Um dos lugares mais quentes da Parahyba fica no entorno das Serras Caririzeiras. Com seus picos acidentados e irregulares, e os arredores com seus penhascos imensos, grotas profundas, grutas em vales sinuosos e abrigos rochosos compostos por rearranjo de pedras arredondadas, tudo isso compõe uma maravilha geológica fascinante de rochas gigantes formando grupos graníticos que aguentaram bravamente as forças erosivas do tempo. Chuva e vento não foram capazes, em milhares de anos, de erodir completamente esse lugar.
Arranjos geológicos de rocha em Sumé (PB) Sumé Geoturismo
As grandes rochas se equilibram em lajedos ou em cima de outras, no que a geologia denomina de “matacão”, e vivem a desafiar a gravidade e também a observação e a imaginação de quem por ali passa. Muitos desses rochedos, escolhidos sob uma criteriosa observação dos indígenas, contêm pinturas rupestres. São marcos característicos usados por nativos há muitos séculos, antes mesmo da chegada dos colonizadores europeus.Imensos rochedos em granito, dados pela mãe natureza há milhares de anos, vão se desgastando aos poucos, devagar e de forma intrigante; eu considero como um verdadeiro espetáculo natural. Nesta última semana, passei pela Serra do Saco e pela Serra do Sucurú, que recolhe em sua sombra o centro da cidade de Sumé, antiga Vila de São Thomé do Sucurú. Ela é cacheada de pedras e o cocuruto da serra exibe um letreiro alusivo à cidade. Letras garrafais assinalam “Sumé” em caixa alta e não deixam a desejar ao sinal de Hollywood. Pela imponência e majestosidade da Serra do Sucurú, no centro do Cariri, eu a acho muito mais bonita, muito mais forte de significado.
Arranjos geológicos de rocha em Sumé (PB) Sumé Geoturismo
Sumé é lembrança de um personagem mítico indígena que, de misterioso, praticava inolvidavelmente o bem, as boas ações, e as pegadas atribuídas a São Thomé – Sumé – estão espalhadas no leito seco de diversos rios e riachos da região (são pequenos buracos, uns compridos dando a impressão de pés, outros arredondados que, sem ter uma explicação científica, os habitantes da zona rural lhes atribuem seu próprio significado). São marcas enigmáticas e sensíveis, às quais os camponeses e pescadores também atribuem ao Nosso Senhor ou ao jumentinho que carregou a Sagrada Família — José, Maria e o pequeno Jesus. Crenças e mitos que se misturam, que se confundem e se transformam em um elemento cultural de singela beleza e grandeza.
Pedra Comprida (Sumé-PB)
Sumé Geoturismo
Sumé Geoturismo
Temos também outros registros pré-históricos: a Pedra Comprida — que possui um abrigo em fenda no alto de um serrote —, um afloramento residual ao lado da Serra do Sucurú e exuberante pelo destaque na paisagem leste da serra, um dia poderá ser fruto de escavações arqueológicas, o que deve revelar muito mais informações de nosso longínquo passado — um museu a céu aberto à disposição de alunos e pesquisadores ávidos pela arqueologia e cultura regional do nosso Mundo-Sertão.
Na Serra do Sucurú, muito há de se descobrir, muito há de se revelar, palmilhando-a à unha de gato, como dizia o velho pesquisador León Clerot, observando cada rochedo, cada abrigo, cada elemento da paisagem. Tenho certeza de que centenas de sítios, de nichos arqueológicos, serão descobertos e desvendados para a posteridade. Enquanto isso não ocorre, a contemplação dos contornos da serra é a grande pedida. Estar no canteiro central da Av. Primeiro de Abril (BR-412) e ver a lua cheia por trás da serra iluminando a cidade é uma experiência inesquecível.



























