Os dois vocábulos estão interrelacionados, mas apresentam significados diferentes: Beneficência: “ato, prática ou virtude de faze...

Beneficência e caridade

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Os dois vocábulos estão interrelacionados, mas apresentam significados diferentes:

Beneficência: “ato, prática ou virtude de fazer o bem, de beneficiar o próximo; bem-fazer, filantropia; Ação que encerra grande e agradável generosidade das almas belas"; […]1 "Sentimento que faz a criatura olhar as outras como olha a si mesma, despindo-se, jubilosa, para cobrir o seu irmão!" […] Já ensinava Adolfo, Bispo de Argel, em mensagem espírita transmitida em Bordeaux, no ano de 1861. 2 Caridade: “virtude teologal que conduz ao amor a Deus e ao nosso semelhante.”3 A caridade resume todas as virtudes que conduzirá os povos à felicidade.4

A beneficência se expressa na forma de caridade material para com os irmãos e irmãs que não possuem um teto para abrigá-los , nem vestimentas ou alimentos para
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Michael Ali
aplicar-lhes a fome. Usualmente abrange o socorro material, reduzindo ou eliminando a pobreza.

A caridade, contudo, extrapola os feitos da beneficência, por amparar material e moralmente o necessitado de auxílio, procedendo de acordo com o Evangelho, como orienta a Irmã Rosária (Paris, 1860): “Amemo-nos uns aos outros e façamos aos outros o que gostaríamos que eles nos fizessem. Toda a religião , toda a moral se acham encerradas nestes dois preceitos. […].”5

Com a prática cotidiana da caridade, o indivíduo aprende a combater o egoísmo, desenvolve o sentimento de compaixão pelo sofrimento do próximo, aprendendo a se colocar, empaticamente, no lugar do outro.

Com a caridade material, é possível diminuir ou eliminar a pobreza que se alastra pelo mundo, porque, do supérfluo da mesa ou do vestuário de inúmeras pessoas, muitos pobres se alimentariam e se vestiriam, e não mais veríamos os desabrigados, adultos e crianças, nas ruas das cidades suplicando o auxílio de uma esmola.5

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Alejandra Ezquerro
A caridade moral ensina-nos a ver o como irmão, pois somos filhos do mesmo Pai, que é Deus. Desaparece, desta forma, quaisquer manifestações de preconceito , esta terrível enfermidade da alma. O amor ao próximo contribui para a construção de um mundo melhor, mais pacífico e solidário, integrado e inclusivo. A caridade, esclarece um Espírito Protetor (Lyon, 1860):

[…] se faz de muitas maneiras. Podeis fazê-la por pensamentos, por palavras e por ações. Por pensamentos, orando pelos pobres abandonados, que morreram sem se acharem sequer em condições de ver a luz. Uma prece feita de coração os alivia. Por palavras, dando aos vossos companheiros de todos os dias alguns bons conselhos, dizendo aos que o desespero, as privações azedaram o ânimo e levaram a blasfemar do nome do Altíssimo. […].6
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Levi Meir Clancy
Emmanuel, por sua vez, pondera a respeito do assunto:

Beneficência, por isso, assume o caráter de dever puro e simples.

Recomenda-nos a regra Áurea: “faze aos outros o que desejas te seja feito”.

A sentença quer dizer que todos precisamos de apoio à luz da compreensão de remédio que se acompanhe de enfermagem e de conselho em bases de simpatia.

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WPFlare
Em suma, todos necessitamos de caridade uns para com os outros, nesse ou naquele ângulo do caminho, mas é forçoso observar que se a beneficência nos traga a obrigação de ajudar, ensina-nos a justiça como se deve fazer.7

Como fechamento do assunto, inserimos em seguida o mais belo poema que conhecemos a respeito da caridade, seu significado e prática, escrito por Paulo de Tarso em um momento de significativa inspiração (Corintios, 1 a 13):

1. Ainda que eu falasse línguas, as dos homens e as dos anjos, se eu não tivesse a caridade, seria como um bronze que soa ou como um címbalo que tine. 2. Ainda que eu tivesse o dom da profecia, o conhecimento de todos os mistérios e de toda a ciência, ainda que tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tivesse a caridade, eu nada seria. 3. Ainda que eu distribuísse todos os meus bens aos famintos, ainda que entregasse o meu corpo às chamas, se não tivesse a caridade, isso nada me adiantaria. 4. A caridade é paciente, a caridade é prestativa, não é invejosa, não se ostenta, não se incha de orgulho. 5. Nada faz de inconveniente, não procura o seu próprio interesse, não se irrita, não guarda rancor. 6. Não se alegra com a injustiça, mas se regozija com a verdade. 7. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 8. A caridade jamais passará. Quanto às profecias, desaparecerão. Quanto às línguas, cessarão. Quanto à ciência, também desaparecerá. 9. Pois o nosso conhecimento é limitado, e limitada é a nossa profecia. 10. Mas, quando vier a perfeição, o que é limitado desaparecerá. 11. Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Depois que me tornei homem, fiz desaparecer o que era próprio da criança. 12. Agora vemos em espelho e de maneira confusa, mas, depois, veremos face a face. Agora o meu conhecimento é limitado, mas, depois, conhecerei como sou conhecido. 13. Agora, portanto, permanecem fé, esperança, caridade, estas três coisas. A maior delas, porém, é a caridade.


REFERÊNCIAS 1. HOUAISS, Antônio e VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. 1. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009. Verbete: beneficência.
2.KARDEC, Allan. O evangelho segundo o espiritismo. Trad. Evandro Noleto Bezerra. 2. ed. 14. imp. Brasília: FEB, 2023. Cap. XIII, It. 11.
3. HOUAISS, Antônio e VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. 1. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009. Verbete: caridade.
4. O evangelho segundo o espiritismo. Trad. Evandro Noleto Bezerra. 2. ed. 14. imp. Brasília: FEB, 2023. Cap. XIII, It. 11.
5. O evangelho segundo o espiritismo. Trad. Evandro Noleto Bezerra. 2. ed. 14. imp. Brasília: FEB, 2023. Cap. XIII, It. 9.
6. O evangelho segundo o espiritismo. Trad. Evandro Noleto Bezerra. 2. ed. 14. imp. Brasília: FEB, 2023. Cap. XIII, It. 10.
7. XAVIER, Francisco Cândido. Livro da esperança. Pelo Espírito Emmanuel. 1. ed. 1 imp. Brasília: FEB; Uberaba: CEC, 2023. Cap. 30.


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