Nessas pinturas, o artista ucraniano Oleg Shuplyak, mestre nas imagens com ilusão de ótica, retrata personagens ilustres da história, com...

Pinturas com ilusão de ótica

pinturas ilusao otica ambiente de leitura carlos romero

Nessas pinturas, o artista ucraniano Oleg Shuplyak, mestre nas imagens com ilusão de ótica, retrata personagens ilustres da história, compondo os seus rostos e silhuetas em meio a paisagens bucólicas ou surreais (clique nos nomes para ver as respectivas biografias na Wikipedia).

Um agricultor prepara sementes em um campo de trigo, enquanto observa uma jovem dama passear pela estrada de ciprestes, que foram pincelados com o estilo impressionista do genial Vincent Van Gogh.


Uma mulher mergulha na leitura em um banquinho próximo ao arco da cidadela, sem perceber o que ocorre em sua volta, e sem se dar conta que sua exata posição, misturada ao contorno campesino, compõe o perfil do pai da Teoria da Evolução, o biólogo inglês Charles Darwin.


O anjo do bem e o anjo do mau tentam incutir suas respectivas inspirações a um garotinho inglês, nascido em Liverpool, que estuda suas primeiras lições de violão. O nome do garoto é John Lennon.


Com uma expressão entediada, uma senhora de cabelos longos, sentada em uma grande poltrona, finge estar lendo enquanto aguarda o marido que já está uma hora atrasado. A luva na mesa é dobrada de tal modo que faz lembrar os famosos relógios derretidos do maior expoente da pintura surrealista: o espanhol Salvador Dalí.


Jovem casal, em cenário onírico, deixa-se levar por jogos sensuais. A cena remete ao famoso pai da psicanálise, o austríaco Sigmund Freud.


Nesta cena um tanto grotesca, o irmão invejoso ataca o Czar do império russo para roubar-lhe o trono. Esse episódio faz lembrar a história do sanguinolento e cruel imperador Ivan, o Terrível.


Jovem pintor retrata a paisagem ao seu redor em uma posição que parece muito incômoda: de joelhos, em cima de uma pedra. Deve ser assim que o artista, cheio de desafios, encara a sua vida, pois este é o auto-retrato do próprio Oleg Shuplyak.


Se você curte imagens com ilusão de ótica, não deixe de visitar o seguinte post:
Desenhos 3D feitos nas ruas
COMPARTILHE
comente via facebook
COMENTE

leia também