No Brasil, a Roda dos Expostos foi proibida a partir do Código de Menores de 1927 em seu artigo 15:
“A admissão dos expostos à assistência se fará por consignação directa, excluido o systema das rodas”.
Tive a oportunidade de ver uma em um antigo convento em Igarassu, Pernambuco. Fiquei girando curiosa para ver realmente se a identidade das pessoas poderia
Em João Pessoa, resolvi pesquisar no arquivo da Arquidiocese da Paraíba. Verifiquei livros de batismo a partir de 1833. Fui informada, ali, de que não existem livros anteriores a 1833, devido a um incêndio.
Consultei a constituição da antiga cidade da Parahyba e proximidades e me deparei com uma capital formada majoritariamente por uniões de fato e uma população miscigenada, mas sem uniões de mulheres brancas com negros retintos.
Muitas mulheres brancas pobres, mulheres pardas pobres e mulheres negras libertas, a maioria solteiras unidas a homens pardos livres pobres, homens brancos pobres e homens negros escravizados.
As brancas pobres se relacionavam com brancos ou pardos pobres em sua maioria. As negras, com pardos pobres ou negros escravizados em sua maioria. E as mulheres “pardas” se relacionavam com todos os tipos pobres. Pelo registro dos batismos,
A população pobre dificilmente casava. Daí o motivo pelo qual todas as crianças do período de 1833 a 1838 colocadas na Roda dos Expostos crianças brancas adotadas por famílias de posses brancas, o que nos leva a crer que os bebês provavelmente eram fruto do “mau passo” de alguma sinhazinha.
Parei a pesquisa porque me senti afeiçoada àquelas crianças. Eram muitos “párvulos” de nome “José” ou “Senhorinha”… e eu parava para refletir sobre suas existências. Sem dúvida, eu me apeguei a elas. Mas fui atrás de outras curiosidades sobre a Roda dos Expostos.
O fato é que a Roda dos Expostos é o retrato de uma sociedade que repercutiu por meio de suas crianças a moral social de classes abastadas ou de mães pobres sem amparo. De qualquer forma, a violência adultocêntrica raramente não passa pelo papel sexual da mulher na sociedade e dos estigmas de classe.