"Com uma biblioteca se é livre, você não está confinado por climas políticos temporários. É a mais democrática das instituições porq...

A importância de uma biblioteca

livros conhecimento leitura epc paraiba
"Com uma biblioteca se é livre, você não está confinado por climas políticos temporários. É a mais democrática das instituições porque ninguém, ninguém mesmo, pode dizer-lhe o que ler, quando e como”.
Gosto muito desse pensamento da escritora britânica Doris Lessing, prêmio Nobel de Literatura em 2007, sobre a importância da biblioteca na difusão dos conhecimentos contidos nos livros. É o espaço público em que ganhamos novas experiências e reformulamos ideias já existentes. Nela aprendemos e reaprendemos.

Etimologicamente a palavra biblioteca significa “armário de livros”, onde encontramos os saberes da humanidade. É, então, um instrumento de democratização da leitura, socialização do conhecimento. O que se revela um exercício de cidadania. O silêncio e o espaço rodeado de livros, é, sem dúvidas,
livros conhecimento leitura epc paraiba
Shunya Koide
o melhor local para que, concentrados, tenhamos a sabedoria ao nosso alcance, em todas as suas manifestações.

A EPC – Empresa Paraibana de Comunicação, consciente de que as bibliotecas são disseminadoras da informação e dos saberes, decidiu instalar as duas formas de oferecer o acesso às publicações da editora de A União: o ambiente físico que se localizará no Espaço Cultural, e o virtual, proporcionando, assim, oportunidades de leitura, estudos e pesquisas, sobre os mais variados temas tratados, de forma escrita, pelo mundo cultural paraibano. A EPC se ajusta às mudanças que a sociedade experimenta. Há a perfeita compreensão de que, assim, estará contribuindo para preservar a nossa memória cultural e estimular a educação permanente dos paraibanos e dos que, além fronteiras, terão acesso à sua produção editorial.

A biblioteca, em sendo uma instituição milenar, ao longo do tempo, passa por transformações na sua forma de se apresentar como instrumento de desenvolvimento do conhecimento. O computador, as telecomunicações e a internet, propiciaram novos contornos ao mundo da informação, surgindo, então, as bibliotecas virtuais. Não há como ignorar a função primordial de uma biblioteca, qual seja a de servir à sociedade oferecendo informação, cultura e lazer. Todavia, se faz necessário que sejam revistos seus conceitos e aperfeiçoados seus serviços, atuando de maneira eficiente e consciente do seu papel, na conformidade do avançar do tempo. O objetivo é construir bibliotecas vivas, seja na sua instalação física, ou em plataformas digitais. E que, efetivamente, se consolidem como palcos centrais para construção do conhecimento.

livros conhecimento leitura epc paraiba
D. Gill
A EPC enfrenta esse desafio da contemporaneidade, oferecendo esses espaços de diálogo e de exercício da cidadania, acolhendo, articulando e possibilitando o acesso público às manifestações culturais de nosso povo. Trata-se, portanto, de política pública determinada pelo Governo do Estado, voltada para o livro e para a leitura.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE

leia também