O filósofo holandês Baruch Spinoza (1632 - 1677), em seu livro Ética (1677), apresenta, no capítulo I (Sobre a Religião e o Estado) t...

Deus segundo Spinoza

O filósofo holandês Baruch Spinoza (1632 - 1677), em seu livro Ética (1677), apresenta, no capítulo I (Sobre a Religião e o Estado) três teses fundamentais relacionadas a Deus. A primeira é a tese da substância, que estrutura a existência de todos os fenômenos e acontecimentos. A segunda é a tese do atributo, que representa a essência divina, componente da substância. Por último, a tese do modo, que se refere a tudo que existe e assume uma forma característica qualquer, como os fenômenos e situações do cotidiano.

Deus, para Spinoza, é o único motivo da existência de todas as coisas. Deus é a substância única e nenhuma outra realidade existe fora de Deus. Dele surgem todos os outros elementos. Deus existe em si e foi gerado por si, para existir. Ele não necessita de nenhuma outra realidade. A essência de Deus pressupõe a sua existência. A substância divina é infinita e não é limitada por nenhuma outra. Ela é a causa de todas as coisas existentes, as quais, por consequência, são manifestações de Deus. Assim, tudo o que existe é uma forma de Deus, seguindo as leis da natureza e respeitando a possibilidade de agir com vontade própria. Na natureza tudo é perfeito, pois tudo vem de Deus e é parte Dele.

Spinoza expressou sua opinião sobre Deus desta maneira:

“Deixe de orar e se lamentar! O que desejo é que você saia pelo mundo e desfrute da vida. Aproveite, cante, divirta-se e desfrute de tudo o que criei para você. Deixe de frequentar aqueles templos sinistros, sombrios e gelados que você mesmo construiu e considera a minha morada! Minha morada é nas montanhas, nas florestas,
nos rios, nos lagos, nas praias, onde vivo e expresso Amor por você.

Pare de Me atribuir a culpa da sua vida desafortunada! Eu nunca disse que há algo de errado em você, que é um pecador, ou que sua sexualidade seja algo negativo. O sexo é um presente que lhe dei e através dele você pode expressar amor, êxtase, alegria. Portanto, não Me culpe por todas as crenças impostas a você.

Interrompa a leitura desses supostos textos sagrados que não têm relação alguma Comigo! Se você não consegue me encontrar em um nascer do sol, numa paisagem, no olhar dos seus amigos, nos olhos do seu pequeno filho, então não irá Me encontrar em nenhum livro.

Confie em Mim e pare de Me fazer pedidos! Você vai Me dizer como fazer o meu trabalho?

Deixe de ter medo de Mim! Eu não o julgo, não o critico, não Me irrito, não o incomodo, não o castigo. Eu sou puro Amor.

Pare de Me pedir desculpas! Não há nada a perdoar. Se Eu o fiz, fui Eu que despertei em você paixões, limitações, prazeres, sentimentos, necessidades, contradições, livre-arbítrio. Como posso culpá-lo por responder ao que Eu coloquei em você? Como posso puni-lo por ser como é, se fui Eu quem o fez?

Imaginar que Eu poderia criar um lugar para queimar todos os meus filhos que se comportam mal pelo resto da eternidade? Que Deus faria isso? Esqueça qualquer tipo de mandamento, qualquer tipo de lei, que são estratégias para manipulá-lo, controlá-lo, apenas geram culpa em você!

Respeite o seu próximo e não faça ao outro o que não quer para si mesmo! Preste atenção na sua vida, que o seu estado de alerta seja o seu guia!

Esta vida não é um teste, nem um degrau, nem um passo no caminho, nem um ensaio, nem um prelúdio para o paraíso. Esta vida é apenas o que existe aqui e agora, e apenas o que você precisa.

Eu o criei completamente livre. Não há prêmios, nem punições. Não há pecados nem virtudes. Ninguém vence uma partida. Ninguém leva um registro. Você é totalmente livre para transformar sua vida em um paraíso ou em um inferno.

Não posso dizer se há algo após esta vida, mas posso dar um conselho: Viva como se não houvesse, como se esta fosse sua única chance de desfrutar, amar, existir. Assim, se não houver nada, você terá aproveitado a oportunidade que lhe dei.

E, se houver algo, tenha certeza de que não perguntarei se você foi comportado ou não. Vou perguntar se você gostou, s
e se divertiu, do que mais gostou, o que aprendeu.

Pare de acreditar em Mim! Acreditar é supor, adivinhar, imaginar. Não quero que você acredite em Mim, quero que me sinta em você. Quero que Me sinta em você quando beija sua amada, quando agasalha sua filhinha, quando acaricia seu cachorro, quando toma banho de mar.

Pare de Me elogiar! Que tipo de Deus egocêntrico você acha que Eu sou? Fico irritado quando Me elogiam. Cansa-Me quando Me agradecem. Você se sente grato? Demonstre-o cuidando de você, da sua saúde, das suas relações, do mundo. Sente-se olhado, surpreendido? Expresse sua alegria! Esse é um jeito de Me louvar.

Pare de complicar as coisas e de repetir o que o ensinaram sobre Mim! A única certeza é que você está aqui, que está vivo e que este mundo está cheio de maravilhas.

Para que precisa de mais milagres? Para que tantas explicações? Não Me procure fora. Não me acharás. Procure-Me dentro de você. É aí que estou pulsando em você.”


COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE

leia também