Paraíba, 7 de agosto de 2022

Pauta Cultural (Ep. 53)

Paraíba, 7 de agosto de 2022

⧏ Aconteceu
Gabriela Araújo
A advogada e ativista dos direitos humanos Gabriela Araújo lançou seu primeiro livro no dia 1º de agosto: “Mulheres na política brasileira — desafios rumo à democracia paritária participativa”. A sessão de autógrafos ocorreu em São Paulo, no mezanino da Livraria Martins Fontes Paulista.

Além do tema principal, a obra enfoca o feminismo, movimentos sociais, exclusão das mulheres, cidadania, igualdade e cotas de gênero, compliance e reforma eleitoral.

Gabriela destaca como objetivo de sua pesquisa a “análise das origens históricas das desigualdades de gênero na política, no Brasil e no mundo, desde a democracia direta da Antiguidade grega, ainda cinco séculos antes de Cristo, até a fundação da Democracia Moderna, no século XVIII, quando as mulheres permaneceram alijadas de seus direitos políticos”.

Gabriela com a jurista Sílvia Pimentel
Rosângela Silva e Lu Alckmin

O livro foi editado pela Arraes e está disponível no site Mercado Editorial.
O pianista brasileiro Nelson Freire foi homenageado no “Festival Internacional de Piano de La Roque d’Anthéron”, que acontece na comuna francesa dos Alpes Provençais, até o dia 20 de agosto.

Seis pianistas brasileiros se apresentaram no evento que recebeu o título de "Concerto dos Amigos de Nelson Freire": Eduardo Monteiro, Pablo Rossi, Clélia Iruzun, Fabio Martino, Juliana Steinbach e Cristian Budu, músicos que têm suas carreiras relacionadas com Nelson.

Eduardo Monteiro
Pablo Rossi
Clélia Iruzun

Fabio Martino
Juliana Steinbach
Cristian Budu

O festival ocorre há 42 anos e reúne aclamados intérpretes da música erudita, regentes e orquestras internacionais. Nelson Freire nele se apresentou cerca de 30 vezes. A homenagem ao pianista se deu no Parc du Château de Florans, palco principal do festival, com repertório concentrado em compositores brasileiros e outros latino-americanos.

Parc du Château de Florans
Considerado pelo jornal New York Times como um dos 5 maiores pianistas do mundo, Nelson Freire, mineiro de Boa Esperança, faleceu no dia 1º de novembro do ano passado. Desde então, tem sido rememorado em vários eventos no Brasil e no mundo. Neste domingo, 7 de agosto, foi personagem central em La Roque d'Anthéron, no “Concerto dos Amigos” e com a reexibição do documentário “Nelson Freire”, dirigido por João Moreira Sales. O diretor artístico do Festival, René Martin, divulgou no canal @PianoLaRoque, do Twitter, uma apresentação sobre a homenagem a Nelson.

Informações sobre a programação completa podem ser acessadas neste link. Veja uma das célebres interpretações de Nelson da “Melodia de Orfeu e Eurídice”, de Christoph Willibald Gluck.



O concerto de hoje (domingo, 7/8) já está disponivel no podcast da Radio France, neste link.

⧎ Acontece
Roseana Murray
Na obra da escritora Roseana Murray, que já ultrapassa 100 livros, não há limites entre o público adulto e infantil. Isto pode ser mais uma vez constatado no recente lançamento de seu novo título “Vira virou”, editado pela Nova Fronteira. São diversos poemas que exploram a imaginação de leitores de qualquer idade a respeito da transitoriedade da vida, do tempo que passa e das transformações a que os seres experimentam em sua existência.

Em “Vira virou”, a poesia de Roseana se inspira na “lagarta que vira borboleta enquanto a criança dorme, no menino que vira pirata, vira cantor, vira mágico”, tudo ilustrado pela artista Mariana Massarani, com colagens multicoloridas de animais e suas mutações. A orelha é assinada pela escritora Penélope Martins.

O livro está disponível no site da Nova Fronteira e comentado pela autora em seu canal do YouTube.

