Poemas soltos e livres, os de Vitória Lima. Por isso mesmo, podem dar a falsa impressão de que a autora procede com desleixo no que tange a...

Relendo Vitória Lima

ambiente de leitura carlos romero sergio de castro pinto poesia paraibana vitoria lima

Poemas soltos e livres, os de Vitória Lima. Por isso mesmo, podem dar a falsa impressão de que a autora procede com desleixo no que tange ao aspecto formal de cada um deles. Ledo engano, pois, fosse assim, Vitória não teria publicado apenas dois livros – “Anos bissextos” e “Fúcsia” –, ambos magrinhos, enxutos, esbeltos, como magrinhos, enxutos e esbeltos são a maioria quase absoluta dos poemas que os compõem. Quero dizer: a produção quase bissexta de Vitória já confirma e chancela o seu rigor e a sua disciplina na elaboração do poema.
ambiente de leitura carlos romero sergio de castro pinto poesia paraibana vitoria lima
Vitória Lima
Portanto, não deve o leitor confundir espontaneidade – mas uma espontaneidade obtida à duras penas – com negligência formal ou desdouro com relação à linguagem, ao discurso poético.

Não se pense, porém, que os poemas de Vitória são regidos exclusivamente pelo racionalismo, pois, antes de submetê-los à água do alguidar de que fala o eu lírico de “Catar feijão”, ela os escreve munida de uma paciência meio atenta e meio distraída, conforme a concepção de Mario Quintana sobre a fenomenologia poética. E ainda de acordo com o lírico de Alegrete, talvez ela parta do princípio de que, mesmo acreditando na inspiração, a poesia, “como todo verdadeiro jogo, é uma luta da astúcia contra o acaso”. Em suma, se a inspiração chega de forma abrupta, dádiva do acaso, dos céus, dos deuses, cabe ao poeta investir no próprio acaso, para, com astúcia, paciência, engenho e arte, imprimir ao poema o sinete da literariedade. É o que faz a autora de “Fúcsia”.

Por outro lado, Vitória alija “as lebres de vidro do invisível”, o inefável, o etéreo, os temas metafísicos, em prol de um discurso firmado na carnadura do cotidiano, do dia a dia, valendo-se, algumas vezes, de uma dicção calcada na oralidade, numa espécie de conversa ao pé do ouvido com o leitor:

“Quando olho no espelho
lembro da amiga que dizia
‘Quanto mais choro
mais passo batom’”.

ambiente de leitura carlos romero sergio de castro pinto poesia paraibana vitoria lima
Contudo, essa conversa ao pé do ouvido, longe de se isolar num solipsismo claustrofóbico, fechado em si mesmo, converte-se numa caixa de ressonância capaz de amplificar em muitos decibéis o lirismo, que teria tudo para se confinar nos estreitos limites do “lirismo raquítico”, “funcionário público”, “sifilítico”, segundo as expressões utilizadas por Manuel Bandeira para conceituar o lirismo menor, falho de expressividade.

Outras vezes, no entanto, e à maneira de Walt Whitman, Vitória imprime aos seus poemas um tom discursivo, como o faz em “Eu vi os homens trabalhando”. Mas, mesmo discursivo, eu diria que a sua linguagem substantiva opera uma espécie de síntese capaz de aproximar os extremos, de unificá-los, a exemplo do Magro Stan Laurel e do Gordo Oliver Hardy, conforme procurei demonstrar no poema “de como o magro é continuação do gordo”, do meu livro “A Ilha na ostra”, Edições Sanhauá, 1970, com capa de Flávio Tavares:

“o magro
no gordo existe
como uma roupa
existe no cabide.

o magro
se ajusta ao gordo
como uma roupa
se ajusta ao corpo.

o magro
existe no gordo
como em ambos
existe o chapéu coco.

do gordo é o magro
continuação intensa:
um ponto dentro
de uma circunferência”
.

Apenas dois livros, é verdade, mas suficientes para distinguir e diferençar a voz de Vitória Lima entre as muitas que compõem a produção poética feita na Paraíba.


Sérgio de Castro Pinto é doutor em literatura, professor e poeta

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE

leia também