As pessoas se dividem entre as que gostam e as que não gostam de carnaval. Estou no primeiro grupo. Adoro a festa. Desde criança. Não pe...

Confete & Serpentina

nostalgia carnaval marchinhas frevo paraiba baile clube
As pessoas se dividem entre as que gostam e as que não gostam de carnaval. Estou no primeiro grupo. Adoro a festa. Desde criança. Não perdia uma matinê do Cabo Branco e Astréa, como os netos de Martinho Moreira Franco, nem as matinais da AABB. E depois o próprio Carnaval dos Clubes que, só aos 14 anos papai permitiu que eu fosse. Saía com a orquestra. E frevava sem parar. Na base do guaraná, e depois do Rum com Coca. Corso, Ala Ursa, não podia ver um bombo e já saia atrás.

nostalgia carnaval marchinhas frevo paraiba baile clube
E os frevos (o ritmo mais lindo!) e baterias de escolas de samba, me fazem tremer até hoje. Depois, fiquei de fora. Casamento muito cedo e companheiros avessos aos carnavais, a gente dançava conforme a música, digo o marido! Veio a época de acampar em praias que começavam a fazer sucesso: Baía Formosa, Pipa, Sagi, Praia do Francês, Canoa Quebrada – bati tudo, com amigos e companhias de alvoroços.

Depois foram as ladeiras de Olinda no começo dos anos 80 e a minha felicidade suprema. Tudo que eu queria no Eu Acho é Pouco, e Siri na Lata! Ladeiras, liberdade, maracatus com seus zumbidos estranhos da Zona da Mata. Eu me perdia no des-Amparo! Casa de Roberto Lúcio e Cláudia, amigos da vida, com outros tantos amigos que, com caras de purpurina, saíamos da Casa do artista plástico, Samico (in memoriam), rumo a sabe-se-Deus-onde. Cumpri todas as agendas.


Aí chegou o Folia de Rua que nem nome tinha – fui precursora das Muriçocas, Cafuçus e Piabas. Mas também saía nas Virgens, do Bar Convívio a ver os amigos, literalmente soltarem a franga. Pablo Vittar? ainda não existia. Nem Sertanejo, com as Gracias da Vida. Nas Muriçocas foram quase 30 anos. De carroças e pés no chão. Nos últimos anos, me excedi no Urso Amigo Batucada. Depois peguei as marchinhas das Raparigas de Chico por mais três anos e ano passado, ainda fui no Doido é Doido! Pronto, estava cumprida a minha vida de folia.


Fantasias? Foram muitas. Com e sem apropriação cultural. Palhaço e Pierrot eram as minhas preferidas, pra rir e pra chorar. E sozinha. Sempre sozinha. Apesar do Carnaval ser uma festa coletiva, eu, na contramão, sempre gostei de ir sozinha. Logo cedo percebi que não tinha parceiros foliões e calmos para me acompanharem. Marido e mulher foliã? Taí uma equação que não dava certo. E quanto mais multidão na Avenida, melhor. Chegava na praia feliz, pegava o beco e ia pra casa, e tome trabalho pra tirar o glitter! Sim, Carnaval tem que ter fantasia e cara pintada. Um outro Eu que aparece, fazendo de conta que a gente mudou de pele, e que podemos tudo.


Hoje, me recolho à minha insignificância... e explico. Continuo foliã e gostando do ziriguidum. Mas as limitações aparecem, como o calor e a energia em excesso. O corpo reclama e, como não gosto de dar olhadinha em nada, fico cabreira e não brinco mais nos blocos. Acompanho na TV o riscado. Desfiles, os milhares de blocos Brasil afora, e continuo achando o Carnaval uma festa que continuará linda e extravagante. Imaginem depois da pandemia...


Hoje mando um beijo para As Calungas, um bloco de percussão composto de mulheres e que eu, ah! como queria, estar ali batendo lata, tamborim, o que fosse. Nasci pra ritmista! Na Noruega, com certeza! Pois, nesse forno de calor que estamos a viver neste verão o meu baticum tem sido outro. Mas, como a natureza das coisas, tenho medo daquela fábula do escorpião que não muda a sua, nem mesmo quando a sua vida está em perigo. Quem sabe a minha natureza de carnavalesca ainda está aqui, pulsante...

Não brincar Carnaval pode ser tão libertador quanto brincar! Mas só até ouvir o bombo da esquina...



COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. Acabo de ler um artigo do Petrônio Souto falando de saudade dos tempos em que as famílias se reuniam na sala de jantar..Os dois- percebe-se - com grandes passados que não tive. Os dois escrevendo divinamente bem.

    ResponderExcluir

leia também