Em 31 de março de 1685, de acordo com o calendário gregoriano, nascia Johann Sebastian Bach, compositor de dimensão monumental reco...

Nos caminhos de Bach

Em 31 de março de 1685, de acordo com o calendário gregoriano, nascia Johann Sebastian Bach, compositor de dimensão monumental reconhecida mundialmente. Além de numerosa e diversificada, sua obra tornou-se símbolo do estilo barroco, inspirando e influenciando muitos compositores de seu período e dos séculos seguintes.

Bach nasceu em Eisenach, uma pequena cidade situada no estado da Turíngia, Alemanha, em uma região com atmosfera predominantemente campestre.
EisenachCR
Sua casa é hoje um museu com interior muito bem preservado, vários cômodos e a mobília que retratam o modo de vida da família do compositor.

A vida de Bach foi marcada por mudanças de moradia. Além do local de seu nascimento, ele viveu também em Ohrdruf, Lüneburg, Arnstadt, Mühlhausen, Köthen, Weimar e Leipzig, sendo esta a cidade que tem a maior importância em sua vida. Afinal, foi onde ele compôs grande parte de sua obra, entre cantatas, missa, motetos, e também onde exerceu os cargos de mestre do coral e professor.

A virtuosidade é uma característica que se estende pelas ruas de Leipzig, lugar impregnado de um expressivo passado cultural. A história da arte ainda pulsa com muita força em todos os recantos, sobretudo na eloquente homenagem que presta ao grande músico alemão, o seu mais notável personagem.

Convidamos os leitores a assistir a um vídeo que produzimos percorrendo os caminhos onde Bach semeou sua obra inigualável.



COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE

leia também