Há quem pense que filosofia é coisa para grandes salões, debates intermináveis sobre a existência ou livros poeirentos escritos por h...

A grande lição

Há quem pense que filosofia é coisa para grandes salões, debates intermináveis sobre a existência ou livros poeirentos escritos por homens de barbas impressionantes. Mas eu acho que a melhor filosofia cabe numa xícara de café, de preferência, acompanhada de um biscoito.

Balthasar Denner
Foi o que descobri uma tarde, quando meu vizinho, o senhor Geraldo, me convidou para um café em sua varanda. Enquanto eu me perdia em divagações sobre o sentido da vida, ele simplesmente colocou o açúcar, mexeu devagar e disse:

⏤ O segredo é não deixar o amargo dominar, mas também não adoçar demais. Tudo no equilíbrio.

Naquele momento, percebi que a verdadeira sabedoria não está em complicar o simples, mas em apreciar o trivial com novos olhos. Os estoicos pregavam o autocontrole, os epicuristas defendiam o prazer moderado, e o senhor Geraldo? Ele só queria seu café na medida certa.

E talvez essa seja a grande lição: a qualidade de vida não está em grandes conquistas, mas nos pequenos rituais que nos lembram de respirar. Um bom café, uma conversa sem pressa, um biscoito que resista à primeira mergulhada.

John Frederick Peto ▪ National Gallery of Art, Washington, EUA
É curioso como, em uma era de hiperconexão, estamos cada vez mais isolados em nossas bolhas. Rolamos telas cheias de desgraças alheias, mas só nos comovemos quando a tragédia bate à nossa porta. Compartilhamos frases motivacionais, mas raramente estendemos a mão. Falamos de empatia como um conceito bonito, mas na prática, mal conseguimos ouvir sem interromper com um "ah, mas no meu caso...".

Talvez a verdadeira tragédia não seja a falta de solução para nossos dramas, mas a solidão de carregá-los em um mundo cheio de gente ocupada. Se retirarmos os olhos de nossos umbigos vamos encontrar um mundo efervecendo, cheio de vozes a espera de um ouvido amigo.

John Frederick Peto ▪ National Gallery of Art, Washington, EUA
No fim, a filosofia deveria ser como uma padaria de bairro: cheira bem, acolhe a todos e sempre tem algo quentinho saindo do forno. Porque pensar sobre a vida não precisa ser solene, basta um gole e um suspiro entre uma tarefa e outra.

E se um dia a existência parecer pesada demais, lembre-se: há sempre tempo para um café. E claro, para o biscoito.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE

leia também