Não é fácil ler a Divina Comédia Abandone toda esperança de leitura fácil, você que adentra o território de Dante . Mas a leitura é algo...

Pequeno guia para se aproximar da Divina Comédia

literatura classica dante divina comedia mini micro roteiro sintese
Não é fácil ler a Divina Comédia

Abandone toda esperança de leitura fácil, você que adentra o território de Dante. Mas a leitura é algo possível e bom, uma experiência rica. Busque um lugar calmo e silencioso, concentre-se e mergulhe nas palavras e imagens de Dante. Se o seu cérebro anda acostumado a séries infantilizadas e textos que nada lhe exigem, não espere que ele entre em contato com o refinamento de Dante sem que haja algum estranhamento. É natural. Portanto, persista. Você vai se deslumbrar. O modo medieval de entender o mundo está ao seu alcance, traduzido por um grande poeta. Não se prive disso. Leia o micro resumo abaixo e veja, ao final, os links para ler o texto completo, em Português e no original, além de pinturas sobre Dante e sua obra.

literatura classica dante divina comedia mini micro roteiro sintese
Nel mezzo del cammin di nostra vita mi ritrovai per una selva oscura ché la diritta via era smarrita.

Assim inicia A Divina Comédia, com o próprio Dante no meio do caminho da sua vida, perdido numa selva escura e longe do caminho certo. Ali, encontra uma montanha que pode ser a sua salvação, mas é impedido de subir por três feras: um leopardo, um leão e uma loba.
literatura classica dante divina comedia mini micro roteiro sintese
Prestes a desistir e voltar à selva, Dante encontra o espírito de Virgílio disposto a guiá-lo.

Virgílio foi chamado por Beatrice, que desceu do Paraíso e buscou Virgílio no limbo para ajudar Dante. Virgílio propõe uma viagem pelo centro da terra: iniciaria nos portais do inferno, atravessaria o mundo subterrâneo até chegar aos pés do monte do purgatório e dali seguiriam até as portas do céu.

Virgílio o guia e protege por toda a longa jornada pelos nove círculos do inferno, mostrando-lhe onde são expurgados os diferentes pecados, o sofrimento dos condenados, os rios infernais, suas cidades, monstros e demônios, até chegar ao centro da terra, onde vive Lúcifer. Escapam do inferno por um caminho subterrâneo que leva ao outro lado da terra.

É no início do terceiro canto do inferno que se encontra um dos mais famosos versos de Dante:

“Abandonai toda esperança, vós que entrais”.

O último verso é:

“E quindi uscimmo a riveder le stelle”.
"Então saímos para ver de novo as estrelas".

literatura classica dante divina comedia mini micro roteiro sintese
Após deixarem o inferno, Dante e Virgílio se vêem diante de uma altíssima montanha: o Purgatório. A montanha ultrapassa a esfera do ar e penetra na esfera do fogo, alcançando o céu. Na base da montanha encontram o ante purgatório, onde aqueles que se arrependeram tardiamente dos seus pecados aguardam a oportunidade para entrar no purgatório propriamente dito.

literatura classica dante divina comedia mini micro roteiro sintese
Depois de passar pelos dois níveis do ante purgatório, atravessam um portal e passam por sete terraços, cada um mais alto que o outro, onde são expurgados cada um dos sete pecados capitais. No último círculo do purgatório, Dante se despede de Virgílio (este era pagão e Dante não ousou coloca-lo no céu) e segue acompanhado por um anjo que o leva através de um fogo que separa o purgatório do paraíso. Finalmente, às margens do rio Letes, Dante encontra Beatrice e se purifica, banhando-se nas águas do rio para que possa prosseguir viagem e subir às estrelas.

Esta parte se encerra com o verso “puro e disposto a salire alle stelle (puro e disposto a subir às estrelas).

literatura classica dante divina comedia mini micro roteiro sintese
O Paraíso de Dante é dividido em duas partes: material e espiritual. A parte material segue o modelo cosmológico de Ptolomeu e consiste de nove círculos formados por sete astros (Lua, Mercúrio, Vênus, Sol, Marte, Júpiter e Saturno), chamado de o céu das estrelas fixas; e o Primum Mobile – o céu cristalino e último círculo da matéria.

literatura classica dante divina comedia mini micro roteiro sintese
Ainda no paraíso terrestre, Beatrice olha fixamente para o sol e Dante a acompanha até que ambos começam a se elevar. Dante passa pelos vários céus do paraíso e encontra personagens como São Tomás de Aquino e o imperador Justiniano.

No céu de estrelas fixas, ele é interrogado pelos santos sobre suas posições filosóficas e religiosas. Depois do interrogatório, recebe permissão para prosseguir.

No céu cristalino, Dante adquire um novo sentido, a fim de compreender o mundo espiritual. Há nove círculos angélicos, concêntricos, que giram em volta de Deus. Lá, ao receber a visão da Rosa Mística, o poeta se separa de Beatrice e tem a oportunidade de sentir o amor que emana diretamente de Deus, algo que Dante define com o verso final da Divina Comédia:

“l’amor che move il sole e l’altre stelle”.
"O amor que move o Sol e as outras estrelas".


A Divina Comédia
■ domínio público ■
disponibilizado por www.gov.br


Stelle
O mais completo site sobre a Divina Comédia em português
(estudos, textos original e traduzido, referências, links, ilustrações)

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. Raíssa Romero25/9/21 12:59

    Belo texto sobre a Divina Comédia de Dante. Mostra de maneira sublime e rica em detalhes sobre a obra do escritor italiano, e a viagem de Dante passando pelo Inferno e purgatório, até chegar ao céu, um lugar angelical e livre de qualquer pecado. Mostra também que para conseguir um lugar no paraíso, primeiro é necessário que nos arrependamos dos nossos pecados e estejamos dispostos à mudar para ter uma vida mais digna e mais acolhedora, e, principalmente, próxima de Deus!

    ResponderExcluir

leia também