Cedo ainda da tarde, de volta pra casa, dou com as vistas num pichamento grosseiro, do pior mau gosto, na parede que ostentava a logomarca ...

O tiro no pé

ambiente de leitura carlos romero cronica conto poesia narrativa pauta cultural literatura paraibana gonzaga rodrigues jornal o norte historia jornalismo paraibano diarios associados Aluisio Moura evandro da nobrega
Cedo ainda da tarde, de volta pra casa, dou com as vistas num pichamento grosseiro, do pior mau gosto, na parede que ostentava a logomarca do jornal O NORTE. Paro sem querer, o olhar no estrago a puxar pelo olhar mais generoso.

Sem dono, cercado de basculho, o mato cobrindo uma colmeia de muitos significados, e eu me vendo de repente no ânimo de cinquenta anos atrás, indo e vindo a medir o terreno de fruteiras que teríamos de derrubar, como se fosse para mim, destinado à sede moderna do futuro jornal em off set.

Tanto tempo, tantas águas, que Já não fazia as contas disso. E agora a reprise batendo forte, muito mais rica de significados que a daquele instante em ação.

Havia uns três ou quatro anos, precisamente em 1970, o jornal saíra da lanterninha dos 600 exemplares para se equipar “ao nível da demanda” alcançada vertiginosamente, posto assim no relatório do executor e entusiasta do projeto, o jornalista Ari Cunha, vindo do Correio Brasiliense, de que era editor, para essa estada que se tornara costumeira.

Era o salto de qualidade dado pelo jornal, confiado no Natal de 1965, a Aluisio Moura, vindo do Diário de Pernambuco para formar uma equipe que não havia de oferecer outro resultado: Evandro Nóbrega, Hélio Zenaide, Wills e Teócrito Leal, Juarez Felix, Nathanael Alves, Luiz Augusto Crispim, Martinho Moreira Franco, Erialdo Pereira, Cecilio Batista, Barroso Filho, Jarbas Barbosa, Cabral, o escriba que assina, gente de uma redação que não via hora nem sacrifício, todos no jogo e na torcida. Veio Orlando Mota, embaixador de O Jornal, para nos enquadrar no sistema dos diários da cadeia e voltou enquadrado e feliz. Veio Calmon, braço forte de Chatô, que se hospedava na casa do primo João Medeiros e, dessa vez, se orienta na manchete do seu jornal: “Pode vir que tem hotel” – inaugurava-se o Hotel Tambaú.

A piche grosseira, o lixo, o mato brabo, uns restos de lataria e caixa velha cobrindo toda uma obra de inteligência e paixão “a serviço da Paraíba”. Era a divisa idealista dos fundadores de 1908, frustrados com o fechamento de 1930, reaberto em 1950 para a campanha de José Américo, ali atingida em seu ponto mais extensivo e alto.

Baixo a cabeça, desço o olhar até os pés, desabados dos pedais, e me pergunto se valeu a pena. “Claro que valeu, seu Gonzaga!” – é o que me faz ouvir a lembrança reflexa de Evandro Dantas da Nobrega, o mais fiel de todos nós, nascido em O Norte e nele contido em todos os pequenos e grandes momentos.

“Valeu, seu Gonzaga, a Paraíba sabe que valeu”. É ainda essa voz mais autorizada.

O que fez O NORTE, emulando com os demais, está na nota da Veja desta semana: “João Pessoa lidera (com 64%) o índice de leitores do Brasil”. É obra de tempo, obra de conjunto ou de emulação entre os Biu Ramos que faziam o Correio e os Evandro que simbolizam O NORTE, todos se somando à centenária A UNIÃO.

O que está no lixo, hoje, é obra do condomínio, único tiro no pé na biografia de Chateaubriand.


Gonzaga Rodrigues é escritor e membro da APL


COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. Parabéns👏🏻👏🏻👏🏻 Gonzaga Rodrigues❗Excelente texto.
    Paulo Roberto Rocha

    ResponderExcluir
  2. Gonzaga é um profissional de peso do nosso tão fragilizado jornalismo paraibano.

    ResponderExcluir
  3. E isto mesmo, caríssimo Gonzaga (pena não mais poder tratá-lo pelo apelido que bem demonstrava o carinho que nós, pouco mais novos nas lides do jornal, o tratávamos).
    Foram tempos áureos, dos quais O Norte assumiu a liderança, com o seu ingresso na modernidade do jornalismo de então, bem demonstrado em pedra e cal que hoje vemos como ruínas dolorosas.
    Não há dúvidas, Gonzaga, que o seu pranto de saudade é de todos nós.

    ResponderExcluir

leia também