Desde o século passado as nações se reúnem periodicamente para debater o futuro do planeta e de todas as suas espécies. Neste contexto, as mudanças do clima passaram a ser encaradas pelo que de fato são: uma crise criada pela ação extrativista do homem com impactos em todas as camadas sociais.
Década após década, relatórios foram conduzidos por diversas ciências, contribuindo com informações verificadas, baseadas em evidências, para se entender como o processo científico-tecnológico — a partir do ponto em que estamos —, pode criar oportunidades para frear os efeitos extremos do clima.
WPBat
Calor, frio, chuvas e secas impactam todo o tecido social, pois dependemos do clima para a produção de alimentos, para a sobrevivência e para o bem-estar em nossa morada.
Unsp
O Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática, criado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, apontou em 2013 que a ação direta do homem na continuidade do uso de combustíveis fósseis deve ser refreada para uma nova perspectiva: a das energias renováveis. Isto a partir de um plano de transição ecológica que possa permitir que as futuras gerações ainda tenham um planeta para habitar.
Os espíritas têm um papel na mudança desta história. A partir dos ensinamentos da Boa-Nova do Cristo à luz da Doutrina Espírita, fica claro que temos uma função social centrada no amor e na fraternidade, construindo as bases para um mundo mais justo e feliz.
WPBat
Em sua misericórdia e bondade, Deus nos fornece ferramentas para entender o meio em que estamos e a refletir sobre nossos hábitos, adotando comportamentos alinhados com a Lei de Amor, de Justiça, de Conservação do meio físico e espiritual, conforme organizado por Kardec em O livro dos espíritos. A mudança está nas pequenas tomadas de decisão em nossas rotinas. Juntos podemos fazer uma grande diferença!
E você, como tem contribuído para a sustentabilidade do Planeta?