Roseana Murray foi premiada quatro vezes pela Fundação Nacional do Livro Infantil e recebeu o “Prêmio ABL”, da Academia Brasileita de Letras, na categoria livro infantil. Ela oferece download gratuito de vários títulos de sua autoria, em formato e-book, por meio de sua fanpage.
___
O filme “O auto da boa mentira” foi classificado como finalista do “Grande Prêmio do Cinema Brasileiro”.

O longa-metragem reúne quatro histórias de humor inspiradas em contos do escritor e dramaturgo paraibano Ariano Suassuna. O roteiro é de João Falcão, Tatiana Maciel e Célio Porto. No elenco estão Leandro Hassum, Jesuíta Barbosa, Renato Góes, Nanda Costa e Cássia Kis Magro.

Esta é a 21ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, promovido pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais. “O auto da boa mentira” concorre à categoria “Melhor longa-metragem de comédia”. A votação popular está acessível no site da academia até dia 9 de agosto.

▪ Veja o trailer oficial do filme ▪
Pedro Osmar
O músico e artista plástico Pedro Osmar promoveu vernissage da exposição intitulada “68 invernos”, em comemoração ao seu 68º aniversário, com 68 obras de sua autoria.

Pinturas, desenhos, gravuras e instalações compõem a mostra inaugurada no dia 28 de julho, na Usina Cultural Energisa, na capital paraibana. A exposição se estende durante todo este mês de agosto.

O evento conta com apoio da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo, da Energisa, e recursos da Lei Rouanet.

Os desenhos, em sua maioria, foram criados na cidade de Santo André (SP), onde Pedro Osmar morou durante 10 anos. As gravuras foram feitas em João Pessoa, com a ajuda do artista plástico Dyógenes Chaves, curador da exposição”.


Pedro Osmar é artista multicultural que se expressa no âmbito musical, poético, pictórico e teatral. Seu trabalho “não se dirige unicamente aos olhos e ouvidos do observador, mas a todos os seus sentidos”, segundo ressalta o crítico de artes Augusto Magalhães. “Fluída e natural, sua obra segue uma relação íntima entre arte e vida [...] Há muita correspondência entre homem e obra. Entre obra e obra. E, principalmente, entre homem e homem”, complementa Augusto.

No início deste ano, a obra de Osmar tornou-se Patrimônio Cultural Imaterial da Paraíba, em ato publicado no Diário Oficial do Estado.
⧐ Acontecerá
Helio Costa
Será lançado em breve novo documentário em vídeo, de autoria do fotógrafo, editor e diretor de cinema Helio Costa, sobre a trajetória do professor, roteirista, jornalista e dramaturgo paraibano João de Sousa Costa. As gravações, realizadas na cidade de Pombal — onde nasceu o jornalista — estão em fase de conclusão.

Além de professor de teatro, João Costa foi editor do jornal Correio da Paraíba por 11 anos, dirigiu o programa Correio Debate com o apresentador Luiz Otávio e integrou a equipe da Rádio Arapuan por 5 anos.

Helio Costa já produziu mais de duzentos documentários em vídeo (principalmente sobre arte, cinema e literatura), que são criados, editados, dirigidos por ele próprio, a exemplo dos que enfocam as obras dos artistas plásticos Miguel dos Santos (PB), Elpídio Dantas (PB) e Américo Poteiro (MG); do poeta Políbio Alves (PB); do escultor Jurandir Maciel (PE), que se notabilizou pela reprodução de obras de Francisco Brennand em bronze; e do cineasta André Morais.

Francisco Brennand, Jurandir Maciel e Helio Costa
Helio Costa Francisco e Brennand Jurandir Maciel

O trabalho de Helio Costa é permanentemente divulgado pelo seu canal do YouTube “Arte é Vida”, no qual o documentarista já disponibilizou um trailer do trabalho sobre João Costa:

Poços de Caldas
Com o aconchego do final do inverno e das bonitas paisagens da cidade, acontecerá em Poços de Caldas (MG) o 17º Festival e Feira do Livro (Flipoços).

