Cabisbaixa, a moça se afasta do caixa da farmácia sem se sentir autorizada a apanhar e poder sair com a pequena sacola de compras. Recolhe l...

O mais curto dos romances

ambiente de leitura carlos romero cronica conto poesia narrativa pauta cultural literatura paraibana gonzaga rodrigues cartao de credito rejeitado constrangimento humilhacao tristeza
Cabisbaixa, a moça se afasta do caixa da farmácia sem se sentir autorizada a apanhar e poder sair com a pequena sacola de compras. Recolhe lentamente o cartão da máquina, olha receosa as pessoas da fila — eu e uma outra — e sai meio sem jeito, sem fazer ideia do constrangimento mudo e surdo em que nos deixava.

Entreolhamo-nos, sentindo o que se passava, eu e a vizinha atrás de mim.

ambiente de leitura carlos romero cronica conto poesia narrativa pauta cultural literatura paraibana gonzaga rodrigues cartao de credito rejeitado constrangimento humilhacao tristeza
Eduardo Soares
E me vi sentindo raiva da outra moça, a do caixa, apenas (quero crer) pelo que ela simbolizou naquele instante cinzento de cinema mudo.

Nisso, a lembrança (essa intrusa instantânea) traz de volta coisa mais ou menos semelhante, num tempo em que esse gênero de veto, de desabono, irrompia grosseiro do caixa em voz alta, sem o silêncio conveniente do sistema que rejeitou o cartãozinho eletrônico da cliente destes dias.

A prima, em minha companhia, pela segunda ou terceira vez fora tentar o resgate do trancelim com medalha de ouro que a mãe dela desenfurnara do escaninho mais escuro para remir a sobrinha, verdadeira filha, posta em apuros por uma arte do filho adolescente em seu primeiro emprego. O caixa, um velhote, não estava nos seus melhores dias. E tratou a prima com zanga suficiente para maltratar a fila inteira, que não era pequena. Foi no tempo em que o DSEC, antiga repartição da luz, apitava para toda a minha rua quando baixava de alicate no fio de minha casa, na Torre. Faltava-me moral, então, para mandá-lo ao que me chegou à boca. E saímos sob o peso denso, acabrunhante, dos olhares, alguns baixos como o nosso, de todo uma fila.

A moça de agora teve mais sorte. Tudo se passou numa transação mal sucedida, mas sem rumores, abafada pelo silêncio da eletrônica e o olhar sem censura de apenas dois circunstantes.

É um nada, uma rotina das mais comuns, mas nunca do lado de dentro da moça, da minha prima, que já não deve se recordar mais disso.

ambiente de leitura carlos romero cronica conto poesia narrativa pauta cultural literatura paraibana gonzaga rodrigues cartao de credito rejeitado constrangimento humilhacao tristeza
Eduardo Soares
Numa crônica de Álvaro Moreira, de “O dia nos olhos” (1955), há um concurso na América do Norte para premiar o romance mais curto do mundo. Fora premiado este anúncio que saíra num jornal de Nova Iorque:


“Vende-se um berço quase novo, com umas roupinhas de crianças”.

E o cronista pródigo de humor poético e de escrita simples, em linguagem cristã de jesuíta bem humorado, entra com a sua achega no concurso: “Li depois uma lista de penhores não retirados, que iam ser postos em leilão pela Caixa Econômica. Que romances curtos! Que longos romances! – 1 colcha, 4 fronhas e 2 panos bordados. 1 casaco e 2 saias azul e cinza em bom estado. 1 fita de seda com uma medalha de prata. 1 violino com arco e estojo. 1 xale de seda branca. Anéis, colares, canetas-tinteiro ... tudo no estado.”

"Pobre estado! Nunca li nada tão doloroso". – finaliza esse grande leitor e intérprete da beleza humana e de seus dramas angelicamente percebidos, fosse através do teatro, da crônica, da poesia, mas num estilo só dele e de mais ninguém até hoje neste país de tantos poetas e escritores.


Gonzaga Rodrigues é escritor e membro da APL


COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. Gonzaga, eternamente Gonzaga...
    Qual é a tua uva, que não pára de amadurecer?!?

    ResponderExcluir

leia também