O caso dos elefantes que foram prestar homenagem ao conservacionista sul-africano Lawrence Anthony, quando faleceu em 2012, é um dos mais comoventes e simbólicos testemunhos sobre a gratidão.
Lawrence Anthony ficou conhecido mundialmente por seu trabalho com animais selvagens, especialmente paquidermes, e também por ter resgatado animais do zoológico de Bagdá durante a guerra do Iraque.
GD'Art
Quando o ambientalista faleceu, aconteceu algo impressionante: Dois grupos diferentes de elefantes selvagens que ele havia cuidado andaram por cerca de 12 horas pela savana até chegarem à sua casa em Thula Thula. Lá, ficaram parados por dois dias em silêncio, como se estivessem velando seu amigo humano, antes de retornarem para a selva.
Francoise Malby-Anthony e a chegada do rebanho em Thula Thula @thulathula.com
A gratidão é um gesto de generosidade interior, que beneficia tanto quem agradece quanto quem é agradecido. A sua ausência é um sinal de orgulho e egoísmo, dois obstáculos sérios na busca da felicidade real.
Laela Sequoia
Gratidão é amor em resposta ao bem recebido, e uma postura espiritual de aceitação e reverência. Agradecer, mesmo sem entender todos os caminhos da vida, é sinal de uma alma em paz com Deus.
Reconhecer o esforço e o bem recebido dos outros é respeitar e promover a dignidade humana. A ausência de gratidão revela o orgulho de quem se julga injustiçado ou superior às circunstâncias. O ingrato nega o bem que recebeu; já o justo o reconhece, retribui e o multiplica.
A gratidão é uma das mais sublimes expressões do amadurecimento espiritual. Ser grato vai além de um simples gesto de cortesia: é um estado profundo de consciência diante da vida. A atitude de gratidão nasce quando o ser humano
Miguel Bautista
O coração grato compreende que viver é um dom e que cada novo dia é uma oportunidade divina de renovação. Quando agradecemos por tudo, inclusive pelas provas inesperadas que a vida nos apresenta, cultivamos serenidade e abrimos espaço interior para a Ação Divina através de nós.
Agradecer é admitir a presença de Deus em cada detalhe da vida. A alma agradecida não exige, não reclama, não se perde em queixas; apenas serve, compreende, perdoa, e, ainda que em meio às sombras, escolhe acender a luz do reconhecimento e da esperança.
Viver com gratidão é estar em comunhão com o bem, transformando a existência numa prece silenciosa, contínua e renovadora.