1 Marie Curie

6 Inventores que Foram Mortos por Suas Próprias Invenções

1Marie Curie

Dona de um currículo invejável e uma das mais renomadas cientistas da história, Marie Curie foi a primeira pessoa a ganhar duas vezes o Prêmio Nobel: de Física, em 1903 (dividido com seu marido, Pierre Curie, e com o físico Henri Becquerel), pelas descobertas no campo da radioatividade; e de Química, em 1911, pela descoberta dos elementos químicos rádio e polônio. Morreu em 1934, de anemia aplástica, como consequência da exposição prolongada à radiação contida nos materiais de sua própria pesquisa.

Veja o Linha Direta com o acidente do Césio 137, em Goiânia: Partes 1 2 3 4



2William Bullock
Bullock inventou a máquina de impressão rotativa, muito utilizada ainda hoje. Certo dia, ao fazer a instalação de um novo equipamento para um jornal da cidade de Filadéfia, a sua perna ficou presa na correia e foi esmagada nas engrenagens da máquina. A sequela evoluiu para gangrena e ele morreu durante a amputação do membro, em 1867.

O que é a gangrena?

VEJA TAMBÉM


3Franz Reichelt
Devido a sua profissão e à sua obstinação, Franz Reichelt era conhecido como o Alfaiate Voador. Morreu em 1912, ao testar sua invenção mirabolante, o casaco pára-quedas, pulando da Torre Eiffel (Paris). Era sua primeira tentativa com o inocente e louco invento.

Veja o vídeo da queda de Reichelt no Youtube.



4Horace Lawson Hunley
Horace Hunley faleceu em 1863, quando tinha 40 anos. Ele era engenheiro naval e inventor do primeiro submarino de combate, conhecido como o Submarino Hunley. Durante um exercício de rotina do submarino, Hunley assumiu o comando e, por não conseguir fazer a nave emergir, afogou-se com os outros sete membros da tripulação.

Veja o túmulo de Hunley, no FindaGrave.



5Jean-François Pilâtre de Rozier
Rozier foi pioneiro no balonismo e também a primeira vítima fatal de um acidente aéreo. Ele morreu em 15 de junho de 1785, quando o seu balão caiu durante uma tentativa de atravessar o Canal da Mancha.

Sabia que o Campeonato Mundial de Balonismo de 2014 será disputado pela primeira vez no Brasil? Veja mais informações.



6Max Valier
Valier, um dos primeiros a trabalhar na construção de foguetes, inventou o motor de ignição de combustível líquido. Em 17 de maio de 1930, durante um teste em laboratório, um dos motores que ele havia desenvolvido explodiu, lançando um pedaço de metal diretamente em sua artéria pulmonar. A morte foi instantânea.

Veja a reportagem do Jornal Nacional com o acidente do ônibus espacial Challenger, em 1986.


ESCLARECIMENTO

Muita gente pensa que o inventor da guilhotina foi decapitado por sua própria invenção. Mas é engano.

Segundo a Wikipedia, o médico francês Joseph-Ignace Guillotin (1738-1814) apenas sugeriu o uso do aparelho na aplicação da pena de morte, por considerar que o método de execução era "mais humano" do que o enforcamento ou a decapitação com um machado.

O equipamento já existia, mas por causa dessa simples sugestão, acabou recebendo o nome do médico. Tal fato, posteriormente, causou grande vergonha a seus parentes, que solicitaram ao governo francês para renomear o objeto. Quando o pedido foi recusado, eles mudaram o nome da família.

Por coincidência, um outro médico chamado Guillotin foi realmente executado com o aparelho - ele era JMV Guillotin. Isso pode ter contribuído para as declarações errôneas sobre o "inventor" ter sido condenado à morte na máquina que leva seu nome.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
leia também