Aos amigos Heloísa Arcoverde de Morais e João Leonardo Ribeiro de Morais (irmãos de Luciano) O meu compadre e amigo Luciano Morais,...

O meu compadre Luciano Morais

literatura paraibana luciano morais valor amizade sergio castro pinto
Aos amigos Heloísa Arcoverde de Morais e João Leonardo Ribeiro de Morais (irmãos de Luciano)

O meu compadre e amigo Luciano Morais, menino impossível e azougado, foi cremado nesta segunda-feira, dia 14 de junho de 2021, na cidade do Recife.

Os que o conheceram apenas superficialmente tinham tudo para julgá-lo um extrovertido, um sujeito que, sem avareza, sem parcimônia, se gastava de dentro para fora. No entanto, o homem da piada pronta, da resposta precisa, disfarçava o tímido que ele sempre foi e que aparecia de corpo inteiro quando se via obrigado a cumprir um script. Nessas circunstâncias, o meu compadre não desempenhava o papel que, inadvertidamente, alguns desejavam que ele cumprisse, pois, insurrecto, insubmisso, tudo o que atravancasse o seu caminho,
a sua trajetória pessoal, espontânea, enfim, tudo o que o desviasse do seu roteiro, do seu percurso, para ser outro que não ele, o meu compadre simplesmente rejeitava com a intrépida força de sua timidez e da sua personalidade: “Não, não vou por aí! / Só vou por onde me levam os meus próprios passos”.

Em mais de cinquenta anos de amizade – Luciano, inclusive, é padrinho de minha filha caçula, Maria Carolina –, jamais ouvi dele qualquer sentimento de autocomiseração. E pelo que escutei dos familiares e amigos que lhe prestaram assistência, continuou assim enquanto a “iniludível”, a “indesejada das gentes”, movia-lhe tenazmente o cerco. Levou-o no último domingo, 13 de junho, dia de Santo Antônio.

Por mais que Luciano tenha “lavrado o campo” e deixado “a casa limpa, / A mesa posta, / Com cada coisa em seu lugar”, o vazio de sua ausência há de se fazer sentir para todo o sempre, até mesmo pelo fato de não mais poder mudar as coisas de lugar ao seu talante e bel-prazer.

Estou a me recordar da casa de número 144, da Avenida Pedro I, de Dr. Luciano e de Dona Carminha – pais de Luciano –, que, quando adolescente, eu julgava impregnada de eternidade. Foi um núcleo de convergência e de divergências de toda uma geração, cujas discussões acaloradas sobre os festivais de música, Beatles, política, ditadura etc., eram sempre acompanhadas pelos acordes do violão de Dodó*
Apelido de João Leonardo Ribeiro de Morais, irmão de Luciano.
e de Marcus Vinícius, que compunham a trilha sonora de todos nós, empenhados em cartografar os destinos do mundo movidos pela crença inabalável de que éramos sujeitos da história e donos do nosso nariz e destino. Ah, como o poema “Memória”, de Drummond, reconstitui essa época, os tempos idos e vividos: “Amar o perdido/ deixa confundido/ este coração. // Nada vale o olvido/ contra o sem sentido/ apelo do Não. // As coisas tangíveis/ tornam-se insensíveis/ à palma da mão. //Mas as coisas findas, / muito mais que lindas, / essas ficarão”.

Se há pessoas ligadas à vida por tênues, frágeis e quase imperceptíveis fios, outras o são por correntes inquebrantáveis, tal o modo e a maneira como se prendem ao cotidiano, ao dia a dia, mesmo quando no derradeiro frêmito de vida sobre a terra: “Paguem o galo que eu fiquei devendo a Asclépio! ”, disse Sócrates, num último suspiro, mas ainda visceral e organicamente ligado às coisas terrenas.

Tão irrequieto e preso à vida era Luciano, que jamais o imaginei morto. E ainda hoje não o imagino, pois me custa acreditar que, a exemplo de Rosa, Tomásia, Totônio Rodrigues e outros personagens do poema bandeiriano, ele esteja dormindo profundamente. Não, absolutamente não, de alguma forma creio-o prestes a concluir o gesto interrompido, a retomar a palavra silenciada para, enfim, se recompor e dizer que fora apenas um susto que pensara pregar nos familiares e amigos. E isto é lá brincadeira que se tire, compadre Luciano! Porra!

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. … e assim a alma da gente vai virando tábua de pirulito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Lacet. Viver é acumular os mortos queridos. Abraços.

      Excluir
  2. Linda homenagem, Sergio. É mesmo difícil acreditar que meu tio "Ciano" nos tenha deixado, e levado da vida toda a alegria que ele representava. Tenho certeza que ela resiste, a alegria, em meio à necessária tristeza da perda. Como se dizia: Tio Ciano, Presente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. presente! pois é paulinho, difícil imaginar luciano morto. vou reelaborar esse texto - escrito sob a égide da emoção - para publicar no meu próximo livro. obrigado pelas palavras. obrigado, paulinho, abraço afetuoso.

      Excluir
  3. Sérgio, linda crônica. Emocionou-me muito, pois os laços familiares que nos ligavam permitiram-me ótimos momentos de convivência com Ciano e todos os que você cita, reunidos no terraço da avenida D. Pedro I.
    Ah! Saudades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ótimos momentos, raquel. vou publicar esse texto no meu próximo livro, mas, para tanto, vou reelaborá-lo, pois escrevi sob a égide da emoção e de um só jato para atender o prazo do jornal. luciano sempre estará presente. abraços em você e em arael.

      Excluir
  4. Sérgio, escrevo para criticar um colega seu, o Drummond, quanto ele diz " abre o vidro de loção e abafa o insuportável cheiro da memória" Que nada,agora, junta -se às " história de Petrônio", as histórias de Luciano. Meu cunhado- irmão muito amado de quem eu vivi a adolescência de vocês, sem ter vivido. Coisas de Ciano! Eu abro o vidro de loção e sinto o cheiro de Jasmim Laranja que me leva de volta ao cheiro bom da casa de meu avô Chico Nitão em Itaporanga. Um dia iremos todos lá e dessa vez estarei presente. Vamos ver vocês tocarem fogo no meu sertão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estou com você, amigo, nada melhor do que o cheiro, o odor, para instigar as lembranças a incursionarem em busca do tempo perdido, como você o faz agora com o cheiro de jasmim laranjeira para reconstituir a casa do seu avô. luciano foi e é uma figura. perdemos um grande amigo. parabéns pelo texto poético. abraço afetuoso.

      Excluir

leia também