Samantha, a Feiticeira, quem não lembra dela? Por décadas, alegrou os dias de muita gente, em partes diversas do mundo, o que inclu...

A Feiticeira

feiticeira nostalgia
feiticeira nostalgia
Samantha, a Feiticeira, quem não lembra dela? Por décadas, alegrou os dias de muita gente, em partes diversas do mundo, o que incluía este Brasil imenso. Com uma mexidinha no nariz a moça era capaz de resolver qualquer problema, fosse seu próprio, ou daqueles dos quais gostasse.

Dick York (James) e Elizabeth Montgomery (Samantha)
Apaixonou-se por um mortal, o publicitário James, um sujeito ético e honesto a quem prometera levar a vida como ela é, ou seja, com as atribulações e os afazeres, também, de uma dona de casa comum às voltas com a limpeza de cômodos, pratos, móveis, roupas e, ainda, com os cuidados da filha pequena, tão feiticeira como ela, como logo se descobriria.

Boa parte dos problemas de Samantha consistia em anular os feitiços que a mãe, a terrível Endora (encarnada por Agnees Moorehead), lançava sobre um James ingênuo e indefeso. Mas a sogra não era a única fonte de atribulação do moço. Havia, ainda, a aperreá-lo o patrão, o inescrupuloso Larry (David White).

A série tornou a atriz Elizabeth Montgomery e o restante do elenco mundialmente famosos. Transmitida de 1964 a 1972, recebeu quatro indicações para o Globo de Ouro e para 22 prêmios Emmy. O personagem “James” teve dois intérpretes: Dick York (nas cinco primeiras temporadas) e Dick Sargent (nas três últimas).

Dick Sargent (James) e Elizabeth Montgomery (Samantha)
Seus horários na tevê eram o momento de pausa nos afazeres diários para o aconchego das famílias na sala de visitas, nicho sagrado dos velhos e pesados aparelhos de válvulas. Para muitos entre nós, lembrar disso é recordar, sem dúvida, o convívio com pai, mãe e irmãos reunidos no tapete e no sofá.

Nos melhores dias de Samantha, Jeannie também era um Gênio, Daniel Boone desbravava as pradarias, havia os Perdidos no Espaço e os que percorriam o Túnel do Tempo. O gato Manda-Chuva mandava no horário infantil e dividia prestígio com Pernalonga, Scooby-Doo, os Flintstones e a turma da Corrida Maluca.


O Império do besteirol, com estúdios nos States, inundava, então, todo o Ocidente com seus filmes, séries e desenhos, como, aliás, ocorre até hoje. A todo instante, as propagandas na tevê vendiam Fuscas e Opalas, produtos da Colgate e da Walita, televisores Colorado de 20 polegadas, tecidos Tergal e drops Dulcora. Os jatos da Pan Am ainda levavam as pessoas a 85 grandes cidades brasileiras. “Cento e 96 vezes por dia, um avião nosso decola ou aterriza em algum ponto do planeta”, dizia a publicidade da empresa criada em 1927 e fechada em 1991. Foi a primeira companhia aérea a ligar o Brasil à América do Norte e, ao que se dizia, era mais influente do que o governo dos Estados Unidos, país onde nasceu, em certos lugares.

feiticeira nostalgia
feiticeira nostalgia
feiticeira nostalgia

Ah, sim, Elizabeth Montgomery (filha dos atores Robert Montgomery e Elizabeth Allen) foi morta por um câncer na primavera de 1995, aos 62 anos de idade. Dick York, cinco anos mais velho, foi-se em 1992. Pois é, o tempo é cruel e não adianta torcer o nariz.

A propósito, um amigo acaba de me avisar que a série pode ser assistida, ainda hoje, 24 horas por dia, por quem acesse a Pluto TV, o serviço ViacomCBS, da Paramount, que reúne conteúdos acessíveis pela smart TV, navegador, ou celulares. Façam disso bom proveito, então, os simplesmente curiosos e os mortos de saudade.



COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. Boas lembranças e ótimo texto, Frutuoso. Parabéns. Francisco Gil Messias.

    ResponderExcluir

leia também