Depois de uma interrupção de dois anos, o evento retorna com o tema: “Letras e Música, a Sinfonia da Literatura”. Já foi confirmada a participação maciça do Clube da Esquina, grupo ligado à música, criado nos anos 60, em Belo Horizonte.

O evento ocorrerrá de 3 a 11 de setembro, com lançamentos de livros, shows, debates e oficinas. O músico Milton Nascimento foi escolhido para ser o patrono do "Flipoços 2022" e será homenageado com show de seu amigo e parceiro Zé Ibarra.

No dia 10, o cantor Ney Matogrosso se apresentará no Teatro Benigno Gaiga. Participarão das mesas redondas, de forma remota, o crítico e biógrafo Nelson Motta e o historiador e escritor Eduardo Bueno (Peninha).

Os 100 anos da Semana de Arte Moderna, o centenário de Jack Kerouac e o bicentenário da Independência do Brasil serão temas de debates com Tarsilinha do Amaral, Carolina Casarin, Rodrigo Trespach, Emanuel Madeira, Caetano Galindo, Sergio Montero, José de Nicola e Luca de Nicola.

Veja toda a programação do 17º Flipoços neste link. Para o show de abertura, em homenagem a Milton Nascimento, e a apresentação de Ney Matogrosso, os ingressos estarão disponíveis em breve, gratuitamente, no site da Sympla.
⧉ Imperdível
As falhas de memória, inevitavelmente, vêm com a idade. É coisa natural. Saber lidar com o esquecimento, tentar viver o presente e talvez até mesmo esquecer o futuro pode ser o melhor de tudo. Segundo o cronista Chico Viana, “o esquecimento é inevitável e mesmo necessário. O inconsciente se encarrega de providenciar isso, selecionando o que nos gratifica lembrar, e encobrindo o restante”. Leia no texto “Sobre o esquecimento”.
A prazerosa convivência com os avós nutre nos netos uma mistura de carinho, do aconchego da confiança e o medo de logo perdê-los, por causa do avanço da idade, o que lhes aumenta o desejo de estar mais perto, por mais tempo... Como conta a cronista Ludmila Saharovsky sobre seu querido avô, no texto “Era em São José dos Campos”.
Os objetos, o estilo de roupa, o perfume, a maquiagem, e mesmo a nudez, tudo compõe o universo em que o amor se edifica, se enriquece, mesmo que sejam para, depois, se perpetuarem na memória dos cheiros, dos sabores, dos toques, das carícias... É o que bem descreve Rosa Acassia Luizari no texto “A camisa branca”.
Caix@ Postal
"Fui muito bem recebido, hospedado e tratado pelo povo dessa Cidade verdejante. Tão acolhedores e hospitaleiros, fartos e calorosos não queriam que me despedisse!"
Aurélio Barbato ▪ 06.08.2022
Comentário sobre o poema “João Pessoa, 437 anos!”, de Raniery Abrantes.


"Meu caro amigo Barreto, seu texto traz o crivo do profundo e do comovente de uma época triste, que ainda repousa em sua mente intrépida e cada vez mais inteligente. A redação não poderia ser outra, advinda de sua pena sempre pródiga e brilhante. Grande abraço do amigo de sempre."
Fernando Lianza Dias ▪ 06.08.2022
Comentário sobre o texto “A Juventude Carbonária, a prisão e o camarada João Manoel”, de Francisco Barreto.


"Vale a pena ser lido com calma e profundidade e vez por outra com a ajuda de leituras adicionais. A equipe de Germano Romero está promovendo e ampliando os nossos limites com sua ação catalisadora do que é relevante na vida intelectual e surpreendendo o que o senso comum espera de uma produção de peso para um estado cercado de preconceitos em plano nacional como o nosso. Parabéns ao ALCR."
Saulo Londres ▪ 06.08.2022
Comentário sobre o texto “Quando os Artistas se encontram: Ernst Haeckel e Augusto dos Anjos”, de Milton Marques Júnior.


COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE

leia também