os lados, um lenitivo para os olhos, José Américo de Almeida se fez ho...

A paisagem rural nunca saiu de José Américo

No cenário do Brejo de Areia, repleto de serras e verde por todos os lados, um lenitivo para os olhos, José Américo de Almeida se fez homem escutando as vozes do silêncio, que saíam dos canaviais, dos pés de serra e dos grotões, do som das cachoeiras e do vento a balançando as palmeiras.

A paisagem do Engenho Olho d'Água, onde nasceu e aprendeu a ser silencioso, ouvindo o vento uivando pelos canaviais, nunca abandonaria José Américo. O vento, se esparramando nos telhados das casas de sua pequena cidade, carinhosamente,
ALCR
chamada de Vila Real do Brejo de Areia, o acompanhou como alimento à saudade.

Sua infância foi povoada por vista exótica e abundante, em beleza singela. Para ele, verdadeiro lenitivo. Desde a maneira como a natureza se apresentava, viçosa e exuberante, com seus componentes de variadas espécies, animais e vegetais, ele guardou como alimento para toda sua produção de escritor.

No tempo da sua infância, a terra apresentava uma fisionomia que pouco oscilava. Sempre verde, estava pronta para o cultivo o ano todo. As serras e grotões eram decorados com o verde das matas, plantações de café, de agave e dos canaviais. As flores silvestres perfumavam todos os recantos do lugar.

Dos pássaros de muitas espécies, destacavam-se o tiziu, o papa-capim, o galo-de-campina e os canários cor de gema de ovo, que transformavam o alvorecer e à tardinha em momentos alegres, parecendo uma sinfonia de muitas vozes.

Na tenra idade, lembrada em suas memórias, imaginava o mundo dividido em dois ambientes: casa-grande do engenho e na mata defronte no alto do morro, por ele, considerado lugar inviolado.

ALCR
O pomar ao redor da residência da família, no engenho, é visto como “sagrado”. Ali, existiam as fruteiras para colheita. Ele mesmo, às vezes, se atrevia a colher algum fruto saboroso para se deliciar. Saborosas mangas e, nas escapulidas que dava, sentava à sua sombra ou brincava dependurado nos galhos que se derreavam até ao chão.

O jardim, sempre recordado com saudade, oferecia plantas em forma de farmácia caseira: sabugueiro, hortelã de folha grossa e de folha miúda, erva-cidreira, erva-doce, erva-babosa, capim-santo, alecrim, colônia e muitos outros exemplares da flora medicinal.

ALCR
Num jirau de toro de vara entrançada, amarrado com cipó ou corda de caroá, cultivava-se coentro, tomate e cebolinha. Eram das terras próximas de casa que vinham o açafrão, o alho, a pimenta malagueta e a pimenta do reino. No aceiro do terreiro, o jatobá e o pé de maria-preta serviam para amarrar os animais, ou o flamboyant e os ipês que enfeitavam as matas ao redor de casa, a todo tempo lembrados.

Ao descrever suas paisagens humanas e rurais, como poucos, José Américo simbolizava uma árvore humana que brotaria para sempre nas terras agrestes da Paraíba. Foi o escritor francês François Mauriac quem disse, com propriedade, o que se aplicaria ao autor de A Bagaceira: “A humanidade toda inteira se encontra no camponês da nossa intimidade e todas as paisagens do mundo no horizonte familiar, aos nossos olhos de criança”.

A paisagem do Brejo, mais do que a região do Sertão, ganhou valioso espaço na memória de José Américo, brotando como um rego de água cristalina que corre entre as enseadas. Desde a infância até os anos finais de sua vida, vivendo na morada escolhida na Praia de Tambaú, em João Pessoa, continuamente, foi um homem apegado à natureza.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. Muito bom, Nunes. Me lembrou uma visita que fiz ao Juarez da Gama Batista, quando eu ainda vivia em Pombal, final dos anos 60, em que ele disse à esposa, me mostrando: "Olha o Mister White!" Mister White era um engenheiro americano, personagem do romance "Boqueirão", do José Américo, que o professor pretendia filmar, e que era doido por todo esse mundo, como você e o romancista, ao contrário do engenheiro brasileiro, companheiro na construção da barragem, que abominava isto aqui.

    ResponderExcluir
  2. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏❤️❤️❤️❤️❤️

    ResponderExcluir

leia também