Atualmente, existe uma proposital inversão na definição dos conceitos de “progressista” e “conservador”, que vêm sendo erroneamente utilizados para classificar as pessoas de acordo com seus ideais e posições políticas.
São chamados de conservadores aqueles que defendem a igualdade; as liberdades econômica, individual e de expressão; a família como base da sociedade; o cristianismo como caminho para o progresso espiritual; o direito à vida desde a concepção; o direito ao patrimônio, desde que conquistado legalmente; entre outros princípios.
GD'Art
Marx e Lênin GD'Art
É pelo progresso intelectual que o homem adquire conhecimentos científicos e melhora as condições materiais da humanidade. Os avanços da ciência em todos os ramos devem-se ao progresso intelectual.
O progresso moral é aquele responsável pelo comportamento humano em relação a si mesmo e à convivência em sociedade.
GD'Art
Progresso moral é a melhoria contínua dos padrões éticos, princípios e comportamentos de uma sociedade ou indivíduo ao longo do tempo, resultando na substituição de códigos morais ou práticas inferiores por outros considerados moralmente superiores. Ele se manifesta através do avanço no entendimento do bem e do mal, que permite o uso mais responsável do livre-arbítrio, conduzindo à harmonia entre interesses individuais e coletivos, bem como à busca pela verdadeira felicidade e pela libertação espiritual, como visto em concepções filosóficas e espiritistas.
GD'Art
Queda do Muro de Berlim (1989) Lear 21
Perseguir a religiosidade, zombando e desrespeitando a figura de Jesus publicamente, seria uma atitude progressista?
Performance carnavalesca "Jesus de fio-dental" ▪️ Bloco da Laje (RS) Bloco da Laje
É verdade que uma sociedade baseada no conceito socialista de igualdade de direitos, em que todos tenham dignidade como cidadãos ao ter acesso a alimento, moradia, saúde, cultura e lazer, é o ideal que devemos perseguir como cristãos. E sim, o bem comum deve estar acima do individualismo. Porém, os modelos socialistas pregam tais ideias, mas não as vivenciam. Pelo contrário: rebaixam todos à pobreza, enquanto seus líderes vivem como nababos. Esse ideal só será alcançado através da educação e da moral do Cristo — e isso não se implanta por meio da violência, do ódio ou da corrupção.
Então, quem são os verdadeiros progressistas?
Usemos o nosso livre-arbítrio e nossa consciência para decidir o que é melhor para a nossa sociedade. Não nos deixemos levar pelos falsos profetas e sua cantiga de sereia.