N isso eu tenho inveja das mulheres. Elas não têm barba para fazer. Fazer barba é um verdadeiro suplício, tão doloroso como o de Sísifo, que...

Meu suplício de Sísifo

Nisso eu tenho inveja das mulheres. Elas não têm barba para fazer. Fazer barba é um verdadeiro suplício, tão doloroso como o de Sísifo, que, todos os dias, era obrigado a empurrar uma grande pedra até o alto de um monte. Mas, por que você não deixa a barba crescer, cronista, indagará o leitor? Acontece que gosto da cara lisa. Nem bigode, nem aquele cabelinho no queixo, tão ao gosto de certos executivos.
Mas, voltando ao suplício, mesmo depois de tão avançado em experiência, ainda não me acostumei com essa obrigação diária de raspar os pelos do meu rosto, ainda bem que com uma gilete, porquanto de navalha corro léguas.
E por que danado a gente não nasceu como as mulheres, de cara lisa? Se o leitor for machista, que me perdoe, pois eu acho que não é o cabelo no rosto que masculiniza o homem. E sabe de uma coisa? Já ouvi dizer que passar sangue de rato na pele do rosto inibe o crescimento dos pelos. Até hoje não tive coragem de fazer essa experiência... Mesmo que eu deixasse os cabelos do rosto crescerem, minha mulher seria a primeira a protestar. Nem bigode ela admite. Portanto, viva a cara lisa!
Mas as mulheres, também têm o seu suplício de Sísifo: A tal das “regras”. Não diariamente, é verdade, mas todo mês. É mais um sacrifício que Deus lhe impôs a serviço da maternidade. Deus quis que ela fosse divina.
Fazer a barba, todos os dias, repito, é o nosso sacrifício de Sísifo. Porém, digo que, escanhoando o rosto, surge um bom momento para uma reflexão. Mais ainda: abre-se uma oportunidade para você olhar-se no espelho. Feita a barba, que tal sorrir para a sua imagem refletida? Isto faz bem à saúde. Fazer a barba, todos os dias, pelo menos tem isto de bom.
E saber que, antigamente, os homens, gostavam de barba grande, um sinal de machismo. Ah, os preconceitos bestas. A masculinidade está no caráter, minha gente.

Minha primeira esposa gostava de me ver com bigode. Ainda bem que o larguei de uma vez, e ela me perdoou a cara limpa, graças à gilete.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE

leia também