As cores! Que seria da vida sem elas?... Teve razão o grande Goethe quando dedicou grande parte de sua existência ao estudo das cores. E c...

A linguagem das cores

cores terapia ambiente de leitura carlos romero
As cores! Que seria da vida sem elas?... Teve razão o grande Goethe quando dedicou grande parte de sua existência ao estudo das cores. E como ele soube adorá-las e amá-las!

Mas a beleza das cores está na sua diversidade. Já imaginou o mundo com uma cor única? Que monotonia! O mundo vestido só de branco, só de verde, só de amarelo, só de preto, e assim por diante. Deus soube vestir magnificamente o nosso mundo. É verdade que ele carregou mais no verde e azul. Veja o céu, o mar, os lagos e a nossa vegetação. O verde é a cor da esperança. E o azul? É a cor da espiritualidade, do Infinito. O astronauta russo ficou besta quando viu o nosso planta, lá de cima de sua astronave. E gritou: “A Terra é azul”.

O vermelho é a cor do alerta, do perigo, da vida. Lembrar que Deus fez o nosso sangue vermelho, justamente, para chamar a atenção. E ninguém pense que tem “sangue azul”. Mas já imaginaram se o sangue fosse transparente, da cor da água? E o sinal vermelho do trânsito, despertando a nossa atenção?!

Aliás, sobre o vermelho, sabe o leitor que certo acupunturista disse que minha cor deveria ser a vermelha. Ela ajudaria no meu equilíbrio fisiológico, segundoa cromoterapia. O vermelho é a cor da vida.

E o que dizer da cor roxa? Muito triste, não leitor? E a branca? Esta simboliza a pureza. Daí as batas dos médicos, cirurgiões, enfermeiros e enfermeiras serem brancas. Esta cor esconde mostra logo qualquer sujeira. Mas isso não quer dizer que a cor negra seja suja, pois a sujeira depende de quem a vestiu. A cor negra apenas esconde mais o que está sujo.

Os padres outrora usavam batinas pretas. O preto é símbolo de solenidade, de introspecção. A noite se veste de cor negra, cujas estrelas não conseguem apagá-la. As vestes dos homens da Justiça são pretas, e, outrora, as pessoas usavam luto preto. As viúvas, coitadas, tinham que o usar o chamado luto fechado. Costume que, hoje, praticamente está fora de moda. Afinal, o sentimento não está na vestimenta, sim no coração.

E o amarelo? Dizem que é a cor do desespero. Não sei a razão. Deus soube muito bem vestir o mundo das mais variadas cores. E fez esta exposição no arco-íris, onde estão expostas as sete cores e suas nuances.

Vermelho, branco, preto, amarelo, verde, roxo, cinzento, azul, todas têm sua significativa beleza. Mas a cor mais importante mesmo, é aquela que simboliza a vida. A cor vermelha, a cor do sangue, a cor que o acupunturista recomendou que eu usasse...

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE

leia também