Ao ler o livro "Médico de homens e de almas", da autora Taylor Caldwell (1900–1985), percebi as bênçãos em torno dos caminhos pe...

Os desígnios de Deus para São Lucas

ambiente de leitura carlos romero cronica veronica farias sao lucas evangelho medico homens almas taylor caldwell
Ao ler o livro "Médico de homens e de almas", da autora Taylor Caldwell (1900–1985), percebi as bênçãos em torno dos caminhos percorridos por Lucas, desde a infância. Caldwell levou 46 anos para escrever o livro. Ela afirma seu ímpeto contínuo em aprimorar e pesquisar sobre a vida de São Lucas, tendo ela e o marido lido mais de mil livros e viajado várias vezes à Terra Santa. O título original da obra é "Dear and Glorious Physician" e foi publicado em 1958. A autora, aos doze anos de idade, encontrou um livro de uma freira que viveu em Antioquia na época de Lucas e,
ambiente de leitura carlos romero cronica veronica farias sao lucas evangelho medico homens almas taylor caldwell
em sua obra, ela relata detalhes da infância dele. A narrativa é dividida em três partes.

A primeira destaca a convivência com Rúbria, a paixão de sua vida. Rúbria era uma menina meiga, doce, mas que padecia da "doença branca" (leucemia ). A sua tenra fé em Deus, e como chamavam os gregos: O Deus desconhecido. A partir da morte precoce de Rúbria, ele se revolta contra Deus em uma ira infinita. Sempre se perguntava porque motivo Deus levaria um anjo de meiguice e beleza e sem motivos para morrer tão cedo.

A segunda parte é dedicada ao aluno de Medicina que vai estudar em Alexandria e todos os ensinamentos que ele obtêm com suas novas experiências. Mas, ainda, sempre muito revoltado com Deus. Quando curava uma doença em forma de milagre, ela atribuía o sucesso da cura, a um erro de diagnóstico. O inconsciente dele sempre agindo em negação a existência de Deus.

A terceira parte o narra o encontro de Lucas com Deus, através dos testemunhos que encontrou em todas as suas viagens a trabalho.

Há momentos tocantes entre curas e milagres. Destacaria o comovente sonho em que a mãe de Lucas, Íris, tem a revelação de que seu filho se torna apóstolo e lhe escreve uma carta dizendo:

“Amado filho, em sonho me foi revelado que já não pertences a tua família e que a Deus deves seguir. Lembra-te porém, com amor, de nós, pois sempre estarás em nossos corações”

O momento mais comovente do livro é o encontro de Lucas com Maria Santíssima. Momento em que Ela relata toda a sua vida a partir da aparição do Anjo Gabriel, até a morte de Jesus na Cruz.

Lucas foi o único evangelista que não era judeu. Ele também não conheceu Jesus e todo o conteúdo do seu Evangelho foi relatado por testemunhos de Pedro, Thiago e de Maria Santíssima. Ele dizia que Roma não precisava dele por ser muito bem servida de hospitais e médicos. Toda a carreira dele foi dedicada a cuidar dos pobres desvalidos, escravos e necessitados. É um livro muito bem escrito de leitura leve e de muita emoção. Parafraseando a autora, Taylor Caldwell afirmo que a busca de Deus e revelação final é a única significação na vida dos homens. Sem essa busca a vida do homem se torna inútil, seja qual for seu grau de poder ou nascimento.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. Parabéns👏👏👏 Verônica Farias..lindo texo!! faz -nos refletir!
    Paulo Roberto Rocha

    ResponderExcluir

leia também