Paraíba, 17 de julho de 2022

Pauta Cultural (Ep. 50)

Paraíba, 17 de julho de 2022

⧏ Aconteceu
Duplo lançamento de livros aconteceu no dia 9 de julho no Restaurante Feijoada da Adélia, na Ponta dos Seixas, na capital paraibana:

Peris-cópio, primeiro livro no gênero romance do paulista de Osasco Charles Marlon, que já lançou outros quatro títulos pela editora Patuá, um pela Amazon (Kindle) e que tem dois de poesias no prelo.

Memorial de Fescênia - O conto muçulmano (do italiano Manus di Napoli), em tradução realizada pelo premiado escritor Manoel Herzog (Santos-SP), também editado pela Patuá.

Charles Marlon
Manoel Herzog

Os livros estão disponíveis no site da editora por meio dos links Periscópio e Memorial de Fescênia, ou em contato com os autores pelos emails: charles.sousa@usp.br e manoelherzog@gmail.com
⧎ Acontece
Raí (Raiz) Campos
O gênero graffiti está em alta neste mês de julho em dois importantes eventos simultâneos. O primeiro é o “Glocal Experience”, exposição descrita como “Cubos ODS” em Live Paintings, com enfoque nos “17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” definidos pela ONU, parceira do projeto.

Vários artistas partipantes da “Cubos ODS” ilustraram cada um dos itens por meio da arte urbana, e executaram suas obras ao vivo.


A “Glocal Experience” teve início no dia 9 de julho, e se estendeu até o dia 17 de julho, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. As informações sobre o evento estão no link: www.glocalexperience.com.br

O segunto acontecimento é a 5ª Bienal Internacional de Graffiti que teve inicío no dia 13 de Julho e será encerrado em 7 de agosto, no Memorial da América Latina em São Paulo. A exposição conta com oficinas, mostra de filmes educativos, mesas de diálogo e performances na Galeria Marta Traba (portões nº 2 e nº 5).

Neste ano, em que completa uma década, foram convidados 60 artistas de diversos países. A curadoria é de Binho Ribeiro, um dos precursores da arte de rua no Brasil e criador da Bienal Internacional Graffiti Fine Art, tida por ele próprio como a “mais completa bienal de arte urbana do mundo”.


O baiano Raí Campos, filho do paraibano de Patos, Dennes Antério de Lucena e da baiana de Serra Dourada, Gildenir Maria Campos, foi convidado para participar dos dois eventos. Ele já acompanha a bienal latino-americana desde o início. Viveu sua infância e adolescência em um condomínio no interior de uma reserva indígena, em Pitinga (AM), de onde veio a inspiração inicial. Seu trabalho “fala de povos originários, natureza, amor e tudo o que é preciso evidenciar na nossa região amazônica, seja no cenário artístico, político, social e ambiental”, reforça Raí.


Em sua passagem pela capital paulista, Raí Campos foi também convidado para integrar a próxima edição do projeto Graffiti School, que reúne artistas voluntários dispostos a pintar escolas públicas de São Paulo. Confira a última versão do projeto:

Bel Santos Mayer
Em defesa do livro, da leitura e das bibliotecas foi criado no início do mês de julho um abaixo-assinado em iniciativa de escritores, editores, livreiros, bibliotecários, professores e outras categorias conectadas ao universo literário.

A ideia conta com a participação da “Associação Quatro Cinco Um” — que edita um periódico independente de crítica de livros. A ação é liderada pela escritora Juliana Borges, pela educadora social Bel Santos Mayer, integrante do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário (IBEAC) e da Rede LiteraSampa; e por José Castilho, consultor e ex-secretário do PNLL (Plano Nacional do Livro e Leitura).

José Castilho

Após a divulgação de uma carta-aberta epigrafada com o slogan “Comida no prato e livro na mão”, da Rede de bibliotecas Beija-Flor, criou-se o abaixo-assinado no manifesto que enaltece “a importância da leitura como um direito inalienável".

Leia a carta na íntegra neste link, em que é possível também assinar a petição.
⧐ Acontecerá
AEL
Com objetivo de reunir pesquisadores e amantes da literatura hispano-americana, será aberto no próximo dia 23 de julho o primeiro “Simpósio Internacional Diálogos Latino-americanos”, em uma iniciativa da centenária Academia Espírito-santense de Letras.

Nesta versão inaugural, que reunirá acadêmicos da AEL e da América Latina, serão homenageados os poetas Rubén Darío (Nicarágua, 1867-1916) e Juan Ramón Molina (Honduras, 1857-1908), personalidades essenciais da escrita modernista latinoamericana que “impactaram gerações a partir da construção de obra literária potente e definidora para a identidade cultural da região”.

Rubén Darío
Juan Ramón Molina

O evento tem parceria com o Instituto Ambiental Reluz, a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e o Centro Cultural Sesc Glória e acontece de forma online, por meio do canal do Sesc Glória, no YouTube, no horário das 14h às 18h30.

