Vendo, com Alcione, da janela do nosso quarto, aqui em Coimbra, as brumas do Ano Novo, lembrei-me de que publiquei neste Ambiente de L...

As Brumas do Ano Bom

solsticio ecliptica solar calendario astronomia
Vendo, com Alcione, da janela do nosso quarto, aqui em Coimbra, as brumas do Ano Novo, lembrei-me de que publiquei neste Ambiente de Leitura Carlos Romero, um texto intitulado As brumas de dezembro, em que eu me reportava à passagem do que se convencionou chamar “Ano Novo”. Em rápidas palavras, o ano, no primeiro calendário do mundo ocidental, atribuído tradicionalmente a Rômulo, o mítico primeiro rei de Roma, começava em março, acompanhando o ritmo das estações. Como Roma se situa no hemisfério norte, entre os dias 20-22 de março, sob o influxo da Constelação de Peixes, ocorre o início da primavera, a primeira das estações, com o fenômeno conhecido por Equinócio de Primavera.

solsticio ecliptica solar calendario astronomia
solsticio ecliptica solar calendario astronomia
solsticio ecliptica solar calendario astronomia
Vistas de Coimbra, Portugal, em 01/01/24 Milton Marques Júnior
Havia, claro, outra razão, de foro íntimo, para que Rômulo colocasse o início do ano em março, seguido do mês de abril. O primeiro mês recebera o nome de seu pai, Marte, o vigoroso deus da guerra. O mês seguinte, em que as flores desabrocham e se abrem, daí o nome abril (aprilis, do verboo aperĭo, aperīre, abrir), o rei o dedicou a Vênus, a deusa do amor e da vida, que, mitologicamente fora amante de Marte. Teremos, assim, os dois primeiros meses do ano romulano, consagrados ao Vigor e ao Amor, este gerador, aquele mantenedor da vida, bem representando a primavera (re)nascente.

solsticio ecliptica solar calendario astronomia
Vênus, deusa romana Matteo Panara
Com o passar do tempo, o segundo rei de Roma, Numa Pompílio, acrescentou dois meses ao calendário de Rômulo, fixando os doze meses, que se mantêm até hoje. O novo calendário deixava, desse modo, de ser lunar, para ser um calendário solar, ainda que carecendo de exatidão, só alcançada com a reforma realizada por Júlio César, em 46 a. C., com a ajuda do astrônomo e sábio Sosígenes. Os dois meses acrescidos por Numa Pompílio – janeiro e fevereiro –, foram colocados ao final, continuando o ano a iniciar em março, com o retorno cíclico da natureza, por ocasião da primavera.

solsticio ecliptica solar calendario astronomia
A soberba de Rômulo (séc. 16) Agostino Carracci
A constatação empírica de que, da primavera para o verão, o sol aumentava a sua intensidade revelou duas realidades: o Sol passava a diminuir a sua intensidade, a partir da manhã seguinte do solstício de verão (21 de junho, o dia mais longo do ano), até atingir o seu ponto mínimo de intensidade, no solstício de inverno (21 de dezembro, o dia mais curto do ano); a partir da manhã seguinte ao solstício de inverno, o Sol surgente era um novo Sol, que só aumentava a sua intensidade até atingir, novamente, o seu apogeu, no solstício de verão. Nada mais natural, portanto, do que juntar o útil ao agradável, isto é, juntar o novo Sol com a primavera rediviva que ele proporciona, mudando assim o início do ano para janeiro, ao trazer os dois meses que se encontravam no final do calendário para o seu começo. Tinha razão o poeta Ovídio, ao formular no Livro I de Fastos, que “o dia mais breve do ano é o primeiro do novo sol e o último do velho”

solsticio ecliptica solar calendario astronomia
Solstícios e Equinócios Lukaves
Cheguei, em vários momentos, a defender a tese de que, pela mesma lógica adotada na Roma antiga, o ano, no hemisfério sul, onde nos encontramos, deveria começar em julho e não em janeiro. Hoje, penso diferente. Avento a hipótese de que a mudança do início do ano, de março para janeiro, na Roma antiga, não se deu apenas por causa do novo Sol, surgindo a partir do solstício de inverno, e da primavera. Deu-se também por conta de um outro fator, o movimento da eclíptica solar.

Pensando assim, a lógica romana de iniciar o ano em janeiro está correta, porque o Sol, no movimento que faz em torno de 13 constelações, chamado de eclíptica, apresenta dois limites: para o Norte, a Constelação de Câncer (Trópico de Câncer); para o Sul, a Constelação de Capricórnio (Trópico de Capricórnio). O Sol, não passa destes dois pontos. Para além deles, são as zonas temperadas e, ainda mais além, as zonas glaciais. O Sol as ilumina, mas não as penetra, porque elas se encontram além dos seus limites astronômicos.

solsticio ecliptica solar calendario astronomia
Eclíptica Solar Vito Tec
Assim sendo, o Sol retorna do seu ciclo, após o limite com a Constelação de Capricórnio, saindo do Sul para o Norte, após completar a sua eclíptica. Nada mais natural que ano começasse nesse momento. Como o limite do Sol em Capricórnio, na concepção da astronomia, é o dia 15 de fevereiro (na concepção da astrologia, é o dia 19 de janeiro), acredito que estabelecer o dia primeiro de janeiro, como data para o ano novo, tenha sido uma solução sábia. Somos seres classificadores e classificar, com um mínimo de critério, mesmo sendo uma convenção, entre tantas possíveis, é um modo de entender o mundo e de satisfazer a nossa necessidade de exatidão.

Que, com brumas ou sem elas, venha o Ano Bom, trazendo o novo Sol e o novo ciclo, que se abre, no seu retorno.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. Este seu texto me transportou para uma crônica de Cecília Meireles Houve um tempo que da minha janela...Imagino você e Alcione tendo a mesma sensação ceciliana

    ResponderExcluir
  2. Anônimo3/1/24 09:03

    Sim, Neide, bem lembrado. Da janela, vemos uma linda paisagem.

    ResponderExcluir

leia também