E is aí duas palavras que rimam quanto à grafia, mas se opõem, inteiramente, quanto ao sentido. O homem é um animal que reflete e também se ...

Reflexões e distrações

Eis aí duas palavras que rimam quanto à grafia, mas se opõem, inteiramente, quanto ao sentido. O homem é um animal que reflete e também se distrai. Tanto a distração como a reflexão lhes são necessárias. Dizia Platão que a filosofia nasceu do espanto, da admiração. E daí surge a reflexão, que nada mais é do que voltar-se para si mesmo, sair do exterior para o interior. E quem quer refletir tem de buscar o silêncio. No barulho está a distração. Ninguém retratou melhor a atitude reflexiva do que Rodin com a sua famosa escultura “O Pensador”. De olhos fechados, a mão apoiada no queixo, o pensador não olha para ninguém. Olha para dentro de si mesmo.
Essa significativa obra de arte está nos jardins do pátio do Museu Rodin, em Paris. Estive perto dela, contemplei-a longamente e lamentei a indiferença de muitos turistas, que passavam por ela, indiferentes. Dir-se-ia que estavam na distração, isto é, voltados para fora. Aliás, muita gente faz turismo para se distrair, para se divertir e esquecem o aspecto cultural.
Reputo a obra de Rodin muito mais significativa do que a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, que já não agüenta mais aquela multidão diária de turistas para vê-la. O Pensador nos convida a pensar, mais do que a se distrair.
O homem moderno se distrai muito mais do que reflete. Vive mais pra fora do que pra dentro. Nisto, puxou aos animais. Vocês já viram um gato ou um cachorro refletindo? A reflexão, portanto, é do homem. Quando quiseres orar, convidou Jesus, tranca-te num quarto, e, em silêncio, faz tua prece. O quarto é a consciência.
Mas, refletir incomoda. O silêncio incomoda. Daí a procura da distração, da zoada, de tudo aquilo que leva ao esquecimento, à irresponsabilidade. Muitas vezes, o trabalho excessivo, o barulho são formas de distração, de fugir ou esquecer a si mesmo.

A verdade é que não vi nenhum turista parar e contemplar, em silêncio, “O Pensador”, de Rodin, lá em Paris. Isto me pareceu muito sintomático nesta época em que vivemos...

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE

leia também