Juca Paranhos, o Barão do Rio Branco, foi tão importante que, durante muito tempo, a cédula de maior valor do nosso dinheiro (mil cruzeiros) era uma homenagem a ele.
Ainda jovem, engravidou uma corista de cabaré e assumiu a paternidade da criança. Foi um escândalo. Mandaram-no para o consulado brasileiro em Liverpool e ele foi, porém levando a corista, com quem viveu a vida inteira. Tiveram cinco filhos.
Barão do Rio Branco e sua esposa, Marie Stevens Paranhos ▪️ Instagram: @brazil_imperial
Era monarquista, mas seu talento não podia ser desperdiçado pela então jovem República brasileira. Então Juca assumiu o Ministério das Relações Exteriores no governo de Rodrigues Alves e continuou no cargo nos sucessivos governos de Afonso Pena, Nilo Peçanha e Hermes da Fonseca.
Nesse período, ele fixou nossas fronteiras atuais, incorporando 900 mil quilômetros quadrados ao território brasileiro.
José Maria da Silva Paranhos Júnior (Barão do Rio Branco), professor, historiador e diplomata brasileiro (1845-1912), extremamente consciente de sua importância na diplomacia brasileira ▪️ Fonte: Itamaraty
De suas conquistas vou citar apenas uma: a questão do Acre, que era uma parte da Bolívia, prenhe de brasileiros que colhiam o látex para produzir a borracha, então um produto estratégico. Deu-se que a Bolívia arrendou a área por cem anos para empresas inglesas e americanas. O Barão do Rio Branco sacou que, depois de cem anos, os gringos jamais sairiam dali.
O pau cantou, a ponto de os americanos deslocarem sua poderosa marinha para garantir “seus direitos”. O Barão fechou a navegação na bacia do Amazonas e acunhou:
“— Se os E.U.A. querem negociar conosco com sua armada se deslocando para o sul, negociaremos com o nosso exército marchando para o norte”.
Ex-presidente Campos Salles, General Julio Roca e o Barão do Rio Branco (1907)
Depois de ameaças recíprocas, acordos e indenizações, o Acre foi incorporado ao Brasil. Ele peitou os gringos, hem?
Rio Branco morreu em sua mesa de trabalho no Itamaraty, tão pobre que foi necessário o Congresso conceder uma pensão à família para que ela não caísse na miséria.
Juca faz falta, né?
























