A vida é uma corrida e as tentações são verdadeiros testes. Sem a tentação, como avaliar uma virtude? Disse Thiago que só há tentação devid...

As tentações são testes

A vida é uma corrida e as tentações são verdadeiros testes. Sem a tentação, como avaliar uma virtude? Disse Thiago que só há tentação devido à concupiscência que há em nós.

O mundo está cheio de provas e tentações: tentação do sexo, do dinheiro, do poder, dos vícios, da ambição. O homem forte é aquele que vence as tentações.

Mas, como se livrar das tentações? Qual o remédio, qual a atitude a adotar? Que disse Jesus sobre as tentações? Ora, ora, é só atentar para a oração do Pai Nosso, onde se pede a Deus para nos livrar das tentações e que estejamos sempre vigilantes.

Cuidado com a tentação da inveja, da raiva, da vaidade, do orgulho. Repitamos a fórmula: “orai e vigiai para não entrardes em tentação”.

Quem está sempre em estado de oração está vacinado contra a tentação.

Disse Emmanuel, o iluminado guia de Chico Xavier, que, sem a tentação, como provar a nossa virtude?

E não esquecer as tentações dos vícios. As tentações do álcool, das drogas, do fumo, da preguiça, da maledicência, da fofoca. E o que é maledicência? É viver falando mal dos outros, seja no cochicho ou não.

Uma senhora disse, certa vez, que se não falarmos mal dos outros, que graça tem uma conversa? Eis aí um grave e lamentável vício.

Repitamos o Pai Nosso: “Livrai-nos, Senhor, do mal”. Oração e Vigilância, eis a fórmula, eis a receita.

Quando formos dormir, não há melhor momento para uma reflexão, uma reflexão sobre o que fizemos durante o dia. Mas, há quem, mal deita na cama, vai logo roncando. Não faz uma reflexão. Age como o gato, o cachorro. E reflexão é coisa muito importante. A reflexão é o contrário da distração.

Jesus nunca falou mal de ninguém. Quando os discípulos foram lhe avisar que João Batista havia sido brutalmente degolado, ele calou-se e se afastou, em total silêncio.

E não esqueçamos dos vícios: a inveja, o orgulho, a ociosidade, a ambição, o egoísmo, o pessimismo. Lembremos, mais uma vez, de Emmanuel, o iluminado guia espiritual de Chico Xavier: “Tentação é teste”.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE

leia também