O leitor já ouviu falar nesse tal questionário Proust? Não tem problema se não. Ele é um conjunto de perguntas de autoconhecimento torn...

O questionário Proust

O leitor já ouviu falar nesse tal questionário Proust? Não tem problema se não. Ele é um conjunto de perguntas de autoconhecimento tornado comum em fins do século XIX e era algo assim como os diários, cultivados por moços e moças, principalmente por estas, sempre sonhadoras. O célebre escritor francês Marcel Proust (1871-1922) respondeu-o quando tinha 18 anos,
J. Blanche, 1892 ▪ M. d'Orsay
mas suas respostas, então dadas a uma amiga, só se tornaram conhecidas do público em 1924. De lá para cá, aqui e acolá ele reaparece, como se fosse o cerne de uma entrevista padrão. Nos anos 1970, o nosso Antonio Carlos Villaça respondeu as questões e publicou no seu O Livro de Antonio (Livraria José Olympio Editora S.A., Rio de Janeiro, 1974). Relendo a obra por estes dias natalinos, veio-me a ideia de responder as perguntas, compartilhando-as com o leitor, como uma forma de provocá-lo a também refletir sobre as mesmas. A seguir exporei as vinte e oito indagações, com as respectivas respostas que dei, seguindo o modelo adotado por Villaça, o qual pode coincidir ou não com outros que venham a ser eventualmente encontrados.




Eis aí, leitor, as perguntas e as respostas. Algumas mais densas, outras mais rasas. Permita-me sugerir aplicar a si mesmo o questionário de Proust. Se não for útil para mais nada, servirá ao menos para uma pequena meditação, uma mínima pausa nestes dias tão frementes de mudança de ano.

Feliz 2024 para você e obrigado por suas leituras, curtidas e comentários em 2023. Obrigado também a Germano, Davi e todos do Ambiente de Leitura Carlos Romero.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. Caríssimo Gil,
    Obrigado pelo carinho e parabéns por essa fonte incessante de criatividade em seus textos e crônicas, com o resgate e o foco em assuntos tão especiais, cultos e significativos.
    Um grande 2024, com muita saúde e repleto de inspirações.
    Davi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Endosso em tudo as palavras de Davi, estimado cronista, com os mesmos votos. Um grande abraço!

      Excluir
  2. Anônimo1/1/24 16:05

    Eu é que agradeço a vocês. Grande abraço.

    ResponderExcluir

leia também