Depois de percorrer as apertadas ruas de Olinda, de muitas imagens guardadas de leituras e visitas em redor do Mosteiro de ...

Cerco a Dom Hélder

dom helder camara recife olinda
Depois de percorrer as apertadas ruas de Olinda, de muitas imagens guardadas de leituras e visitas em redor do Mosteiro de São Bento, meu genro me convidou para um passeio pelo Recife antigo, pelo que resta da Veneza Brasileira de outros tempos.

Nos anos de 1970, perdido nas ruas movimentadas, percorri os antigos cenários cantados pelos poetas, recolhendo na memória a paisagem captada pela visão. Todos apressados e de passagem, mas sempre seguindo os passos de Augusto dos Anjos pela Ponte Buarque de Macedo, passeando com Manoel Bandeira pelas Ruas da Concórdia e da Aurora, observando as águas do Capibaribe de João Cabral. Tudo muito poético enchia os olhos do jovem alimentado pelas paisagens de Serraria.

dom helder camara recife olinda
Rua da Aurora (Recife-PE) Unicap/UFPE
Entre os dois rios – Beberibe e Capibaribe –, escutamos a macia voz do pastor se misturando às metáforas da paisagem do Recife antigo para acariciar nossa dor. As paisagens carregadas da magia que os poetas revelam.

Cruzamos ruas e passamos em frente de antigas igrejas, como as do Recife e de Olinda, povoadas de templos religiosos erguidos no período colonial, quase todas agora com pouca movimentação. Chegamos aos redores da modesta Igreja das Fronteiras, espaço sagrado de dimensões místicas inumeráveis. Lugar que nos aproxima do líder religioso Dom Hélder Câmara, onde suas raízes crescem aguadas pelas lembranças de sua atuação na disseminação do Evangelho e em favor dos pobres.

dom helder camara recife olinda
Estátua de Dom Hélder (Igreja das Fronteiras - Olinda-PE) Junancy B Wanderley Jr
Contornando as ruas do entorno da Igreja das Fronteiras, paramos na lateral desse histórico templo religioso para observar os registros das homenagens a Dom Hélder. Dedicando muitos anos às causas sociais, à pregação da paz e a viver os ensinamentos recolhidos da sua vivência na Igreja, em vida recebeu homenagens do povo pernambucano, representando todo o Nordeste.

Perseguido pelos militares, que montaram cerco à igreja e à sua pequena acomodação aos fundos da sacristia, na tentativa de isolamento do líder religioso, não conseguiram silenciar nosso pastor. As imagens de tanques diante da igreja, para impedir sua saída às ruas, silenciaram a minha mente.

dom helder camara recife olinda
Memorial Dom Hélder (Recife-PE) Ministério da Cultura
Em período repressivo, quando as liberdades de expressão e as manifestações em favor dos excluídos e marginalizados eram combatidas, ele foi personagem religioso de grande vulto, admirado por uns e odiado pelos donos do poder.

À tarde, cheguei perto de Dom Hélder para dele recolher lições. Recordo que em 1979 observava, a certa distância, sua presença na apresentação da “Cantata pra Alagamar”, no ano de 1979, São Francisco. Depois, participei de missa na Igreja das Fronteiras e, na companhia de meu cunhado, seu conhecido, fomos estar com ele nas suas acomodações, sala ornada com esmero, composta de mesa e cadeiras estilo colonial. Como repórter, captei impressões sobre a medalha internacional concedida a Dom Marcelo Carvalheira, em Guarabira, em reconhecimento à sua luta em defesa da vida.

dom helder camara recife olinda
Dom Marcelo Carvalheira e Dom Hélder Arquidiocese de Olinda/Recife
Seguidor de Dom Hélder, sempre admirando a sua postura de pastor da ternura e da liberdade, busquei na biografia dele lições que os livros completaram.

Contemplando a silenciosa igreja pintada da cor da paz, na manhã do domingo Dia das Mães, como num hino salomônico, a voz mansa de Dom Hélder chegava aos meus ouvidos. Era um grito abraâmico que se juntava ao clamor dos camponeses e dos ribeirinhos.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE

leia também