Ester Abreu Vieira de Oliveira, presidente da Academia Espírito-santense de Letras, abrirá o simpósio, que contará, além dela, com a participação dos poetas, historiadores e escritores: Luis Alonso Maldonado Galeas (Honduras), Anaximandro Amorim (Espírito Santo), Elsa Ramírez (Honduras), Solveig Josefina Villegas Zerlin (Venezuela), Francisco Aurélio Ribeiro (Espírito Santo), Getúlio Marcos Pereira Neves (Espírito Santo), Jubal Valerio Hernández (Honduras), Luis Alonso Maldonado Galeas (Honduras), Michele Freire Schiffler (Espírito Santo), Martín Katz Darío (Nicarágua), Nicasio Urbino (Argentina), Renata Bomfim (Espírito Santo) e de Jorge Elias Neto (Espírito Santo), médico cardiologista, professor, acadêmico, poeta, escritor e autor do Ambiente de Leitura Carlos Romero.


Linaldo Guedes
O poeta paraibano Linaldo Guedes anunciou a conclusão de seu quinto livro de poemas - "Cabo Branco e outros lugares que não estão no mapa" - que vem sendo construído há 10 anos. O livro foi iniciado enquanto o autor morava no litoral da capital paraibana, mas, segundo confessa, havia “algo” que o fazia aguardar. “Agora estou finalizando morando no sertão” - diz ele.

O material já foi encaminhado à escritora que fará o prefácio e também à pessoa que escreverá as orelhas. Os nomes são mantidos em segredo por Linaldo.

O livro será editado pela Arribaçã, editora que vem desenvolvendo e impulsionando a cultura e a literatura, sediada em Cajazeiras, no sertão paraibano.

A seguir, um dos poemas que constarão no livro de Linaldo Guedes:

YT E. Perlez
Matheus José
No dia 24 de julho acontecerá na capital paraibana o Sarau de música e poesia itinerante “Poesia de Botequim”, com apoio da Editora Vecchio (Tocantins).

O evento organizado pelo escritor pernambucano Matheus José, autor do livro “Amores que ficam”, terá lugar no restaurante-bristô “Porks”, na Av. Fernando Luiz Henriques dos Santos, 1372 - Bessa.

O Sarau terá acesso gratuito e se inicia às 18h, com a participação de Lau Siqueira, Igor Gregório, Antônio Mariano, Michelle Buss, Nivânia Arruda, Jennifer Trajano, Pedro Diego, Juninho Trajano e do próprio organizador, Matheus José.

⧉ Imperdível
A experiência de ser pai e avô ao mesmo tempo, ter um filho já na terceira idade, filho que se confunde com neto, é única. "Poucos viventes experimentaram em algum tempo a felicidade desta unicidade de ter o mesmo olhar de ser avô, em sendo pai de uma criatura provinda de divinas providências" - confessa, ensimesmado, o escritor Francisco Barreto no texto “O encantamento de ser avô e pai a um só tempo”.
A história de um garoto que vendia pirulito e tapioca nas feiras do interior do estado, para ajudar em casa, e se torna um dos grandes fotógrafos e empresários da edição e da arte gráfica na Paraíba. José Neiva, que em seus 90 anos de idade é presenteado com ensaio histórico-biográfico sobre sua saga, no texto “Da fotografia à grafia”, do poeta Juca Pontes.
Dúvida, saudade, vazio, doces amarguras, espiadas com aguçada percepção existencial, emergem da poesia de Milfa Valério, impregnados de contagiante simbolismo sob "um sol sempre aceso"...
Caix@ Postal
"Depois desta excelente aula voltarei a ler Machado de Assis. Obrigada, Professor Milton Marques Júnior. Bravíssimo. 👏👏👏👏👏"
Alaurinda Romero ▪ 15.07.2022
Comentário sobre o texto “Ideias de Canário”, de Milton Marques Júnior.


"Ótimo texto… Na minha época infanto-juvenil, João Manoel de Carvalho passava todo domingo na casa de meu Pai e me levava aos jogos de Futebol no estádios de futebol de João Pessoa, PB. Às vezes acompanhado de Carlos Aranha. LUZ, João Manoel de Carvalho, meu guru intelectual, ao lado de Adalberto Barreto… muita LUZ!"
Samacedo Junior ▪ 14.07.2022
Comentário sobre o texto “João Manoel”, de Gonzaga Rodrigues.


"Incrível essa sua sensibilidade de falar da questão de gênero de uma maneira tão sutil, criativa e delicada. É algo que demanda muita coragem para quem quer mudar sua identidade e no geral muito sofrimento, mas que pode ser mais fácil quando é apoiada pelos familiares! Amei! ❤❤😘😘"
Mércia Maria Santos ▪ 11.07.2022
Comentário sobre o texto “O jogo de tarô”, de Rejane Vieira.


COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. José Mário Espínola18/7/22 00:41

    O grafitti deixou de ser o lixo poluente que enfeia as cidades, muito visto em prédios daqui da cidade, para ser arte de destaque, com expressões belíssimas por todo o mundo.
    O livro físico não morrerá. Nenhum celular, nem tela de computador, jamais substituirá o prazer de folhear um livro.
    Mais uma excelente Pauta Cultural do Ambiente de Leitura Carlos Romero. Parabens para os incansáveis monges copistas e iluministas comandados pelo abade Irmão Germano Romero!

    ResponderExcluir

leia também